UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Pedro Xavier da PenhaAdministração Abordagem Comportamental TENDÊNCIAS EMPRESARIAIS E ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA.
Advertisements

A Tomada de Decisão sob a perspectiva dos estagiários de Secretariado Executivo numa autarquia federal Vanderlucio Silva de Lima
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro GESTÃO E MOTIVAÇÃO NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL J & R SERVIÇOS.
Cynthia Alves Félix de Sousa
Educação Superior em Ibero-américa
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 (Instituição) Autor 2 (Instituição)
Campinas-SP, , 15 horas, Auditorio Carvalho III.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Metodologia de investigação
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Faculdades integradas de Taquara CURSO DE administração: LINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA – ADMINISTRAÇÃO GERAL ROTATIVIDADE: AS CAUSAS DA ROTATIVIDADE DE.
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
Elaboração de um projeto de pesquisa
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
A ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
Professor Douglas Pereira da Silva
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
Prof. Dr. Everson Araujo Nauroski – UNINTER
Universidade Federal do Espírito Santo
Hierarquia de necessidades de MASLOW
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
PSICOEDUCAÇÃO: INGREDIENTE DINÂMICO NA ABORDAGEM TERAPÊUTICA COGNITIVA
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Professora Ms. Mayara Abadia Contato:
A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL Apresentador: MARIANA GLEICY DE OLIVEIRA SILVA
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva
LICENCIATURA EM LETRAS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Orientador: Mario Cesar dos Santos de Carvalho
TÍTULO DO TRABALHO REFERÊNCIAS RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Discente: Orientador(a): .....
PROJETO DE TCC APRESENTAÇÃO PRÉ-PROJETO - TCC Tema: Informação e Conhecimento Título: Tecnologia da Informação aliada as Estratégias Competitivas: Estudo.
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
Hierarquia de necessidades de MASLOW Necessidades de Auto-realização Necessidades de Estima Necessidades Sociais Necessidades Segurança Necessidades Fisiológicas.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo “Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades” PERCEPÇÃO DO SISTEMA SOLO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Sistema de Recompensas
Título (arial 26 - negrito) Autor (arial 24) Orientador (arial 24)
Déficit de professores de Matemática em redes públicas.
O AUTISMO E SUA RELAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor 1, Autor 2 e Autor 3. (Grifar o autor apresentador do trabalho)
TEORIA COMPORTAMENTAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Introdução Acidente de Trabalho Gestão de Acidentes Comportamento Seguro.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania Mestranda: Karla.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE TUCUMÃ-PA.   Acadêmicos: Anna Carolline Barbosa Silva de Souza Marirley Modesto de Souza Midiã Souza Galvão TUCUMÃ - PA 2017

APRESENTAÇÃO As organizações têm passado por várias mudanças e com o passar do tempo elas tem procurado se adequar às pessoas e com isso a Gestão de Pessoas tem sido uma ferramenta essencial em busca da excelência da qualidade e da produtividade para as mesmas. A Motivação tem se tornado um assunto extremamente difundido entre os estudiosos, não só em relação ao emprego e vida profissional das pessoas, mas também em outros vértices da vida do homem. TUCUMÃ – PA 2017

PROBLEMA DE PESQUISA Atualmente percebe-se no contexto escolar que o número de professores afetados com a falta de motivação aumenta a cada dia, no entanto quais seriam os principais fatores que influenciam na motivação/desmotivação desses professores? TUCUMÃ – PA 2017

OBJETIVOS Geral: Específicos: Analisar os fatores que influenciam na motivação dos professores nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tucumã-PA. Específicos: Identificar os principais fatores que contribuem com a Motivação/Desmotivação dos professores; Verificar a existência/ou não de politicas públicas educacionais voltadas para a motivação desses profissionais no município; Averiguar o nível de motivação dos professores no âmbito educacional das Escolas de Ensino Fundamental do município. TUCUMÃ – PA 2017

REVISÃO DA LITERATURA BARREIROS, Jaqueline Lopes. Fatores que influenciam na motivação de professores. Brasília. 2008. SAMPAIO, José Fernando Mamede. Motivação: Os fatores motivacionais que influenciam para o serviço oferecido pelos professores da Rede Pública Municipal de Patos-PB. Patos. 2014. TUCUMÃ – PA 2017

REFERENCIAL TEÓRICO ABRAHAM MASLOW: Teoria Hierárquica das Necessidades; FREDERICK HERZBERG: Teoria dos Dois Fatores. TUCUMÃ - PA 2017

METODOLOGIA Abordagem Quantitativa; Caráter Exploratório; Aplicação de Questionários; Tabulação de dados e elaboração de gráficos ( Microsoft Excel). TUCUMÃ - PA 2017

RESULTADOS E DISCUSSÕES Gráfico 01: Qual seu nível de motivação para lecionar? Fonte: Pesquisa de campo realizada em Dezembro de 2016. TUCUMÃ - PA 2017

RESULTADOS E DISCUSSÕES Gráfico 02: Fatores Motivadores Fonte: Pesquisa de campo realizada em Dezembro de 2016. TUCUMÃ - PA 2017

RESULTADOS E DISCUSSÕES Gráfico 03: Fatores Desmotivadores Fonte: Pesquisa de campo realizada em Dezembro de 2016. TUCUMÃ - PA 2017

RESULATADOS E DISCUSSÕES Gráfico 04: Conjunto de Necessidades mais motivadoras no ambiente de trabalho Fonte: Pesquisa de campo realizada em Dezembro de 2016. TUCUMÃ - PA 2017

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os docentes do município de Tucumã, encontram-se motivados, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas; Os fatores que mais influenciam na motivação desses profissionais, estão relacionados à Remuneração (Fator Higiênico) e ao Crescimento Pessoal ( Fator Motivacional); Necessidades de Segurança ( estabilidade no emprego, condições seguras e boa remuneração); Políticas Públicas Municipais voltadas para a motivação dos docentes. TUCUMÃ - PA 2017

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Educação/1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. BERGAMINI, Cecília W. Motivação: mitos crenças e mal-entendidos. Revista de Administração de Empresa. Abr./jun. 1990, 30 (2) 23-24 BARREIROS, Jaqueline Lopes. Fatores que influenciam na motivação de professores. Brasília. 2008. SAMPAIO. José Fernando Mamede. Motivação: Os fatores motivacionais que influenciam para o serviço oferecido pelos professores da Rede Pública Municipal de Patos-PB. Paraíba. 2014. PERIARD, Gustavo. Tudo sobre a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, 2015 Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/ Acesso em 28 Abr.2016. STEPHENS, Deborah C. (org.). O Diário de Negócios de Maslow. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. VERGARA, Sylvia C. Gestão de Pessoas. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2000. WEITEN, Wayne. Introdução à Psicologia. 4ª edição. São Paulo, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 7ª edição. São Paulo: Atlas 2002. SILVA, Reinaldo Oliveira Da. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira, 2001.