Dimensões Euclidianas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pêndulo FEP 113 – Aula 1.
Advertisements

Dimensões Euclidianas
Dimensoes euclidianas
FEP 113 – Aula 2 Caracterização de Sólidos Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
Teoria de Filas – Aula 4 Aula de Hoje Variáveis aleatórias contínuas Valor esperado de uma variável aleatória Aula Passada Variáveis aleatórias discretas.
FENOMENOS DE TRANSPORTE Luciana Barreiros de Lima Aula 6.
ESTATÍSTICA
Mini Curso Palestrante: Marcio Varela Contato:
Física Experimental Ótica
Conceitos Básicos Prof.: Nivaldo T. Schiefler Jr. / Edson H. Watanabe
Professores: Cristiano Cassoli Lucilene Sebastião
Medições – parte I: Precisão.
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Notação Científica e Algarismos Significativos
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Medidas de Dispersão para uma amostra
Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Estatística Básica Medidas de Dispersão
INFLUÊNCIA DO DESIGN DO PUNÇÃO NA ESTAMPABILIDADE
Resultados e Discussão
I WORKSHOP DO INSTITUTO DE PESQUISA EM BIOENERGIA – IPBEN BOTUCATU
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Colégio Maria Imaculada Disciplina de Matemática
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
Física Experimental I Prof. Marcus Raele
A física é uma ciência experimental
Aula 1 Introdução ao curso Introdução a teoria de erros
Aula 2 Propagação de erros
Instrumentação Eletrônica
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DO PROCESSO
MEDIÇÃO DE GRANDEZAS Para medir uma grandeza precisamos de:
A.L. 1.0│Medição em Química.
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
90 cm (largura) e 110cm (comprimento)
Organização de um Relatório
Yazigi Solis, M. ¹; Agapito, F. F. ¹; Diwan, D. ¹; Gouveia, A. G. C
Dimensões Fractais FEP 113 – Aula 3a Marcello M. Amaral.
Caracterização de Sólidos
Relatório de resultados do processo quantitativo
GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Análise estatística do movimento de elevadores
MEDIÇÃO EM QUÍMICA. MEDIÇÃO EM QUÍMICA INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO Efetuar uma medição é realizar uma comparação do valor de uma grandeza com outro predefinido,
9. Testes de Hipóteses Paramétricos
Dimensões Euclidianas
Representação gráfica dos dados estatísticos
Aula 2 - Estatística Descritiva Prof. Roosevelt A da Silva
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Agosto / 2018 Erros e tratamento de dados experimentais 1 Quanti I Profa. Dra Michelle Liberato.
A.L. 1.0│Medição em Química.
NO TÍTULO DO TRABALHO RECOMENDA-SE A UTILIZAÇÃO DE FONTE TAMANHO 60
Dimensões Euclidianas
Ordem de Grandeza Exemplo:
AULA 6 RLN – Abr
Erro de Medição O erro de medição é definido como o resultado de uma medição menos o valor verdadeiro (convencional) do mensurando (objeto da medição -grandeza.
Algarismos e Medições.
A física é uma ciência experimental
Pêndulo FEP 113 – Aula 2.
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
Pêndulo FEP 113 – Aula 1.
Pêndulo FEP 113 – Aula 1.
LABORATÓRIO DE DEMOSTRAÇÕES
A física é uma ciência experimental
...semana que vem: laboratório!
A física é uma ciência experimental
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
NO TÍTULO DO TRABALHO RECOMENDA-SE A UTILIZAÇÃO DE FONTE TAMANHO 60
Transcrição da apresentação:

Dimensões Euclidianas FEP 113 – Exp. 2 A Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Relembrando Incerteza Instrumental Incerteza Estatística Não muda Tem raiz na dispersão dos dados de N medidas Incerteza Final

Relembrando

Incerteza final Como proceder??? Será cobrado em prova e relatórios Incerteza final Como proceder??? Descobrir qual a incerteza do instrumento (nesse primeiro momento será via de regra ½ da menor divisão) Para um conjunto de dados N>1: Calcular média Calcular desvio padrão Calcular Desvio padrão da média Somar as duas fontes de incerteza

Algarismos significativos Como proceder??? Será cobrado em prova e relatórios Algarismos significativos Como proceder??? Calcular a Média e a incerteza FINAL ambas com muitas casas decimais (0,55602668±0,00269988)mm Olhar para a Incerteza da esquerda para direita e achar o primeiro alg. diferente de zero. (primeiro alg. significativo) Pegar os Dois primeiros alg. significativos e analisar possíveis arredondamentos (0,55602668±0,00269988)mm Arredondar se necessário e “jogar fora” alg. de menor importância (Truncar) (0,55602668±0,0027)mm Acertar o número de casas e realizar arredondamentos na média (0,55602668±0,0027)mm Reescrever (0,5560±0,0026)mm

Quiz O que é o desvio padrão? Será cobrado em prova e relatórios Quiz O que é o desvio padrão? O desvio padrão depende do número de dados? O desvio padrão da média depende do número de dados? Aproximadamente quantos dados estão compreendidos em um desvio padrão para mais e menos a partir da média É uma medida da dispersão dos dados NÃO (Característico do experimento) SIM ~68%

Motivação: Determinar a densidade de sólidos com sua respectiva incerteza e tentar determinar o material que os compõem

Micrômetro FEP113 – Aula 2

Micrômetro Menor divisão: 0,01mm Incerteza: 0,005 mm 0,120 mm FEP113 – Aula 2

Introdução: A densidade de sólidos homogêneos é definida por: Onde d é a Densidade Volumétrica do objeto; m, sua massa e v seu volume. O material que compõe diversos materiais pode ser determinado a partir de sua densidade. O desvio padrão é importante na determinação do material?

Procedimento Experimental: Medições de um Sólido Grupos de 3 alunos; Identificar TODOS os equipamentos utilizados; Todos medem todos os formatos geométricos (bastão, disco e esfera) Medir a massa de todos os objetos utilizando uma balança digital; Cada aluno analisa um objeto.

Procedimento Experimental: Medições de um Sólido (cada aluno) Bastão (5 tamanhos dif., pelo menos): 5x o comprimento 1x o diâmetro Disco (5 tamanhos dif., pelo menos): 5x o diâmetro 4x espessura Esfera(5 tamanhos dif., pelo menos).: 1x a massa de todos os objetos

Pré-Síntese Sólido 1 Sólido 2 (...) h1(mm) d1(mm) m1(g) h2(mm) d2(mm) DADOS POR E-MAIL excell: (até seg); Sólido 1 Sólido 2 (...) h1(mm) d1(mm) m1(g) h2(mm) d2(mm) m2(g) Resumo Introdução: Objetivos; Descrição do experimento Procedimento experimental Material utilizado (ANOTEM OS NÚMEROS) Resultados: Tabela de dados COM INCERTEZAS; Tratamento estatístico Gráficos (um para cada sólido) m x (D; D2; D3) Conclusões parciais Bibliografia