TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Advertisements

A Dissertação.
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
REDAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL. I-DEVEMOS SABER QUE 1-O QUE É UMA DISSERTAÇÃO ? Dissertar é argumentar, é defender um ponto de vista a partir do tema proposto.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins O Texto Dissertativo- argumentativo para o ENEM.
Quer tirar nota 1000 na redação do Enem? Entenda os 5 critérios de avaliação usados pela banca Aula de Redação: Critérios do ENEM
O ESTUDO DE TEXTOS TEÓRICOS TECNOLOGIA EM A.D.S. Mirna Ribeiro L. da Silva (professora) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO.
REDAÇÃO DISSERTATIVA- ARGUMENTATIVA ENEM X UFRGS.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver uma tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes.
“Antes de escrever, portanto, aprendei a pensar”. Nicolas Boileau “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”.
TEXTO ARGUMENTATIVO.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Educação Híbrida na Escola.
Texto Dissertativo Argumentativo
Produção textual - Enem
Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Leitura e Documentação
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Redação técnico-científica
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
AULA 4 DE REDAÇÃO.
Como apresentar um trabalho
Atender aos requisitos do texto
Estrutura do Projeto de Pesquisa
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
Observações importantes
Organização Programática 2º Ciclo
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Resumo PARTE 1.
ENEM REVISÃO.
Formulação do problema quantitativo
CARTA ARGUMENTATIVA É o tipo de carta que tem por finalidade persuadir o interlocutor e, para alcançar esse objetivo, precisa de argumentos convincentes.
Escrevendo uma redação
Gêneros de Divulgação científica:
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Trabalhos científicos
Trabalho de Conclusão de Curso I
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Tipos textuais x Gênero textual
METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Dissertar.
Tipos textuais x Gênero textual
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
O ATO DE ESTUDAR HÜHNE, Leda Miranda
Redação Enem.
REDAÇÃO – AULA 1 Enem 2017.
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Texto argumentativo: artigo de opinião
E. M. Dr. Leandro Franceschini
ARTIGO DE OPINIÃO.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Como proceder? Encontro 1
TEXTOS MOTIVADORES 2ª Dissertação/ENEM. Texto I Você é violento de nascença ou foi doutrinado nas redes sociais? Gritou com os garis e a doméstica empregada.
{ ARGUMENTAÇÃO A opinião (tornada) pública AS SEQUENCIAS E OS GENEROS TEXTUAIS ARGUMENTATIVOS Modulo 6 – Capítulo 16 Ministrado pelo Professor J. Bosco.
AULA SHOW DE REDAÇÃO Profa. Dra. Keyle Monteiro – (98) AMANHÃ, DIA 4/5, SÁBADO NA AÇÃO SOCIAL EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PELA PASSAGEM DOS 15 ANOS.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de nossas posições. *Dissertar é tratar com desenvolvimento um assunto. *É discorrer sobre um ponto de vista, opinando ou persuadindo.

DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: Procuramos justificativas: para a elevação dos preços, a redução da maioridade penal; para o aumento da violência; para o desemprego. Estamos preocupados com: os descasos com a violência urbana; os refugiados da Síria; o Zika, a dengue, a AIDS; a natureza: a poluição, os desmatamentos, o aquecimento global, etc.

Defendemos nossos pontos de vista em relação: à nossa liberdade; ao futebol; à música; ao aborto; às minorias; às injustiças sociais; ao avanço da tecnologia; à genética.

Em suma, dissertação implica em discussão de ideias, argumentação, raciocínio, organização de pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. Significa refletir sobre o mundo que nos cerca. O TEXTO DISSERTATIVO é aquele que expressa uma TESE (um ponto de vista) sobre determinado ASSUNTO, apoiada em dados, fatos (exemplos), fundamentações; enfim, em ARGUMENTOS (informações que comprovem sua tese).

O quadro esquemático associa a estrutura composicional (em verde) às competências exigidas como critério (roxo)

Matriz de referência para redação: específica que será avaliado o texto dissertativo-argumentativo em cinco competências. 1) Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa; 2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 3) Capacidade de selecionar e organizar as informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 4) Demonstrar capacidade e conhecimento da língua para argumentar no texto; 5) Elaborar uma proposta de solução para os problemas abordados, observando os direitos humanos, valores e diversidade.

ESTRUTURA Um texto dissertativo precisa ter uma estrutura bem organizada. Nesse sentido, os maiores problemas de um texto dissertativo são: Expor as ideias desordenadas no papel; falta de uma linha de raciocínio (coerência); não relacionar uma ideia com outra (coesão); não provar absolutamente nada.

O texto dissertativo-argumentativo organiza-se em três partes: 1 – Introdução: apresentação da ideia principal ou tese. 2 – Desenvolvimento: apresentação de argumentos que sustentam a ideia principal. 3 – Conclusão: apresentação de um resumo da ideia principal ou de uma intervenção social para a resolução do problema.

Introdução INTRODUÇÃO – normalmente apresenta-se a ideia central a ser discutida, de modo que o leitor saiba de que o texto vai tratar. Corresponde, geralmente, a um parágrafo.

Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO – Parte encarregada pelo desdobramento da ideia central. Corresponde à exposição dos argumentos que comprovam o ponto de vista contido na introdução. Pode haver mais de um parágrafo, dependendo da quantidade de linhas disponíveis.

Conclusão CONCLUSÃO: É o acabamento da redação, parte que “amarra” o texto. Não deve ser iniciada abruptamente, como também não pode ser acabada de súbito.

Observações: 1 – A linguagem tende à impessoalidade, por isso os verbos e os pronomes são empregados na 3ª pessoa do singular. 2 – A variedade linguística predominante é a padrão da língua. 3 – Os verbos são empregados predominantemente no presente do indicativo

A linguagem neste tipo de texto é denotativa, isto é, preocupada com a informação. Deve ser uma linguagem impessoal e objetiva, com emprego da forma culta e formal da língua (padrão).

Tipos de argumentos Argumento com base em citação – Fundamenta-se mediante a citação de uma frase ou pensamento de uma autoridade ou especialista no assunto. Promove credibilidade ao texto; Enriquece o texto com informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área foco; Fornece exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de sua pesquisa.

Citação direta Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que “por esse termo designamos apenas aqueles processos que, realizando as relações do homem com o mundo, satisfazem uma necessidade especial correspondente a ele”. Citação indireta Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que pelo termo mencionado é possível designar apenas aqueles processos relativos às relações do homem com o mundo, e que satisfazem uma necessidade humana específica.

Argumento com base em evidências: São aqueles fatos que comprovam a tese e confirmam crédito ao texto (dados, estatísticas, pesquisas, informações comprovadamente científicas, ou seja, de fontes sérias). Argumento com base no raciocínio lógico: Estabelece uma relação de causa e consequência, para que não se prejudiquem a sequência ordenada dos parágrafos nem o sentido geral do texto.

A IMPORTÂNCIA DOS EXEMPLOS Os exemplos dão vida ao texto. Esclarecem o raciocínio. Iluminam a compreensão. Intensificam o processo de persuasão, expondo as ideias de modo concreto. Não só ilustram o texto, mas levam o leitor a sentir, a pensar, a viver. Professora Cíntia Aparecida

Bibliografia CAMPOS, Maria Inês. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. Volume único SALVADOR, Arlete. Como escrever para o Enem.