Projeto NF-e Receita Federal do Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOTA FISCAL ELETRÔNICA Palestrante: Daiane Valim
Advertisements

Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Nota Fiscal Eletrônica
EECFc: Programa desenvolvido no âmbito do GT-46 (ECF) para extração dos dados da MF e MFD. Resultados: Espelho: imagem digital do documento Ato Cotepe.
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará
Projeto: Conhecimento de Transporte Eletrônico
“O início da reforma tributária” Ministro Guido Mantega
NF-e como Ferramenta de Combate à Sonegação Fiscal
Ebusiness Brasil associação brasileira de e-business.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica
Projeto NF-e Receita Federal do Brasil
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – NOVOS DESAFIOS DA ÁREA TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NOTA FISCAL ELETRÔNICA.
OBJETIVO Promover a atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e, futuramente, municipais, mediante a padronização e racionalização das informações.
Sistema Público de Escrituração Digital
NFS-e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Apresentação para Distribuidores de Combustíveis
NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) de Compra
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e
CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) Emissões em Contingência
Coordenação de Implantação:
O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS.
CÓDIGO DANFE - DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL
SOLUÇÃO DE SOFTWARE TTI NF-e.
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
Sistema Público de Escrituração Digital
1998 – 2002 – SINTEGRA ver estatísticas
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Está convencido, que ninguém se interessa por você?
11/12/2015 Nota Fiscal Eletrônica Vera Lúcia Girão Mendonça.
Secretaria da Fazenda Projeto NF-e. Secretaria da Fazenda ENCAT (NF-e) Modelo Atual Projeto NF-e.
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
REUNIÃO INTEGRADA MLD| Projetos 2016 MLD11 11 OBJETIVO: Facilitar o trabalho dos colaboradores; diminuir prazos de entregas; economizar recursos,
Palmas - TO, 14 de setembro de 2016 Paulo Antenor de Oliveira Secretário da Fazenda.
Processo de Inscrição no Cadastro de Atividades do Município Decreto Municipal 5.730/2015 SECRETARIAS RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO: Secretaria Municipal.
SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o SisMoura.
Agenda Regulatória ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar André Longo Araújo de Melo Diretor de Gestão ANS Rio de Janeiro, 16 de outubro.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
PROCESSO DE MONITORAMEN TO E PRESTAÇÃO DE CONTAS Obrigações e prazos.
Uma maneira fácil e moderna para controle de NFe de Compra. Sistema Guardião NFe.
19/6/2017Professora Glaucia Timbó Entendendo a disciplina para o curso de contábeis.
Gestão Integrada.
Seja bem vindo a Nossa Transmissão ao vivo de NFC-e
CEST LINX MICROVIX Junho/2017.
Visão Geral de Documentos Eletrônicos no Fisco Brasileiro
Channel no Tribunal de Contas do Tocantins Osmarina Rodrigues Andrade
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Modulo Nf-e Conceito e Funcinalidade
Criação de evento da cessão de títulos na NF-e e ativação obrigatória dos campos de fatura/duplicata no XML.
Nota Fiscal Eletrônica
Organização e Gestão da Administração Tributária
Seja bem vindo a Nossa Transmissão ao vivo sobre o POS PAF
Charles Madeira Reunião de Apresentação do Curso Técnico Presencial de Programação de Jogos Digitais Pronatec Charles Madeira
Relatórios de Auditoria
Riachuelo garante redução de custos e visibilidade fiscal
Nota Fiscal Eletrônica - NFe
Gestão de Entrada.
NFe contingência Março/2009.
NOTA FISCAL ELETRÔNICA – NF-e
Projeto Pagamento Centralizado do Comércio Exterior - PCCE
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
Soluções Ideais para a Gestão Pública. DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DE SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (DES-IF) Gerenciamento Integrado de Informações Governamentais.
Implantação da Nota Fiscal Eletrônica – Supermercados Manentti
Transferências da União
Transcrição da apresentação:

Projeto NF-e Receita Federal do Brasil Coordenação Geral de Fiscalização – COFIS Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais – ENCAT

Modelo Operacional Proposto. Projeto NF-e Estrutura da Apresentação Primeira Parte: Objetivos do Projeto; Histórico; Vantagens; Modelo Operacional Proposto. Segunda Parte: Considerações sobre o Desenvolvimento do Projeto.

