Oficina de Proteção Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parcerias Essa etapa de conscientização dos agentes do setor, como parte das ações do Programa Turismo Sustentável & Infância, tem o apoio de 46 parceiros.
Advertisements

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
Aplicativo e Gestão Integrada a favor de nossas Cidades
CONSULTORIA EMPRESARIAL
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
O PLANO DE MARKETING.
Elementos chaves/ Aplicação:
  WORKSHOP TOMADA DE DECISÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS E GESTÃO - EVENTOS EXTREMOS E DESASTRES AMBIENTAIS 28 e 29 junho 2016 IEE- USP.
Serviço de Acolhimento Familiar como Política Pública
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Definição da Estratégia Organizacional
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
O PROCESSO DE MEDIÇÃO.
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
Análise e Observação Institucional
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
GRUPOS.
Oficina de Proteção Infantil
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Quem Somos... Somos uma Entidade não governamental, sem fins economicos, constituída em 15 de julho de 2007, com sede em Simões Filho – Ba. Teve a sua.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
MBA em Gestão de Projetos
PREVENÇÃO CONSTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15 SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Ergonomia - Mapa de Risco
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
NETWORKING NA GESTÃO DE CARREIRA
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Semana de iniciação científica da UFMG
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Segurança em Unidades de Processo
Transcrição da apresentação:

Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil O que aprendemos até agora? Não se pode prever exatamente onde, quando e como ocorre o abuso infantil. As organizações têm a responsabilidade de cuidar e proteger as crianças. Portanto, tem que criar procedimentos para reduzir a possibilidade de que aconteça o abuso infantil numa organização ou comunidade. A avaliação de riscos é uma ferramenta útil para identificar as melhores estratégias de prevenção frente ao maltrato e ao abuso sexual.

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil Objetivo: Ter uma percepção clara e objetiva dos riscos e preocupações de segurança de uma determinada organização; Método: Auto avaliação através de um formulário ; Valor agregado: Conscientização e criar um debate conjunto sobre os desafios acerca da proteção infantil; Grupo Meta: Todos os funcionários com a participação do grupo meta; Quando: Antes de elaborar a PPI, sempre quando ocorrem mudanças relevantes no contexto;

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil Passos da avaliação de riscos Analisar o contexto e entorno Identificar os riscos Analisar os riscos Implementar estratégias para minimizar e prevenir riscos Revisar a avaliação e redesenhar medidas preventivas

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil Níveis para a Avaliação de Riscos É importante identificar concretamente em cada contexto: Quais são os riscos de PI na organização? (estruturas, procedimentos, etc.) Quais são os riscos específicos de PI que enfrenta cada programa? (tipos de programa, contextos, etc.) 3. Quais são os riscos de PI associados com as pessoas? (tipo de funcionários: fixo, voluntário, tipo de praticas habituais com as crianças: redes sociais) Organização Programas Pessoas

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil O que deve se considerar para realizar uma avaliação de riscos na organização? NÃO É UMA TAREFA COMPLEXA. É importante identificar âmbitos relevantes de acordo com as características de cada organização. A percepção dos diversos atores de uma organização é a chave para identificar áreas de risco. A participação das crianças e adolescentes é fundamental para identificar áreas de riscos e estratégias de prevenção efetivas. Eles sabem muito bem onde estão os perigos. Oferecer um espaço para que eles opinem e ajudem a romper o «silêncio» que facilita o maltrato e o abuso infantil.

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil Exemplo 1: Questionário de Avaliação de Riscos Critério Especificação Avaliação Observações A B C D Instalações Estado das instalações Mantêm-se em bom estado? Privacidade Concede-se privacidade aos beneficiários (p.ex. nos banheiros)? Há janelas nos consultórios médicos? Localização Está isolado e longe da comunidade? Higiene A instituição cumpre com os padrões mínimos de higiene?

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil Exemplo de formato para a avaliação de risco Critério Especificação Valorização Observações A B C D Os funcionários Quantidade Capacitação Atitude frente às crianças Conhecimentos sobre maus-tratos e abuso Situação específica de crianças Idade Participação Infantil Necessidades Especiais Contexto Situação de conflito, emergência

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil Exemplo 2: Questionário de Avaliação de Riscos Categoria Critérios Valorização (muito, algo, pouco, nenhuma) Avaliação do risco de PI no programa Os programas trabalham: em emergências ou em contextos de conflito? com grupos vulneráveis de crianças (crianças com deficiências, crianças-soldado, crianças em situação de rua, vitimas de abuso sexual, crianças de grupos minoritários, etc.) atenção residencial níveis de participação das crianças (oficinas, eventos com crianças). Temas de funcionários Avaliação do risco em relação ao vínculo e rotatividade dos funcionários: Voluntários Funcionários Contratados Diretivos / encarregados da PPI Avaliação do risco em relação às competências da equipe: Diretivos e funcionários responsáveis de PPI.

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil Exemplo 2: Questionário de Avaliação de Riscos Categoria Critérios Valorização (muito, algo, pouco, nenhuma) Riscos externos para as crianças Avaliação geral dos riscos de PI no país/ localidade Avaliação dos fatores meio ambientais Instalações/ equipamentos, etc. segundo a condição de vulnerabilidade das crianças Trabalho em redes Nível de colaboração ou dependência com os associados Nível de riscos de PI nos programas dos sócios Outros fatores

Riscos para a Proteção Infantil Oficina de Proteção Infantil Riscos para a Proteção Infantil Exemplo 3: Tipos de técnicas úteis para a avaliação de riscos com as crianças Critérios Planeje a atividade tendo em conta as idades das crianças, o tipo de experiências que tem enfrentado e seus interesses, costumes e usos de tempo livre. Seja claro em indicar às crianças os objetivos da atividade e quais serão os próximos passos. Selecione técnicas lúdicas e atrativas. Assegure que os adultos que facilitam a atividade estejam preparados para enfrentar possíveis denúncias ou inquietações das crianças. Mapas Alto-falantes Foto linguajem Consultas grupais/ de pares a pares

Muito obrigado pela sua atenção! Oficina de Proteção Infantil Muito obrigado pela sua atenção! Kindernothilfe. Gemeinsam wirken.