INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 03/14/12 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Bruno de Castro Honorato Silva Apresentação da Disciplina 1
DICAS DE COMO APROVEITAR O CURSO OBJETIVO EMENTA E CARGA HORÁRIA 03/14/12 SUMÁRIO INTRODUÇÃO PERFIL PROFISSIONAL DICAS DE COMO APROVEITAR O CURSO OBJETIVO EMENTA E CARGA HORÁRIA METODOLOGIA E TÉCNICAS DE ENSINO RECURSOS DIDÁTICOS MÉTODO DE AVALIAÇÃO BIBLIOGRAFIA 2
03/14/12 INTRODUÇÃO A Ciência da Computação tem como objeto de estudo os métodos e as técnicas destinadas a modelar, analisar e resolver problemas a partir da utilização de recursos computacionais. A atividade do cientista da Computação consiste na concepção, desenvolvimento e/ou aplicação desses métodos e técnicas. 3
03/14/12 INTRODUÇÃO Os cursos da área de Ciência da Computação e Informática são: Cursos que têm como predominantemente a computação como atividade fim; Cursos que têm como predominantemente a computação como atividade meio; Cursos de Licenciatura em Computação; E Cursos de Tecnologia (cursos sequenciais). 4
PERFIL DO PROFISSIONAL DE T.I 03/14/12 PERFIL DO PROFISSIONAL DE T.I Quais qualidades acerca de conhecimento técnico científico e habilidades esperasse de um cientista da Computação? 5
PERFIL DO PROFISSIONAL DE T.I 03/14/12 PERFIL DO PROFISSIONAL DE T.I Como habilidades pessoais pode-se citar: Pensamento sistêmico; Capacidade de resolução de problemas; Capacidade de inovar; Pensamento crítico; Análise de risco; Disciplina pessoal; Persistência; Curiosidade; Capacidade de autoaprendizado; Abertura às mudanças. 6
PERFIL DO PROFISSIONAL DE T.I 03/14/12 PERFIL DO PROFISSIONAL DE T.I Como habilidades interpessoais, pode-se citar: Trabalho colaborativo; Capacidade de comunicação e capacidade para resolução conjunta de problemas. Capacidade de compreensão das implicações/repercussões do seu trabalho no mundo e na sociedade. 7
PERFIL DO PROFISSIONAL DE T.I 03/14/12 PERFIL DO PROFISSIONAL DE T.I E como conhecimentos técnico científicos, pode-se citar: Capacidade de abstração, representação e organização da informação; Conhecimento e domínio do processo de projeto de sistemas computacionais complexos para solucionar problemas de diversas áreas de conhecimento; Capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução de setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas de aplicação da computação; 8
DICAS PARA APROVEITAMENTO DO CURSO 03/14/12 DICAS PARA APROVEITAMENTO DO CURSO É importante ressaltar dicas para aproveitar o curso como e as oportunidades: O sucesso acadêmico, e consequetemente profissional, do aluno é determinado basicamente por ele; Ler e aprender sozinho, pois o conhecimento também deve ser buscado através de leituras em livros, artigos e revistas especializadas; Buscar por experiência em estágios e projetos de pesquisa; 9
DICAS PARA APROVEITAMENTO DO CURSO 03/14/12 DICAS PARA APROVEITAMENTO DO CURSO Procurar construir 'networks'(redes de contatos) com colegas e professores; Estudar inglês; Após concluir o curso, manter-se 'empregável' buscando por extensões acadêmicas(especialização, mestrado, doutorado) e atento as inovações e tendências de tecnologia de informação; Cadastrar o currículo em sites de recrutamento nacionais e internacionais. 10
03/14/12 OBJETIVO O objetivo geral desta disciplina é que o aluno, ao final do semestre, seja capaz de conhecer os Fundamentos da Computação, conceitos básicos de tecnologias utilizadas em áreas como redes, sistemas operacionais e compreender a profissão na qual está ingressando. 11
03/14/12 EMENTA E CARGA HORÁRIA Ter uma visão geral do curso de Ciência da Computação; Conhecer os Fundamentos da Computação, a história da computação, a estrutura básica do computador, os tipos de softwares e o uso das redes; Entender a internet e sua influência no mundo moderno e as alterações nos negócios derivadas da implantação da internet no mundo; Ter noções de Segurança de Dados; Conhecer os principais conceitos do Software Livre. 12
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE ENSINO 03/14/12 METODOLOGIA E TÉCNICAS DE ENSINO Aulas expositivas. Atividades individuais. 13
RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco; Datashow; 03/14/12 RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco; Datashow; Infraestrutura de Hardware e de Software. 14
03/14/12 MÉTODO DE AVALIAÇÃO Avaliação será por meio de provas (avaliações parciais) e trabalho; A média geral será dada pela média aritmética das avaliações parciais; É válido lembrar que a presença também conta como avaliação e o aluno precisa estar presente em 75% das aulas. 15
03/14/12 BIBLIOGRAFIA VELLOSO, F. C. Informática: conceitos básicos. 8 ed. Campus, 2011. ISBN: 9788535243970. FEDELI, R.D.; POLLONI, E.G.; PERES, F.E. Introdução a ciência da computação. 2 Ed. Cengage, 2009. ISBN:9788522108459. MURDOCCA, Miles J.; HEURING, Vincent P.. Introdução à arquitetura de computadores. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 512 p. ISBN 8535206841. HENNESSY, J.L.; PATTERSON, D.A. Arquitetura de Computadores: uma abordagem Quantitativa. 4 ed. Elsevier, 2008. WEBER, R. F. Fundamentos de arquitetura de computadores - Série UFRGS.3 ed. SAGRA LUZZATTO, 2008. ISBN:9788577803101. GUIMARÃES, A.M.; LAGES, N.A.C. Introdução a ciência da computação. LTC, 1984. ISBN: 852160372x. MONTEIRO, Mário A. Introdução à organização de computadores. 5. Ed. Rio de Janeiro; São Paulo: LTC, 2007. 696 p. ISBN 9788521615439. STALLINGS, William. Arquitetura e organização de computadores: projeto para o desempenho. 5.ed. São Paulo: Pearson Prenice Halll. 16
Introdução ao histórico da ciência da computação; 03/14/12 PRÓXIMA AULA Introdução teórica aos conceitos de Informática e Ciência da Computação; Introdução ao histórico da ciência da computação; 17
03/14/12 FIM! 18