BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA - Um Tratamento Eficaz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
Advertisements

Aula Análise de sobrevida Objetivo Estimar a sobrevida de um grupo populacional desde um determinado tempo T até a ocorrência de algum DESFECHO.
GECAPE 24/06/2014 PRISCILA SCHENKEL Dr. Carlos Jorge da Silva Dr. Carlos Toyama Dr. Henrique Zuppani Irmandade da Santa Casa de São Paulo Serviço de Radiologia.
Instituto Federal do Maranhão Campus Buriticupu Embriologia Câncer de Próstata Discentes: Amália Beims, Denise Rodrigues, Deuvanir Sousa, Fabiana Soares,
Paulo Guimarães | Fevereiro/2016. Caso Clínico: O papel das terapêuticas endócrinas mais recentes Paulo Guimarães | Fevereiro/2016.
MARCOS TOBIAS MACHADO SETOR DE URO-ONCOLOGIA Há indicação de tratamento primário radical em pacientes com suspeita de acometimento linfonodal?
Radioterapia de resgate: Há papel para terapia hormonal associada ou como monoterapia? Dra. Stella Sala Soares Lima Hosp. Luxemburgo – Hosp. Felício Rocho.
Aumento do PSA durante a TRT : como interpretar! Adriano Fregonesi Livre Docente Cirurgia UNICAMP.
Vigilância Ativa no Câncer de Próstata Seleção de Pacientes, Exames de Controle e Indicação do Tratamento Radical Ari Adamy Serviço de Urologia Santa Casa.
XVIII WORKSHOP ONCOLOGIA URINÁRIA
NOME COMPLETO DO ALUNO ENVOLVIDO E ORIENTADOR ( do aluno).
Caso Clínico Hugo Antunes.
Ana Cristina Cleto Serviço de Radioterapia – CHUC
TUMORES DE CÉLULAS GERMINATIVAS DO TESTÍCULO E QUIMIOTERAPIA
XVIII Workshop Urologia Oncológica
Tumor nãoinvasivodaBexiga o quefazer?
Epidemiologia Analítica
PANCITOPÉNIA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DE NEOPLASIA DA MAMA Nadine Monteiro, Daniel Romeira, Eduarda Comenda, Ana Sofia Santos, Filipa Moleiro, Helena.
Introdução e Objetivos
RECONSTRUÇÃO TRIDIMENSIONAL DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DO ULTRASSOM INTRA-CORONÁRIO E DA ANGIOGRAFIA CONVENCIONAL – FASE PILOTO DE VALIDAÇÃO.
Introdução de inovação
Tumor Estromal Gastrointestinal do Retroperitoneu - GIST ou EGIST?
História Natural da Doença
Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata
Caso Clínico - Carcinoma da Próstata
Medidas de Dispersão para uma amostra
AVALIAÇÃO DA DOR EM PACIENTES COM FERIDAS ONCOLÓGICA
Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo – Brasil)
CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRA
CENTRO DE ATENDIMENTO E APOIO INTEGRADO LPCS
CÂNCER DE PRÓSTATA LOCALMENTE AVANÇADO – CASOS CLÍNICOS
Virgínia Mareco Interna de Radioterapia CHLN, EPE
CASO CLÍNICO- CARCINOMA DA URETRA
MONITORIZAR A TESTOSTERONA NO CARCINOMA DA PRÓSTATA, É IMPORTANTE?
A incidência de neoplasias de novo em 1816 transplantados renais e o potencial papel do sirolimus na redução da mortalidade F. Branco, V. Cavadas, M.
Serviço de Urologia - Rui Amorim Director: Dr. Luís Ferraz
Caso Clínico Carcinoma de Células Renais Metastizado
Carcinoma das Glândulas de Skene A Neoplasia da “Próstata Feminina”
Galego P. ; Ferronha F. ; Campos Pinheiro L. ; Barros F
Sandra Alves (1), Elisabete Nave-Leal (2), Mário Martins Oliveira (1),
Cirurgia Citorredutora Renal: Casuística de uma experiência recente
3° Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer
e de Transplantação Renal
1 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Epidemiologia Analítica
DISFUNÇÃO ERÉCTIL APÓS BRAQUITERAPIA PROSTÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
I CURSO DE TUMORES DA BEXIGA 26 Novembro 2016
20ª REUNIÃO ADL I- O doente com Linfoma de Hodgkin: diagnóstico e avaliação da extensão da doença. II- Tratamento clássico : quimioterapia e/ou radioterapia.
FATORES PROGNÓSTICOS E PREDITIVOS DO CÂNCER DE MAMA:
Avaliação nutricional e apresentação de dados de pacientes do ITACI
Luna Moreira Marangon, et al.
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Pesquisa Clínica “Tratamento cirúrgico das fraturas da coluna toracolombar - comparação da cirurgia aberta convencional com a cirurgia percutânea minimamente.
Pesquisa Clínica: Aspectos atuais e planejamento 2019 Clinical Research Valéria Romero, MD, PhD.
História Natural da Doença
ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA: FALTA DE CONHECIMENTO?
SUELEN PEIXOTO MARINHO DE DEUS
Integrantes: Elias Melo Nívea Juscelino Polyane Pereira
Disciplina de Bioestatística
Temas Integrados em Biomedicina II Provas de Funções Hepáticas.
Análise Social de Projectos de Investimento
CÂNCER DE PRÓSTATA Prof. Dr. Eduardo Lopes
Teste de estabilidade de produto farmacêutico
MANOMETRIA E TERAPÊUTICA NA INSUFICIÊNCIA MITRAL
Coordenação: Paulo R. Margotto
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
Coordenação: Paulo R. Margotto
Transcrição da apresentação:

