Política Nacional de Resíduos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Advertisements

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Ministério do Meio Ambiente
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
O Estado e o BNDES no apoio à
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
“II Fórum Internacional de Resíduos Sólidos”
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO
Guarulhos – Dezembro de 2011
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Processos Licitatórios
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
MEIO AMBIENTE.
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Gestão de resíduos perigosos
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
LEI FEDERAL /10.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Prefeitura do Recife - EMLURB
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Contribuições à Política Nacional de Resíduos Sólidos” Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de 2004 Brasília - DF Seminário CONAMA 18 e 19 de Agosto de.
LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
TEMA - 1 Princípios da PNRS
CTR Nova Iguaçu.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
Secretaria de Serviços Públicos
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Resíduos de Serviço de Saúde
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
DECRETO MUNICIPAL nº , DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal.
Ministério do Meio Ambiente
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
A Limpeza Urbana do DF e a regulação da prestação dos serviços 9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília - DF agosto 2015 A Limpeza Urbana do DF e.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Política Nacional de Resíduos Câmara dos Deputados Comissão Especial Política Nacional de Resíduos Relator: Deputado Emerson Kapaz

Política Nacional de Resíduos 3Rs RE DUZIR RE APROVEITAR RE CICLAR

Principais Pontos (1) Comuns Especiais Classifica os Resíduos em: Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (1) Classifica os Resíduos em: Comuns Lixo Domiciliar e Urbano Especiais Industriais / Mineração Serviços de Saúde / Rurais Transporte / Aeroportuários Radioativos / Construção Civil Comércio e Serviços / Tecnológicos Pneumáticos / Explosivos / Embalagens Perigosos / Lodo de Esgoto

Principais Pontos (2) Princípios: Política Nacional de Resíduos Descentralização político-administrativa; Regularização de atividades de gerenciamento de resíduos; Universalização e regularidade nos serviços de limpeza urbana; Princípio Poluidor X Pagador; Ciclo de Vida; Responsabilidade pós-consumo; Responsabilidade : Individual Compartilhada Solidária

Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (3) Objetivos: Redução da quantidade e nocividade dos resíduos Gerar benefícios sociais e econômicos aos municípios que executem, ainda que parcialmente, serviços de coleta, separação e reciclagem de resíduos por meio de cooperativas, associações ou outras formas de organização social; Estimular o desenvolvimento, a produção e a utilização de bens e serviços com menor potencial de geração de resíduos em todo o ciclo de vida; Fomentar a reutilização de produtos;

Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (4) Objetivos: Fomentar a ampliação do mercado para produtos reciclados, direta ou indiretamente; Fomentar o desenvolvimento de tecnologias que favoreçam o gerenciamento adequado de resíduos; Fomentar a implementação de programas de Educação Ambiental; Fomentar o incentivo à criação de Cooperativas de trabalhadores autônomos que poderão se organizar para coletar, separar e reciclar resíduos.

Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (5) Instrumentos: Estabelecimento de metas e prazos para adequação dos empreendimentos à lei; Alocação de recursos orçamentários e não-orçamentários voltados à redução dos resíduos sólidos; Elaboração de planos de gerenciamentos de resíduos sólidos; Incentiva a contratação de cooperativas ou organizações sociais de catadores, por meio de contrato ou através de convênios com relações de parceria / Prioridade no Fundo Federal de Resíduos.

Principais Pontos (6) Atribuições dos Municípios: Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (6) Atribuições dos Municípios: Responsabilidade pela coleta e gerenciamento de todo o lixo urbano; Implantação da Coleta Seletiva; Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Urbanos e Especiais, estes últimos em parceria com os produtores; Sugere a cobrança de preço público de coleta e gerenciamento de lixo urbano;

Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (7) Cria: Fundo Distrital ou Municipal de Limpeza Urbana Fundo Federal de Resíduos Sólidos

Principais Pontos (8) Atribuições da autoridade ambiental competente: Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (8) Atribuições da autoridade ambiental competente: Definição das metas de reciclagem e retornabilidade de acordo com cada setor. Determinação da obrigatoriedade do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Especiais, de acordo com cada setor Disciplinar o Plano Gerencial de Resíduos Perigosos.

Principais Pontos (9) Atribuições dos Usuários: Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (9) Atribuições dos Usuários: Obrigatoriedade da separação do lixo em, pelo menos, úmido e seco A devolução ao fabricante / postos de coleta de resíduos determinados por lei

Principais Pontos (10) Atribuições das Indústrias e Importadores: Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (10) Atribuições das Indústrias e Importadores: Gerenciamento dos resíduos decorrentes das suas atividades (fabricação ou importação); A obrigatoriedade da instituição de sistema de retorno para alguns tipos de resíduos, em parceria com o Poder Público e a comunidade; Veda a disposição, para coleta no sistema público, de resíduos perigosos que tenham sistema de retorno obrigatório;

Principais Pontos (11) Atribuições das Indústrias e Importadores: Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (11) Atribuições das Indústrias e Importadores: A responsabilidade individual e/ou solidária no caso de contratação de empresa não credenciada pela autoridade ambiental competente; Manutenção de áreas para operação e armazenagem dos resíduos

Principais Pontos (12) Outros Pontos Importantes: Política Nacional de Resíduos Principais Pontos (12) Outros Pontos Importantes: Cria a figura da Empresa Exclusivamente Recicladora, com isenção de impostos Fixa critérios para a instalação de incineradores e fornos de co-processamento, em relação à redução de resíduos sólidos Estabelece prazo de 2 anos para definição, pela autoridade ambiental competente de uma estratégia nacional para redução dos resíduos biodegradáveis em aterros

Principais Pontos (13) Política Nacional de Resíduos Estabelece sistemática rígida a ser observada para implantação e gerenciamento de aterros; Estabelece normas relativas ao lodo de esgoto; Institui o Cadastro Nacional de Resíduos Perigosos (art. 126); Incorpora as resoluções do CONAMA já em vigor. Caracteriza, de forma mais rígida a responsabilidade individualizada, compartilhada e solidária.