Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
Advertisements

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Ministério da Saúde – MS Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Adequação do processo de trabalho.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO BARREIRAS ENFRENTADAS NO ACESSO AO TRATAMENTO DO CÂNCER 27/09/2016 BARREIRAS ENFRENTADAS NO ACESSO AO TRATAMENTO.
Política Nacional de Atenção Básica Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011.
FRENTES DE TRABALHO COLETIVO SUL – Ação direta dos consultores
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
A Atenção Básica no RN.
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR DE 0 A 6 ANOS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
A Política Nacional de Atenção Básica
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Economia e Gestão da Saúde
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
A EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE COM O ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO
Comissão Integração Ensino e Serviço do RN (CIES/RN)
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
Linhas de cuidados: uma breve introdução. Linhas de cuidados: uma breve introdução.
As Condicionalidades da Saúde no Programa Bolsa Família
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
PROGRAMA DE TELEDIAGNÓSTICO EM DERMATOLOGIA PARA O ESTADO DA BAHIA:
Acolhimento Pedagógico 2019
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
Transcrição da apresentação:

Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica Acolhimento Pedagógico Dezembro de 2009

Alguns dos Componentes do Projeto Mobilização dos sujeitos (trabalhadores, gestores e usuários) para a qualificação do cuidado na Atenção Básica e implantação de Linhas de Cuidado na rede SUS Desenvolvimento e Fortalecimento da Gestão Municipal Desenvolvimento de Rede Regionalizada de Educação Permanente

Mas o que são Linhas de Cuidado? Modos de praticar, organizar e gerir o processo de trabalho e os serviços de saúde Para quê? garantir o cuidado integral do usuário, de modo responsável, coordenado e de acordo com suas necessidades Onde? ao longo de todo o itinerário que esse usuário faz nos serviços de saúde Como? avançando na construção de Diretrizes de Qualificação e Ampliação Clínica e de Organização dos Serviços e do Processo de Trabalho na AB da Bahia

Em resumo… É acabar com o “ping pong” do usuário no SUS É o trabalhador, o gestor e o usuário se responsabilizando pela saúde de cada indivíduo e da coletividade Responsabilidade compartilhada ao longo do caminhar de cada sujeito pela rede de saúde – referência na Atenção Básica Entender que para cuidar da saúde de alguém há necessidade de muitos outros cuidados

Estratégias do Projeto Criação dos Núcleos Microrregionais para Implantação das Linhas de Cuidado e Educação Permanente para a Atenção Básica Apoio do Estado de Apoio Institucional à implantação das linhas de Cuidado e ações de Educação Permanente; Formação de multiplicadores para microrregião; Oferta de processos de formação articulados e conforme as necessidades de cada microrregião/ município (Cursos, Capacitações, Aperfeiçoamento, etc.) Oferta de Linhas-Guia para todo o Estado (Ex.: Linha Guia de Saúde Materno-Infantil, Linha Guia Saúde da Criança)

Mas o que é esse Núcleo? São 30 núcleos distribuídos em todas as microrregiões do Estado, com apoio financeiro, pedagógico e institucional da SESAB Disponibilização de Recurso para manutenção do Núcleo, além de bolsas para cerca de 300 trabalhadores. Definição de Coordenador para cada Núcleo Aprovação, pactuação e acompanhamento de Plano de Ação do Núcleo nos Colegiados de Gestão Microrregional (instância formada pelos Secretários Municipais de Saúde e representantes do Estado); Os núcleos deverão promover/apoiar ações de educação permanente e de qualificação do cuidado em saúde no município pólo e em toda a microrregião;

Como é composto o Núcleo de (inserir o nome do município) Inserir o nome do coordenador e dos profissionais das equipes de saúde da família e da gestão que compõem o núcleo.

(Rede Regionalizada de Educação Permanente) Núcleo como dispositivo de articulação de ações de Educação Permanente para a Microrregião (Rede Regionalizada de Educação Permanente) Formação para Equipe do NASF Aperfeiçoamento em Saúde da Família (ENSP/EESP) Formação para ACS (EFTS) Formação em Vigilância (SUVISA) Acolhimento Pedagógico (DIRES/SMS) NÚCLEO MICRORREGIONAL AIDPI, Auto-Cuidado DM, Amamenta Brasil, (DGC) Residências (DAB/EESP/MS) Formação para Conselheiros de Saúde (Mobiliza-SUS DGETES) Qualificação Saúde da Família (MS/DAB) Estágio de Vivência (EESP/DAB) Formação de Técnico em Enfermagem (EFTS) Formação de Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal (EFTS – DAB) Especialização em Saúde da Família (DAB/FESF/MS/ Universidades)

Acolhimento Pedagógico Tem por objetivo acolher os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família, permitindo refletir sobre o processo de trabalho e as ações de cuidado na Atenção Básica e articular Momentos de Aprendizagem e Formação como dispositivo para estruturação da Educação Permanente no Município; Pode ser construído em várias modelagens através da articulação de módulos ao longo do tempo em momentos de “Concentração” (momentos presenciais) e “Reflexão in loco sobre a Práxis” (Momentos de dispersão); Deve estar articulado com as ações de Gestão e de Transformação das Práticas de Cuidado e dos Serviços formando uma agenda sinérgica entre educação, gestão e mudança do cuidado Deve articular uma rede solidária de municípios, envolver os núcleos microrregionais e progressivamente ampliar a autonomia da gestão local e micro-regional

Obrigado!! Inserir contatos do Núcleo (telefone e e-mail)