ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE MARKETING Concentrar-se nas necessidades e desejos do mercado-alvo e em fornecer maior valor do que a concorrência.
DIFERENÇAS ENTRE PROMOÇÃO E PROPAGANDA
PROMOÇÃO Ferramenta do marketing que estimular através de informações e vantagens financeiras no curto prazo, o interesse do consumidor em adquirir um serviço ou produto. No MARKETING CONTÁBIL pode-se entender PROMOÇÃO como uma forma de comunicação que tem a finalidade de vender os serviços contábeis. Pode-se utilizar esta ferramenta para estimular o interesse dos usuários da informação para adquirir ou testar um serviço.
PROPAGANDAS Ferramenta do marketing que além de ajudar na construção da marca, serve também para despertar, aflorar um desejo que o consumidor já tinha, mas ainda não tinha prestado atenção. No MARKETING CONTÁBIL, a propaganda sendo bem posicionada, havendo investimentos contínuos, ajudará além de construir a marca contabilidade, ajudará a dar credibilidade aos serviços prestados.
Na prestação de serviços de CONTABILIDADE, de nada adiantará investir em propaganda e promoção se os serviços não atender as necessidades dos usuários das informações.
OS 4Ps DO MARKETING MIX MARKETING: Conjunto de estratégias de marketing contábil composto dos 4Ps que incluem: PRODUTO oferecido ao mercado, PREÇO praticado, PRAÇA ou local de atuação e PROMOÇÃO ou comunicação visando a venda dos produtos.
OS 4Ps DOS SERVIÇOS 01- Perfil = definição do perfil do negócio. Qual será o público alvo? Quais serviços pretende prestar? Qual a comunicação visual? Quais as características dos profissionais que irão trabalhar na empresa? No caso de empresas contábeis o cliente irá observar a presteza na prestação dos serviços e a organização.
OS 4Ps DOS SERVIÇOS 01- PERFIL = definição do perfil do negócio. Qual será o público alvo? Quais serviços pretende prestar? Qual a comunicação visual? Quais as características dos profissionais que irão trabalhar na empresa? No caso de empresas contábeis o cliente irá observar a presteza na prestação dos serviços e a organização.
02-PROCESSOS – Visanda a segurança, a organização e a qualidade das informações é necessário definir os processos a serem executados pelas empresas prestadoras de serviços. Processos confusos devem ser evitados. Um prestador de serviços deve planejar as etapas a serem seguidas e executá-las sistematicamente.
03-PROCEDIMENTOS: definir o plano de ação para cada atividade a ser executada. Dar clareza para informação. O profissional precisa ententer qual o procedimento que precisa ser executado.
04- PESSOAS: O maior investimento na área de serviços são as pessoas 04- PESSOAS: O maior investimento na área de serviços são as pessoas. É fundamental desenvolver continuamente as competências técnicas, humanas e perceptivas dos profissionais.
GERENCIAMENTO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE CRM- CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT: Ferramenta que serve para gerenciar o processo de relacionamento com o cliente. Perguntas chaves para o contabilista refletir: Quem é o seu cliente? Possui banco de dados atualizados do cliente? Como você se relaciona com seus clientes? Como os mantêm informados? Qual a política de relacionamento com o cliente? Que equipamentos são utilizados em seu atendimento? Como seria possível manter um vínculo com ele mensalmente? O que estou fazendo para promover minha carreira?
ESTABELECIMENTO DE METAS O estabelecimento de metas é fundamenta para pessoas e empresas atingirem seus objetivos. Uma meta precisa ser: Mensurável Específica Tempo Alcançável Satisfatória