UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE TUCUMÃ-PA. Acadêmicos: Anna Carolline Barbosa Silva de Souza Marirley Modesto de Souza Midiã Souza Galvão TUCUMÃ - PA 2017
APRESENTAÇÃO As organizações têm passado por várias mudanças e com o passar do tempo elas tem procurado se adequar às pessoas e com isso a Gestão de Pessoas tem sido uma ferramenta essencial em busca da excelência da qualidade e da produtividade para as mesmas. A Motivação tem se tornado um assunto extremamente difundido entre os estudiosos, não só em relação ao emprego e vida profissional das pessoas, mas também em outros vértices da vida do homem. TUCUMÃ – PA 2017
PROBLEMA DE PESQUISA Atualmente percebe-se no contexto escolar que o número de professores afetados com a falta de motivação aumenta a cada dia, no entanto quais seriam os principais fatores que influenciam na motivação/desmotivação desses professores? TUCUMÃ – PA 2017
OBJETIVOS Geral: Específicos: Analisar os fatores que influenciam na motivação dos professores nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tucumã-PA. Específicos: Identificar os principais fatores que contribuem com a Motivação/Desmotivação dos professores; Verificar a existência/ou não de politicas públicas educacionais voltadas para a motivação desses profissionais no município; Averiguar o nível de motivação dos professores no âmbito educacional das Escolas de Ensino Fundamental do município. TUCUMÃ – PA 2017
REVISÃO DA LITERATURA BARREIROS, Jaqueline Lopes. Fatores que influenciam na motivação de professores. Brasília. 2008. SAMPAIO, José Fernando Mamede. Motivação: Os fatores motivacionais que influenciam para o serviço oferecido pelos professores da Rede Pública Municipal de Patos-PB. Patos. 2014. TUCUMÃ – PA 2017
REFERENCIAL TEÓRICO ABRAHAM MASLOW: Teoria Hierárquica das Necessidades; FREDERICK HERZBERG: Teoria dos Dois Fatores. TUCUMÃ - PA 2017
METODOLOGIA Abordagem Quantitativa; Caráter Exploratório; Aplicação de Questionários; Tabulação de dados e elaboração de gráficos ( Microsoft Excel). TUCUMÃ - PA 2017
RESULTADOS E DISCUSSÕES Gráfico 01: Qual seu nível de motivação para lecionar? Fonte: Pesquisa de campo realizada em Dezembro de 2016. TUCUMÃ - PA 2017
RESULTADOS E DISCUSSÕES Gráfico 02: Fatores Motivadores Fonte: Pesquisa de campo realizada em Dezembro de 2016. TUCUMÃ - PA 2017
RESULTADOS E DISCUSSÕES Gráfico 03: Fatores Desmotivadores Fonte: Pesquisa de campo realizada em Dezembro de 2016. TUCUMÃ - PA 2017
RESULATADOS E DISCUSSÕES Gráfico 04: Conjunto de Necessidades mais motivadoras no ambiente de trabalho Fonte: Pesquisa de campo realizada em Dezembro de 2016. TUCUMÃ - PA 2017
CONSIDERAÇÕES FINAIS Os docentes do município de Tucumã, encontram-se motivados, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas; Os fatores que mais influenciam na motivação desses profissionais, estão relacionados à Remuneração (Fator Higiênico) e ao Crescimento Pessoal ( Fator Motivacional); Necessidades de Segurança ( estabilidade no emprego, condições seguras e boa remuneração); Políticas Públicas Municipais voltadas para a motivação dos docentes. TUCUMÃ - PA 2017
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Educação/1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. BERGAMINI, Cecília W. Motivação: mitos crenças e mal-entendidos. Revista de Administração de Empresa. Abr./jun. 1990, 30 (2) 23-24 BARREIROS, Jaqueline Lopes. Fatores que influenciam na motivação de professores. Brasília. 2008. SAMPAIO. José Fernando Mamede. Motivação: Os fatores motivacionais que influenciam para o serviço oferecido pelos professores da Rede Pública Municipal de Patos-PB. Paraíba. 2014. PERIARD, Gustavo. Tudo sobre a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, 2015 Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/ Acesso em 28 Abr.2016. STEPHENS, Deborah C. (org.). O Diário de Negócios de Maslow. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. VERGARA, Sylvia C. Gestão de Pessoas. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2000. WEITEN, Wayne. Introdução à Psicologia. 4ª edição. São Paulo, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 7ª edição. São Paulo: Atlas 2002. SILVA, Reinaldo Oliveira Da. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira, 2001.