Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
ESTUDOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANAUS.
Descarte de Medicamentos Responsabilidade compartilhada.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
Construindo o Legado da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos a partir da Copa 2014 MMA/SRHU/DAU Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Núcleo.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
QUEM SOMOS  Através do Projeto Coworking Ambiental, criamos o projeto Negócio Consciente, formado por uma equipe de profissionais autônomos composta.
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA, RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS,CRIAÇÃO DE COOPERATIVA NO MUNICÍPIO DE ITAÍBA - AGRESTE - PE SILVANIA MARIA DE MELO CABRAL.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU no Brasil
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Centro de Indústrias de Cachoeirinha
Cynthia Alves Félix de Sousa
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Prof. Paulo Modesto Filho
EXPLOSÃO DE SONS NA NATUREZA E NA RECICLAGEM
Centro Educacional Usinas ou estação de reciclagens: Como funciona? São auto-sustentáveis? Gera renda? Grupo: Hilary nº 7 Maria E. Borges nº20 Maria.
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Kit de ferramentas de Advocacy
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS - LEI 12305/2010
Programa municipal de coleta Seletiva
Elaboração de Projetos
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
em Educação em Direitos Humanos
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
Plano curricular de turma
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Realizar Formação Continuada
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
cooperação urbana internacional
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Carta de Compromisso com os Princípios para a Proteção das Águas da
é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos empresas e população
Transcrição da apresentação:

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Lei 12.305/10 A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui novo marco regulatório para a gestão dos resíduos no país. A Lei representa um avanço e ao mesmo tempo um desafio para toda sociedade brasileira, pois ela necessita da participação de todos os segmentos sociais.

O QUE A LEI PREVÊ? A prevenção e a redução de resíduos; A prática de hábitos de consumo sustentável; O aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos; Destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

INSTITUI A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA DOS RESÍDUOS: Dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.

O artigo 7° trata dos objetivos O artigo 7° trata dos objetivos. I - proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; II - não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;

III - estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços; IV - adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais.

Art. 9º institui Não geração Redução Reutilização Reciclagem Tratamento Destinação Final

O Manejo inadequado do resíduos sólidos podem causar impactos negativos como: *Degradação e contaminação do solo, *Poluição da água, *Proliferação de vetores (Aedes aegypti)

CRIA METAS IMPORTANTES PARA: *Eliminação dos lixões *Instituir instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; *Impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Coleta Seletiva Solidária Decreto nº 5 Coleta Seletiva Solidária Decreto nº 5.940/06 É a coleta dos resíduos recicláveis descartados, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Cooperativa de catadores de materiais recicláveis

Para que o Gerenciamento do Resíduos Sólidos se efetivem na Escola é preciso, Planejar Planejar:

Definição do projeto: Este projeto, pretende tornar a escola um espaço educador sustentável, onde as pessoas estabeleçam relações de cuidado uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. O Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola, proporciona que ela se torne um Espaço Educador Sustentável.

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola: Justificativa (Porque fazer?) Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola: Responsabilidade de todos nós Onde? Para quem? Objetivo (O quê) Metodologia (Como) Recursos (Com quais meios) Cronograma (Quando) Avaliação (O que mudou?)

Elaborar um projeto: 1º passo: Diagnóstico 2º passo: Justificativa 3º passo: Objetivos 4º passo: Metodologia 5º passo: Cronograma de ações 6º: Avaliação

Diagnóstico: Esta ferramenta consiste na coleta de dados para identificar os problemas ambientais locais, e buscar soluções para os problemas apresentados.

Justificativa E uma parte muito importante em um projeto Justificativa E uma parte muito importante em um projeto. Ela deve responder: Porque executar o projeto? Qual a importância desse projeto? Quais os benefícios que serão alcançados pela comunidade.

Objetivo Geral O que se quer alcançar a pouco e longo prazo Objetivo Específico Resultados esperados até o final do projeto. Seus efeitos são diretos das atividades ou ações do projeto

Metodologia É necessário que ela seja: 1 Metodologia É necessário que ela seja: 1. Colaborativa, envolvendo equipes cujos membros conjugam esforços na consecução de um fim comum. 2. Integrativa, envolvendo as organizações existentes na escola, como o Grêmio Estudantil, APMF e Conselho Escolar.

Também é importante que o projeto explicite: a Também é importante que o projeto explicite: a. Como ele vai contribuir para modificar os hábitos de sustentabilidade e as formas de colaboração na escola. b. Como será redimensionado o tempo e o espaço da escola, para que possam ser desenvolvidas integralmente no ambiente escolar regular.

c. Como deve ser organizada a Coleta seletiva na Escola. d c. Como deve ser organizada a Coleta seletiva na Escola? d. Quais são as responsabilidades e como será repartido o trabalho entre os participantes? e. Capacitação na escola abrangendo todos os setores, cozinha, limpeza, administrativo, professores e estudantes.

Caminho da Coleta: Geração e destino dos resíduos Cantina/cozinha Administrativo/ Sala de aula Alunos/Professores/Equipe Pedagógica Diretores Lixeiras Lixeiras (Corredores, Sala de Aula, Banheiro) Retirada dos resíduos (3/Dia) Área de armazenamento Caminhão da Coleta de Reciclável

Cronograma das atividades São as ações previstas para a realização do projeto, devendo ser claramente descritas e relacionadas aos objetivos específicos. Devem ser numeradas em ordem cronológica de execução.

Avaliação Deve ser ao longo do projeto e depois de finalizado; 1 Avaliação Deve ser ao longo do projeto e depois de finalizado; 1. Qual era a situação antes do projeto? 2. Como está a situação durante o projeto? 3. Qual é a situação depois do projeto?

A Lei Estadual nº 17.505/13, trata das responsabilidades do Estado em relação à Educação Ambiental Sendo assim é imprescindível que os alunos acompanhem e participem de todo o processo. É necessário, portanto, encontrar maneiras para envolvê-los como, por exemplo, incluí-los na fabricação de lixeiras e cartazes ou participando de concursos e feiras numa aprendizagem lúdica e significativa.

Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola como um Espaço Educador Sustentável A Educação Ambiental pode ser realmente transformadora ao trazer novas maneiras de conviver com o mundo em sua totalidade, respeitando as diversas formas de vida, cultivando novos valores e criando uma cultura de paz!

Referências: BRASIL. Lei Federal 12. 305 de 03 de agosto de 2010 Referências: BRASIL. Lei Federal 12.305 de 03 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece diretrizes e normas para o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos sólidos dá outras providências. Brasília, 2010. SEMA-PR. Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos nas Escolas Paranaenses. Brasil.Decreto nº 5.940 de 25 de outubro de 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis e sua destinação as associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis Paraná. Lei 17505 - 11 de Janeiro de 2013. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema de Educação Ambiental.

Carla Coccia Ironice da Fonseca Norma Salomão Castilho Equipe de Educação Ambiental Núcleo Regional da Educação de Apucarana email: carlaacoccia@gmail.com ironiceciencias@gmail.com nsciencias@gmail.com Blog: biocienciasnre.wordpress.com Maio/2017