Primeira Parte Objetivo do Projeto Conceituação da Nota Fiscal Eletrônica Histórico Modelo Operacional Proposto

Cadastro Sincronizado Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Projeto NF-e Histórico do Projeto Jul/2004 – I Encontro Nacional de Administradores Tributários – ENAT, realizado no Estado da Bahia, decide implantar, entre outros, 2 projetos de integração entre as Administrações Tributárias: Cadastro Sincronizado Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Projeto NF-e Histórico do Projeto Abr/2005 – Em parceria firmada com a COFIS (SRF), o ENCAT assume a coordenação do Projeto NF-e, que passa a integrar o Projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Escrituração Fiscal Digital Escrituração Contábil Digital

Projeto NF-e Histórico do Projeto Abr a Jun/2005 – O grupo Técnico do Projeto unifica o conceito da NF-e e conclui o projeto lógico do sistema. Jul / 2005 - O projeto unificado é apresentado e aprovado pelos administradores e coordenadores tributários estaduais, durante o Encat Pará. Ago / 2005 – Durante o segundo Enat é assinado o Protocolo 03/2005, formalizando a parceria para a execução do projeto entre a RFB e os Estados. Set / 2005 – Apresentação do Projeto aos grandes contribuintes do Estado de São Paulo, buscando parceria para participação no piloto, a ser realizados nos Estados da Ba/SP/RS e SC.

Projeto NF-e Histórico do Projeto Set / 2005 – Em reunião extraordinária da COTEPE é aprovado o Ajuste SINIEF que institui a NF-e, visando a assinatura durante o CONFAZ-Manaus.

Projeto NF-e Objetivo do Projeto O projeto tem como objetivo a alteração da sistemática atual de emissão da nota fiscal em papel, por nota fiscal de existência apenas eletrônica. NFs Modelos 1 e 1A

Contribuinte Vendedor (Emissor NF-e): Projeto NF-e Benefícios Esperados Contribuinte Vendedor (Emissor NF-e): Redução de custos de impressão; Redução de custos de aquisição de papel; Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais; Simplificação de obrigações acessórias (dispensa de AIDF); Redução de tempo de parada em Postos Fiscais de Fronteira; Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes (B2B); Domínio de tecnologia certificação digital e web service.

Contribuinte Comprador (Receptor NF-e): Projeto NF-e Benefícios Esperados Contribuinte Comprador (Receptor NF-e): Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias; Planejamento de logística possibilitada pela recepção antecipada da informação da NF-e; Redução de erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais; Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores (B2B).

Para as Administrações Tributárias: Projeto NF-e Benefícios Esperados Para as Administrações Tributárias: Aperfeiçoamento dos processos de controle fiscal e conseqüente aumento da arrecadação; Compartilhamento e redução da redundância de informações; Informação em tempo real, antes da ocorrência do fato gerador;

Redução do Custo Brasil; Aperfeiçoamento do combate à sonegação; Projeto NF-e Benefícios Esperados Para a Sociedade: Redução do Custo Brasil; Aperfeiçoamento do combate à sonegação; Preservação do meio ambiente pela redução do consumo de papel.

Mudança de Paradigma => Eliminação Papel; Projeto NF-e Diretrizes do Projeto NF-e Mudança de Paradigma => Eliminação Papel; Simplificação de Obrigações Acessórias aos Contribuintes; Controle em Tempo Real, pelo Fisco, das Operações Realizadas; Mínimo Impacto na Atividade Comercial do Contribuinte; Uso Tecnologia Certificação Digital; Validade Jurídica do Documento Eletrônico; Responsabilidade do Contribuinte pela Guarda da NF-e; Implantação Gradual (Início pelos Grandes Emissores); Política de Contingências e Segurança;

Projeto NF-e Conceito de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) É um documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços ocorrida entre as partes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e recepção, pelo fisco, antes da ocorrência do Fato Gerador.

