GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
‘ Por que estudar sistemas de informação?
E. E. F SONIA DE OLIVEIRA ZANI CURSO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL Chapecó.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Contabilidade Sistemas de Informação
Programa e Plano de Ensino
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Sistemas de Informação
Control Objectives for Information and related Technology
Fundamentos de Sistemas de Informação
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Infraestrutura de tecnologia da informação
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS – MÓDULO II
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot.
CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA
Gerenciamento de Dados
Gildo de Almeida Leonel
Tecnologia da informação
GESTÃO DA INFORMAÇÃO FEPI – FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
TI aplicada a Logística
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Funções de administração
Princípios de Sistemas de Informação
Introdução a Contabilidade Gerencial
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Programa e Plano de Ensino
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Gabriel Bastos Machado
Convênio de Cooperação Técnico-Científico – Gestão de Tecnologia da Informação na FAPESPA   Coordenação: Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis Prof.
E-commerce e E-business
Tipos de sistema de informação Prof. Dr. Henrique Freitas & Equipe Tipos de sistema de informação Prof. Dr. Henrique Freitas & Equipe Baseado em: Introdução.
Estruturas Organizacionais
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
Estrutura Organizacional
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Logística Integrada Engenharia de Produção
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Elaboração e Análise de Projetos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Evolução da Tecnologia da Informação
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Evolução Histórica Pré-História
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
INDICADORES DE DESEMPENHO
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profa. Karina

Objetivo Auxiliar na elaboração da estratégia dos recursos informatizados da empresa, entender o que é Gestão de TI e trazer conceitos de novas tecnologias

Conteúdo Perspectiva Empresarial Tipos de Sistema de Informação A Empresa em Redes Banco de dados Sistemas ERP CRM Datamining e DataWarehouse Plano Diretor de TI Tecnologias e ITIL

Avaliações - Conhecimento O conhecimento será avaliado através das provas e das apresentações. Formatação dos trabalhos de acordo com a metodologia da faculdade. Conteúdo das apresentações

Avaliações - Habilidade A habilidade será verificada através da: Apresentação oral, fluência, Postura, apresentação pessoal Qualidade dos slides, Apresentação escrita dos trabalhos,

Avaliações - Atitude A atitude será observada pela: Pontualidade, Permanência, Comportamento, Interesse, Participação do aluno nas aulas, Pró-atividade do aluno, Não fazer cópia de trabalhos, Respeito pelos colegas, Comportamento pessoal/profissional.

Avaliações 2 provas Seminario

Introdução

Considerações Porque existe uma estrutura organizacional? Porque os humanos não tem capacidade de controlar muitas pessoas e estratégias. Por isso é preciso delegar, dividir, hierarquizar. Usar instrumentos apoiados pela TI promovendo aumento da produtividade, coleta eficaz e rápida de informações. A rápida troca de informações dos níveis gerenciais até o nível operacional é fundamental para o sucesso da organização.

Por que as vezes não há sinergia na empresa? Pela falta de acesso a mesma informação!!! É preciso ter mecanismos que suportam tráfego da informação e a qualidade da própria informação são fatores estratégicos.

Porém, como garantir a qualidade e pontualidade da informação? R.: Uso adequado dos recursos de TI.

O que é TI? O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes (Rezende, 2000):

Por que usar a TI? Única maneira de fazer determinado trabalho; Melhorar processos internos; Aplicar controles melhores; Reduzir custos; Melhorar a qualidade e disponibilidade das informações importantes interna e externamente à organização; Agregar valor aos serviços e produtos ofertados por uma organização.

Como estruturar a TI para garantir o potencial competitivo das organizações? Organograma e Mapa Ocupacional

Organograma Tradicional Quanto maiores a responsabilidade e autonomia, mais alta será a posição ocupada pelo cargo/setor. Funções de Staff (assessorias), que respondem a um superior mas não têm autoridade total sobre os níveis abaixo, são colocadas em níveis intermediários. Por exemplo, o RD tem sua autoridade limitada aos assuntos da Qualidade, portanto somente nesses assuntos ele tem ascendência sobre os gerentes, não em outros temas.

Organograma Circular e por atividades

Organograma Solar / Flor

Mapa de carreiras Identificação dos grupos e níveis de carreira

Mapa de carreiras / Área funcional Uma área funcional possui uma série de cargos ou posições, que têm em comum um conjunto de responsabilidades e/ou processos. Estes cargos/posições possuem diferentes níveis de conhecimentos e responsabilidades. Descrição das áreas funcionais (Exemplo para Gestor de TI) Descrição: Planeja e coordena as atividades relacionadas com a estratégia e os sistemas e tecnologias de informação da organização... Funções: Definir, em cooperação com a hierarquia, as políticas e os objetivos relacionados com os da TI. Elaborar ou participar na elaboração de planos de atividades e orçamentos... Requisitos: Nível superior em TI e 10 anos em TI Vagas disponíveis, vagas ocupadas e vagas em 2 anos

Sistema de Informação É conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coleta, armazena, processa e distribui dados e informações com a finalidade de dar suporte às atividades de uma organização. (planejamento, direção, execução e controle). (Laudon e Laudon, 2001).

Evolução do TI Anos 60 - “Era do Processamento de Dados”   (Grover,Teng,e Fiedler,1998), a utilização da TI era caracterizada por sistemas centralizados cujo principal objetivo era o de automatizar funções operacionais em larga escala com a finalidade de aumentar a eficiência das operações,sendo utilizados basicamente para automatizar processos como contabilidade e folha de pagamentos.

A alta gerência ainda visse a TI como despesa ou como mera utilidade. Evolução do TI Anos 70- aumento da velocidade de processamento, foi possível utilizar os computadores para fornecer relatórios. Neste momento surgi, a “Era dos Sistemas de Informação” A alta gerência ainda visse a TI como despesa ou como mera utilidade.

Evolução do TI Anos 80 - Com advento dos microcomputadores no início dos anos 80 houve uma mudança de paradigma na computação empresarial. Os dados, antes centralizados nos mainframes, passaram a ser colocados nas mesas dos usuários e gerentes. Ainda que a TI atingisse os níveis mais altos da organização, seu foco estava no aumento da eficiência interna e no aumento da produtividade pessoal.

Evolução do TI Anos 90 - A TI tomou conta das corporações, e aspectos como o alinhamento da TI aos negócios e a convergência da informática com as telecomunicações tornaram-se prementes para as empresas.Iniciou-se então a “Era da Tecnologia da Informação ”.

No final da década, a Internet reforçou essa tendência, e presenciou-se o nascimento do e- business, que sem dúvida marca o início de nova era na computação empresarial. Dois grandes fatores poderiam ser utilizados para representar o momento atual da TI em empresas: a Internet e a computação móvel, representada pelo crescente uso de dispositivos móveis com acesso a dados, tais como celulares e palmtops

Novo Papel da Tecnologia da Informação

Informação Economia da informação - o sucesso é determinado pelo que você sabe ou de quanto informado você está, e não pelo que você possui. É de consenso geral no mundo empresarial, que a informação é, ao mesmo tempo, matéria-prima e produto acabado nos diversos ramos de atividade. A informação constitui, então, um dos maiores e mais valiosos ativos da empresa. Quando adequadamente estruturada, a informação contribui para que a empresa se torne cada vez mais dinâmica. McGee e Prusak (1994)

Informação Como podemos distinguir os três termos abaixo ? Dados Conhecimento