Crescimento Económico e Redução da Pobreza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumentos Económicos e Financeiros
Advertisements

Campanha Serviço Público de Qualidade
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
Assessoria Econômica da FEDERASUL
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
PORQUE PRECISAMOS DE UMA NOVA POLÍTICA ECONÓMICA Universidade de Verão Castelo de Vide, 25 de Agosto de 2009 António Borges.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
Inovar para sustentar o crescimento
Emprego e Criação de Empregos em Moçambique L OUISE F OX B ANCO M UNDIAL S EMINÁRIO SOBRE C RESCIMENTO, T RANSFORMAÇÃO E C RIAÇÃO DE E MPREGOS 9-11 DE.
Dilemas da institucionalização de políticas sociais em 20 anos de Constituição Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato Universidade Federal Fluminense
Balanço da Atuação do Governo
Albert Park, Professor de Economia, Universidade de Oxford.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Governança e Desenvolvimento
RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Ciclos Econômicos e Tecnologia (Carlota Perez - Technological.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
GLOBALIZAÇÃO.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
PREPARAR PORTUGAL PARA UM NOVO CICLO DE FUNDOS ESTRUTURAIS 2007–2013 Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento.
Perspectivação Económico-Ética da Educação
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
Crescimento Económico em Moçambique
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Macroeconomia do Crescimento Inclusivo Johannes Mueller, Chefe da Missão do FMI Fevereiro de 2011.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Algumas observações teóricas e conjunturais Denise Lobato Gentil – Instituto de.
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Macroeconomia Ecológica
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Índice Parte I. Programa de Competitividade Global
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
NME – Novos Modelos de Empresas
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Agricultura e Desenvolvimento Rural Destaques do 1 o Dia Seminário de Alto Nível para Tomadores de Decisão: Desenvolvimento económico através da Transformação.
Promoção do Desenvolvimento Rural para o Crescimento Inclusivo
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Capítulo 7 Recursos Renováveis Privados: Agricultura.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Constatações da Realidade em Moçambique 1ª Constatação da Realidade Lago ORGUT Consulting em Cooperação com COWI e Chr. Michelsen Institute.
Transcrição da apresentação:

Crescimento Económico e Redução da Pobreza Steven Radelet Centro para Desenvolvimento Global Fevereiro 28, 2007

Visão Geral Porque razão o crescimento económico é importante Factores-Chave do crescimento Ligação entre globalização, crescimento e redução da pobreza Princípios-Chave para fazedores de políticas O papel das análises económicas

Pobreza Global, 1820-2000

Crescimento e Redução da Pobreza Crescimento do rendimento médio vs crescimento do rendimento médio dos pobres

Factores-Chave do crescimento Volume de Investimento Mas, provavelmente, o mais importante é a produtividade (qualidade)do investimento: Garantindo que cada dólar de investimento tenha um maior impacto no rendimento, na redução da pobreza e no crescimento sustentável do emprego Reduzindo custos de produção desnecessários Transferindo trabalhadores ao longo do tempo para actividades competitivas de alta produtividade

Quatro pilares para uma estratégia de crescimento sustentável Estabilidade Política e Macroeconómica Investimento em Capacidade: Educação e Saúde Boa Governação e Instituições Fortes Alicerces Fortes para o Crescimento do Sector Privado Agricultura Indústria e serviços de mão-de-obra intensiva

Abertura e Crescimento

Nota: Durante este período em Moçambique, exportações de produtos manufacturados/ PIB = 1.4%

Crescimento dos Salários (em percentagem) e Integração Global, 1980s e 1990s Fonte: Freeman, Osstendorp, and Rama (2001), citado pelo Banco Mundial

Mudança Estrutural: A contribuição da Agricultura no PIB reduz à medida que o PIB cresce

Mudança Estrutural: Transferência de emprego da Agricultura para a Indústria Competitiva

Princípios Chave Equilibrar mercados e estados Mercados falham; Governos falham Menos dependente da ideologia do que sobre o reconhecimento prático das limitações de cada, e a capacidade de gerar resultados Principal constrangimento: funcionários do sector público habilitados Intervenção desnecessária do governo cria oportunidades para corrupção Atenção às consequências colaterais Melhor reduzir custos de produção do que tentar cobri-los Não se pode fazer tudo: deve-se estabelecer prioridades

Análise económica Comparação dos custos e benefícios Comparação de políticas Análise de custos de produção para sectores específicos, incluindo o custo do red tape e regulamentação desnecessária => Melhores políticas Identificação de consequências colaterais