Ciclo 1 – Emissão da NF-e: Projeto NF-e Ciclo Operacional da NF-e Ciclo 1 – Emissão da NF-e: Empresas de Grande Porte (Padrão WebServices); Médias e Pequenas Empresas (Aplicativo). Ciclo 2 – Envio / Recepção pelas Administrações Tributárias; Ciclo 3 – Consultas; Ciclo 4 - Confirmação da Operação pelo Destinatário.

Instalações do Contribuinte Projeto NF-e Contribuinte assina a NF-e com sua chave privada (Certificado Digital ICP-Brasil), garantindo a autoria e integridade. Emissão da NF-e O Sistema de Automação do contribuinte deve gravar um arquivo XML com todo o conteúdo de cada Nota Fiscal antes da sua impressão. Automação Contribuinte Representação da NF-e Algoritmo fornecido pelo fisco calcula uma “Chave de Acesso” para permitir consulta aos dados da NF-e. XML - NF Completa Assinatura Digital do Contribuinte NF-e Completa O contribuinte imprime representação da NF-e em papel comum, com a “Chave de Acesso” em destaque. Apesar da representação impressa esta NF-e ainda não possui validade nem autorização para circular. Chave Eletrônica Algoritmo de Chave Instalações do Contribuinte

Instalações do Contribuinte Projeto NF-e Envio / Recepção pelas Administrações Tributárias A SEFAZ retorna Autorização Uso ou Denegação/Rejeição da NF-e Instalações do Contribuinte SEFAZ de Origem verifica o esquema XML, assinatura digital, reg fiscal, habilitação e unicidade da numeração da NF-e. SEFAZ Origem A NF-e será imediatamente disponibilizada para a SRF. Contribuinte transmite a NF-e assinada digitalmente para a SEFAZ de origem. Em caso de falha a SEFAZ de Destino se atualiza posteriormente com a SRF. Se a NF-e for interestadual será imediatamente disponibilizada para a SEFAZ de Destino. Recibo de Entrega SRF A partir da Autorização de Uso, a NF-e tem valor legal e autorização para circular. NF-e Completa Assinatura Digital do Contribuinte SEFAZ Destino

Podem Ocorrer 3 Situações: Autorização de Uso Rejeição do Arquivo: Projeto NF-e Considerações Sobre o Envio / Recepção da NF-e Podem Ocorrer 3 Situações: Autorização de Uso Rejeição do Arquivo: 1 - falha na recepção do arquivo 2 – falha no reconhecimento da autoria ou da integridade do arquivo digital 3 – remetente não habilitado para emissão da NF-e 4 – duplicidade de número da NF-e 5 – falha na leitura do número da NF-e 6 – número da NF-e inutilizado 7 – qualquer outra falha no preenchimento ou no leiaute da NF-e. Denegação de Uso: 8 – irregularidade fiscal do emitente 9 – irregularidade fiscal do destinatário

Projeto NF-e Consultas NF-e SRF Portal NF-e.gov.br SEFAZ Origem SEFAZ Chave de Acesso (DANFE): 00.000.000/0000-00-000.000.000-000-000.000.000 SEFAZ Destino Validação por Sistema Contribuintes Destinatários NF-e / Contadores Web Services SRF Origem Consulta Completa (mínimo 90 dias) Consulta Simplificada

Assinatura digital do emitente – Padrão ICP Brasil; Projeto NF-e Outras Considerações sobre o Arquivo da NF-e Numeração seqüencial de 1 a 999.999.999, por estabelecimento, podendo ser reiniciada, quando estabelecido este limite ou, anualmente, a critério da UF emitente; Assinatura digital do emitente – Padrão ICP Brasil; Leiaute totalmente compatível com o Convênio 54/2005; Tamanho médio estimado em 40K, mantendo-se a guarda do arquivo obrigatória para o contribuinte (no caso de contribuinte emissor de NF-e);

Projeto NF-e Cancelamento da NF-e Uma NF-e não poderá ser alterada após o a concessão da Autorização de Uso emitida pela Administração Tributária; O contribuinte poderá solicitar o cancelamento da NF-e, até 12 horas após sua emissão, desde que não tenha havido a circulação da mercadoria.

