História dos Jogos Digitais

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Transcrição da apresentação:

História dos Jogos Digitais Prof. Rafael Vieira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746647E2 THIS WORK IS LICENSED UNDER THE CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHAREALIKE 4.0 INTERNATIONAL LICENSE. TO VIEW A COPY OF THIS LICENSE, VISIT HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY-SA/4.0/ OR SEND A LETTER TO CREATIVE COMMONS, PO BOX 1866, MOUNTAIN VIEW, CA 94042, USA. CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA <RAFASTV@PROTONMAIL.COM>

Dependendo do país ou fonte, o primeiro jogo pode variar. Pré-história http://4ufreelancers.com/wp-content/uploads/2016/03/2d-game-designer.jpg William Higinbotham, 1958, Tennis for two (Utilizando um osciloscópio.) Clique para assistir. OXO foi criado em 1952, mas era para um EDSAC. Não era um computador pessoal. Dependendo do país ou fonte, o primeiro jogo pode variar. https://media.licdn.com/mpr/mpr/AAEAAQAAAAAAAATwAAAAJGQ5YjE0MGI2LTk3MzYtNGNmOC04YTIyLWRmNmRiMDNmZGI2YQ.jpg

Pré-história Existem vários jogos desenvolvidos para mainframes, http://4ufreelancers.com/wp-content/uploads/2016/03/2d-game-designer.jpg Mainframes são grandes computadores, E PDPs são “mini”-computadores com preço abaixo de 25k dólares! Estudandes do MIT, Graetz, Russell e Wiitanen desenvolvem Spacewar! Para DEC PDP-1 (Veja) Hamurabi é um jogo de estratégia textual desenvolvido por Doug Dyment para PDP-8 em 1968. Existem vários jogos desenvolvidos para mainframes, que jamais chegaram ao conhecimento público. https://media.licdn.com/mpr/mpr/AAEAAQAAAAAAAATwAAAAJGQ5YjE0MGI2LTk3MzYtNGNmOC04YTIyLWRmNmRiMDNmZGI2YQ.jpg

1º Geração Ralph Baer é o pai dos consoles domésticos, seus protótipos deram origem ao Magnavox Odyssey. (Veja) A ideia para o primeiro console foi rejeitada pelo seu chefe da época quando trabalhava na construção de televisores. Moral: Se o seu chefe não entende ou aceita suas ideias, saia da empresa dele e funde a sua!

Leia sobre o caso do Magnavox vs ATARI. 1º Geração Desde a primeira geração os consoles rodavam sobre um televisor comum, mas os gráficos Não alcançavam mais do que alguns pixels de resolução (Até 2 bits de cores). http://www.mundofreak.com.br/2014/02/07/conhece-todas-as-geracoes-de-videogames/ Magnavox Odyssey. Veja Não tinha CPU 64 bytes de memória 128 bytes de Vídeo Nintendo Color TV Game (CTG). Veja Telstar. Veja Leia sobre o caso do Magnavox vs ATARI.

2º Geração Introduz o conceito de cartucho e usam CPU. O jogo é gravado em uma memória ROM que é inserida no console. Os consoles já suportam até 16 cores! (4-bit) e 3 canais de audio! Fairchild Channel F. Veja Atari 2600. Veja Bally Astrocade. Veja Magnavox Odyssey². Veja Intellivision. Veja ATARI 2600 specs CPU: 1.19 MHz MOS Technology 6507 Resolução: 160 x 192 pixels RAM: 128 bytes ROM (cartuchos): 4 kb

Veja uma tabela de compras de consoles por geração. Essa geração é marcada pelo aparecimento de gamepads (controles pais dos atuais; botões e direcionais.) Gráficos de 8 bits (até 256 cores em teoria). SG-1000. Veja Famicom/NES. Veja Sega Mark III/Master System. Veja Atari 7800. Veja Famicom specs CPU: 8-bit 6502 NMOS (1.79MHz) RAM: 2KB (16Kb), 2KB Video RAM Cores: 52 Resolução: 256x240 pixels https://en.wikipedia.org/wiki/Third_generation_of_video_game_consoles Veja uma tabela de compras de consoles por geração.

4º Geração A quarta geração introduz o conceito de pseudo-3D, controles com mais botões, processadores de 16 bits (65.536 cores). Início do suporte a CDs. Som de qualidade maior (FM). PC Engine/TurboGrafx-16. Veja Mega Drive/Genesis. Veja Super Famicom/Super NES. Veja Neo Geo. Veja http://web.ics.purdue.edu/~dherring/cgt141/project1/comparison.html

5º Geração Sega Saturn Specs 3DO Interactive Multiplayer. Veja Gráficos 3D reais com mapeamento de texturas (uso de GPUs), luz, anti-alias, e degradée. Somente CDs (mais espaço que cartuchos), música com qualidade de CD 16-bit e 44.1 kHz, controles analógicos. Resolução entre 480i e 576i. 24 bits de cores (true color; até 16,777,216 de cores) 3DO Interactive Multiplayer. Veja Atari Jaguar. Veja Sega Saturn. Veja PlayStation. Veja Nintendo 64. Veja Sega Saturn Specs 32-Bit RISC CPU, 28 Mhz 2 MB main DRAM 32-bit GPU Resolução 704x480 Cores: 16,777,216(24-bit true color)

6º Geração 128-bit processamento e GPU, primeiros consoles conectados a rede, uso de DVDs, saida VGA. Consoles investem em acessórios. Dreamcast. Ver PlayStation 2. Ver GameCube. Ver Xbox. Ver Playstation 2 specs CPU 294 MHz GPU 147 MHz RAM 32 MB (4MB video) Som 5.1 Surround (48 canais) Resolução VGA

7º Geração Mantém 128 bits, mas aumenta os recursos dos consoles. Início de uso de paralelismo nos jogos. Dispositivos portáteis aumentam o número de vendas.

PS4, Xbox One, e WiiU são consoles desta geração. Além dos avanços gráficos, tentam capturar a atenção dos usuários com recursos novos de interação (RV e Telas sensíveis ao toque). Pouca Inovação. http://www.mundofreak.com.br/2014/01/13/os-novos-consoles-e-seus-legados-para-a-industria/ http://gameswallpaperhd.com/wp-content/uploads/2013/12/ps3-vs-ps4-specsplaystation-4--ps4--versus-xbox-720-p5bmdnmg.jpg PS4, Xbox One, e WiiU são consoles desta geração.

Tarefa para Casa 1. Assista o filme do Discovery Channel a História do Videogame, e escreva um resumo entre 10 e 20 linhas. https://www.youtube.com/watch?v=xIrs9js0uHo

Fim rafastv.responde@gmail.com http://www.businessroom.com/~/media/SBS%20Australia/Images/Article/article%20image%20small/IMG_3SEPT12_LIF.JPG http://daliafernandes.com/wp-content/uploads/2014/11/mafalda-duvidas2.png