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA - Um Tratamento Eficaz Galego P.*; Calais F.*; Ferronha F.*; Barros F.*; Pinheiro L. C.*; Forte P.*; Gameiro. C*; Melo P.*;Vilas Boas V.*; Pardal H.*; Meirinha A.*; Menezes N.*; Ugidos J.*; Macedo S.*; Santos V.* Serviço de Urologia, CHL - Zona Central, Hospital de São José Director do Serviço: Dr. Vaz Santos BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA - Um Tratamento Eficaz

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Introdução: - No Serviço de Urologia, ainda no antigo Hospital do Desterro, actualmente Hospital de São José, iniciou-se em Setembro de 2003 uma terapêutica alternativa para o adenocarcinoma da próstata localizado: A braquiterapia em tempo real, já com vários trabalhos publicados e follow-up suficientes para iniciar a sua avaliação no nosso país. Objectivos: - Efectuar braquiterapia em tempo real em homens que recusem cirurgia radical, com risco cirúrgico ou com qualquer contra-indicação relativa ou absoluta para cirurgia radical e/ou radioterapia, para verificar a sua eficácia clínica e os seus efeitos secundários.

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Objectivos: Como parâmetros de inclusão estabelecemos que: -> limite superior do PSA seria de aproximadamente 15 ng/ml; -> Gleason < 7 - caso 7, será necessária biópsia das vesículas seminais negativa; -> volume prostático seria aproximadamente < 60 g; -> fluxo urinário que teria de ser >10 ml/segundo para um volume mínimo de 150 ml; -> caso o volume prostático e/ou valor inicial do PSA fossem superiores ao pré estabelecido, os doentes fariam 3 meses de hormonoterapia para posterior terapêutica. - Os índices de dosimetria prostática pós-implante recomendados são D90, V100, V150, os quais deverão ser obtidos como um requerimento minímo. - Aplicar curvas de sobrevivência de Kaplan-Meier e teste de Iogrank, cruzando as recidivas bioquímicas com os valores de PSA inicial e com os valores de Gleason, permitindo avaliar a sua significância estatística.

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Resultados: - Efectuámos braquiterapia em tempo real em 348 homens; - Idade média de 67,4 anos - idade máxima de 75 anos e mínima de 46 anos; - Follow-Up médio de 59,98 meses (5 anos) - máximo de 97,73 meses e minimo de 3 meses. - Volume prostático médio de 43,9 g - máximo de 85 g e mínimo de 14 g; - PSA médio aquando da confirmação do diagnóstico de 6.8 ng/ml - máximo de 15.5 ng/ml e mínimo de 2.10 ng/ml; - As rectites verificadas foram de curta duração e de Grau I/II. - Índices de Dosimetria prostática pós-implante: V100 -> Média de 93.7 com máximo de 98.98 e mínino de 81.08; D90 –> Média de 177.68 com máximo de 225 e mínino de 140. - 7 óbitos - 1 deles directamente relacionado com evolução da recidiva do CaP, restantes 6 por outras causas não associadas ao CaP.

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Gleason Resultados:

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Efeitos Secundários Resultados:

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Taxa de Recidivas Resultados:

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Follow-Up  PSA Resultados:

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Resultados: Cruvas de Kaplan_meier e Teste de Iogrank Taxa sobrevivência sem recidiva bioquímica meses

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Resultados: Cruvas de Kaplan_meier e Teste de Iogrank Taxa sobrevivência sem recidiva bioquímica PSA Inicial ≥ 10 (1) e < 10 (0) P < 0.830 meses

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Resultados: Cruvas de Kaplan_meier e Teste de Iogrank Taxa sobrevivência sem recidiva bioquímica Gleason 7 (7) e < 7 (6) P < 0.180 meses

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Resultados: Taxa Pat. Oncológica pós-Braqui

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA – Um Tratamento Eficaz Conclusão: - Braquiterapia em monoterapia, é uma técnica segura, sem efeitos secundários significativos, sendo quase todos resolvidos medicamente, excepto em 2.3% onde foram necessárias terapêuticas invasivas. - As recidivas são mínimas (3.7%), de difícil terapêutica e tanto o PSA inicial como o valor de Gleason, não mostraram interferir com valores estatisticamente significativos na taxa de recidivas. - Braquiterapia é hoje uma escolha eficaz na terapêutica do adenocarcinoma da próstata mas poderá promover o desenvolvimento de outras patologias oncológicas a nível do tracto urinário, nomeadamente na bexiga.

BRAQUITERAPIA em MONOTERAPIA - Um Tratamento Eficaz Obrigado pela atenção Pedro Galego