Uso de Formulário de Segurança; Projeto NF-e Política de Contingência para Emissão (Contribuinte) Uso de Formulário de Segurança; Sanada a irregularidade, o contribuinte deverá transmitir os arquivos, informando o número dos formulários de segurança utilizados.

Projeto NF-e Documento Auxiliar da NF-e (DANFE)

Mera representação gráfica da NF-e; Projeto NF-e Considerações sobre o DANFE Mera representação gráfica da NF-e; Possui os mesmos campos definidos para a Nota Fiscal Modelo 1 e 1A, definidos no Convênio SN / 70, incluindo-se a chave de acesso e o código de barras bi-dimensional (padrão PDF-417), devendo ser impresso em uma única via; Tem como finalidade: Acobertar o trânsito de mercadorias; Colher a firma do destinatário/tomador para comprovação de entrega das mercadorias ou prestação de serviços; Auxiliar a escrituração da NF-e no destinatário não receptor de NF-e.

Projeto NF-e Considerações sobre o DANFE (Continuação) Inicialmente, poderá se escriturado no livro de registro de entradas e arquivado pelo prazo decadencial, juntamente com o número da Autorização de Uso, em substituição ao arquivo da NF-e (no caso de contribuintes não autorizados para emissão da NF-e);

Secretarias de Fazenda: Projeto NF-e Papéis dos Entes Envolvidos no Processo Secretarias de Fazenda: Implementação de infra-estrutura e sistema de informação para recepção, autorização e transmissão e consultas da NF-e, conforme especificações funcionais aprovadas; Habilitação dos contribuintes para emissão da NF-e; Aprovação de convênio, normatizando e instituindo a Nota Fiscal Eletrônica (CONFAZ).

Projeto NF-e Receita Federal: Papéis dos Entes Envolvidos no Processo Alternativa de contigência para recepção, autorização, transmissão e consultas de NF-e, nos casos de indisponibilidade da Sefaz da circunscrição do contribuinte. Implementação de infra-estrutura para recepção e armazenamento das NF-e transmitidas pelas Secretarias de Fazenda (Redimensionamento da Rede RIS – Base de Dados Nacional); Construção e manutenção de portal de acesso único ao Sistema SPED (www.NF-e.gov.br); Desenvolvimento da aplicação de emissão e transmissão das NF-e a serem emitidas pelos pequenos e médios contribuintes; Desenvolvimento do programa visualizador da NF-e.

Cumprir os prazos estabelecidos no cronograma do projeto; Projeto NF-e Papéis dos Entes Envolvidos no Processo Empresas do Piloto: Designar técnicos da área fiscal e de TI para o acompanhamento e execução do projeto; Cumprir os prazos estabelecidos no cronograma do projeto; Disponibilizar o uso de suas marcas para divulgação do Projeto NF-e.

Meta – Iniciar o piloto no 1o. Trim 2006 Projeto NF-e Situação Atual do Projeto Atividades em Andamento: Elaboração do projeto físico do sistema e construção de programa simulador para teste de capacidade de recepção de arquivos de NF-e; Prospecção de contribuintes de grande porte para participarem do piloto do projeto (Sefaz/SP, Sefaz/RS, Sefaz/BA, Sefaz/SC); Detalhamento da infra-estrutura e requisitos tecnológicos necessários à implementação do projeto (Equipe Técnica, Serpro, RFB-COTEC). Meta – Iniciar o piloto no 1o. Trim 2006

Emissão/Envio/Recepção/Cancelamento NF-e; Projeto NF-e Piloto do Projeto (SP / BA / RS / SC) Fase 1 – Primeiro Semestre 2006: Implantar no 1º Trimestre de 2006 NF-e em grupo de empresas representativas de setores econômicos Funcionalidades: Emissão/Envio/Recepção/Cancelamento NF-e; Consultas NF-e pela Internet; Transmissão Receita Federal/ Outras Unidades;

Grandes emissores de notas fiscais; Projeto NF-e Piloto do Projeto (SP / BA / RS / SC) Critérios para Convite de Contribuintes: Grandes emissores de notas fiscais; Representativos de diversos setores econômicos; Volume de operações entre os estados envolvidos no piloto; Histórico de relacionamento com o fisco.

Ampliar o número de empresas emissoras NF-e; Projeto NF-e Piloto do Projeto (SP / BA / RS / SC) Fase 2 – Segundo Semestre 2006: Ampliar o número de empresas emissoras NF-e; Iniciar piloto no controle da cadeia de combustíveis; Funcionalidades: Cadastramento e habilitação eletrônica do emissor; Confirmação aquisição combustíveis; RFB como contingência emissão / consultas.

Kaiser BR Distribuidora Eurofarma Ford GM VW Toyota Sadia Siemens Projeto NF-e 18 Empresas em SP: Piloto do Projeto (SP / BA / RS / SC) Kaiser BR Distribuidora Eurofarma Ford GM VW Toyota Sadia Siemens Souza Cruz Bosch Petrobras Gerdau Oficce Net Wickbold Eletropaulo Telefônica Ultragaz

Petrobras Distribuidora Projeto NF-e 6 Empresas BA: Piloto do Projeto (SP / BA / RS / SC) Ford Souza Cruz Sadia Gerdau Petrobras Distribuidora Ultragaz

Petrobras Distribuidora Projeto NF-e 8 Empresas RS: Piloto do Projeto (SP / BA / RS / SC) GM Toyota Sadia Siemens Souza Cruz Petrobras Distribuidora Dimed Gerdau

Segunda Parte Considerações sobre o Desenvolvimento do Projeto

Projeto NF-e Conjuntura Fiscal Comunhão de interesses que configuram a oportunidade de desenvolvimento do projeto; Disponibilidade de recursos a serem aplicados pelas administrações tributárias estaduais e RFB;

Ambiciosa Inovadora Arrojada Projeto NF-e A iniciativa NF-e representa a construção de uma solução complexa, de requisitos elevados de Performance, Disponibilidade, Segurança e Adaptabilidade. Ambiciosa Inovadora Arrojada

Impactos e implicações tecnológicas decorrentes: Tempo de resposta; Projeto NF-e Fisco em Tempo Real Novo processo SÍNCRONO inserido ao longo da cadeia de produção dos contribuintes; Impactos e implicações tecnológicas decorrentes: Tempo de resposta; Disponibilidade; Contingências; Segurança; Flexibilidade para adequação de processos; Escalabilidade.

Projeto NF-e Compreende um conjunto de dimensões

Projeto NF-e Gestão do Projeto Formalização da Equipe de Gestão do Projeto (dedicação exclusiva) Estabelecimento de Comitê Gestor (Patrocínio, regulação e sustentação política)

Projeto NF-e Coordenação: RFB – Marcelo Fisch B. Menezes ENCAT – Eudaldo Almeida de Jesus Equipe Técnica: Álvaro Antônio S. Bahia (Sefaz/BA) Ana Paula Leite Serrano (Sefaz/PE) Andrés Menedez (Sefaz/SE) Áurea Lúcia Santos Soares (Sefaz/PB) Carlos Sussumu Oda (RFB-COFIS) Dimas Josué Melo da Fonseca (Sefaz/BA) Erivaldo Santos (Sefaz/SE) Geraldo Marcelo C. Souza (Sefaz/RN) Luiz Boal (Sefaz/SC) Marcio Felicori Tonelli (RFB) Márcio José Albuquerque Carvalho (Sefaz/PA) Newton Oller de Mello (Sefaz/SP) Ricardo Neves Pereira (Sefaz/RS)