09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC 2018-2026 SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Advertisements

O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Política Nacional de Atenção Básica Situação e Perspectivas Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Brasília,
Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Noções Introdutórias sobre o SIOPS Aplicação das medidas administrativas O papel dos NEASIOPS para o fortalecimento do SIOPS.
1 Processo Participativo LOA 2015 Agosto/ Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – CPPO Garantir a participação popular nos instrumentos.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
CURSO DE GESTÃO EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
O ACESSO AO SUS PELAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Política e Gestão em EAD
Redes de Atenção à Saúde (RAS)
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
PAINEL: PICS E MTC: CENÁRIO NO BRASIL/AMÉRICA
Sistema Único de Saúde SUS
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PICS NO BRASIL
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
Ministério da Saúde DESID/SE – Ministério da Saúde Possíveis contribuições do Projeto QualiSUS- Redes MS-BIRD ao processo de implementações de Redes de.
SAÚDE DO TRABALHADOR ENFERMEIRA GRAZIELA DA SILVAZ MOURA.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES
Luciane Silveira Miranda de Lima
Camila Oliveira Orlandini Orientadora: Mariane Baltassare Laroque
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -
Universidade Federal de Pelotas
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Orientador: Elitiele Ortiz dos Santos
Processo de incorporação de tecnologias no SUS
Núcleos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde nas SES
FUNCIONALIDADES DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
IMPLANTAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICs) Comissão de Práticas Integrativas e Complementares - CPIC
Contratualização de hospitais de ensino e filantrópicos no Brasil
Ministério da Saúde - Brasil
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Gestão em PICS na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
TELESSAÚDE SP.
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Bahia – PEPIC/BA
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Optativa II Fisioterapia em PICS Prof. Ms. Marcelo Peixoto.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania Mestranda: Karla.
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
SHANTALA: UMA PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA JOALINE BARROSO PORTELA LEAL - IERSA /UNIFOR VALÉRIA DE ALBUQUERQUE SOUSA.
Transcrição da apresentação:

09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC 2018-2026 SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - CNPIC Departamento de Atenção Básica/SAS/MS

HISTÓRICO DE FORMULAÇÃO DA PNPIC 1986 - 8ª Conferência Nacional de Saúde; 1988 - Instituição da Comissão Interministerial de Planejamento e Coordenação (CIPLAN). Resoluções CIPLAN nº 4/5/6/7/8 03/1988 SUS – CONSTITUIÇÃO DE 1988; 1996 -10ª Conferência Nacional de Saúde; 2003 -12ª Conferência Nacional de Saúde; 2003 – Constituição de Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde com o objetivo de elaborar a Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares – PMNPC – no SUS (atual PNPIC); 2004 – Realizado Levantamento Nacional da Inserção da PMNPC no SUS; 2006 – PUBLICAÇÃO DAS PORTARIAS GM nº 971, 1600 e 853; 2017 – Ampliação do escopo de práticas da PNPIC, através da PORTARIA GM nº 849.

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC OBJETIVOS Incorporar e implementar a PNPIC no SUS; Contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema e para a ampliação do acesso às PIC; Promover a racionalização das ações de saúde; Estimular as ações referentes ao controle/participação social.

POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC PRINCIPAIS DIRETRIZES Estruturação e Fortalecimento da Atenção em Práticas Integrativas e Complementares no SUS; Desenvolvimento de estratégias de qualificação em Práticas Integrativas e Complementares; Garantia de acesso a medicamentos homeopáticos e fitoterápicos e aos demais insumos estratégicos; Incentivo a pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares.

SISTEMA DE CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE - SCNES Fonte: DAB/MS

CARACTERIZAÇÃO DAS PICS – SISAB, JAN À DEZ 2016 Número de municípios que ofertaram atendimentos individuais com PICS: 3018 (54%), estando presente em 100% das capitais; Número de Atendimentos individuais realizados: 2.203.661 e 224.258 atividades coletivas ; 8.200 estabelecimentos de Atenção Básica, o que corresponde à 19%.

CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PICS E-SUS – ano de 2016

CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PICS Atividades Coletivas de PICS Nº de atividades Plantas medicinais / fitoterapia 45.630 Práticas corporais e mentais em pic 178.628 Total 224.262

CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PICS 1.270 Estabelecimentos de saúde na média e alta complexidade, distribuídos em 401 municípios.

CARACTERIZAÇÃO DAS PICS – AB e MAC Dezembro de 2016 Considerando Atenção básica e serviços de Média e alta complexidade temos um total de 9.470 estabelecimentos de saúde no país que ofertam PICS, distribuídos em 3.097 municípios.

Novas Ações 2017-2018 Manual de Implantação de serviços de PICS para gestores Glossário Temático de PICS Fascículos de PICS Novas Turmas de Auriculoterapia para AB - 5 mil vagas em 2018 e 2019 Novos cursos: Plantas Medicinais para Profissionais da AB. Curso de Plantas Medicinais para Feridas na AB- mil vagas (2018) Cursos Introdutórios em PICS

AGENDA 2018-2026 Ampliação das ações e integração das PICS na Atenção Básica; Ampliação das PICS em serviços de Média e Alta Complexidade; Ampliação do número de municípios que ofertam PICS; Integração das PICS nos processos formativos dos profissionais de saúde; Ampliação as ações de acompanhamento e avaliação da PNPIC.

AGENDA 2018-2026 Regulamentação e oferta dos produtos das PICS no Brasil e no SUS; Incorporação das PICS nos PCDT e outros documentos técnicos do Ministério da Saúde; Integração das PICS nos materiais e mídias do MS voltados a população; Valorização dos saberes populares e tradicionais nas ações de saúde; Cooperação com outros países para fortalecimento das PICS.

Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares/DAB/SAS/MS Tel: (61) 3315-9034 / 9053 pics@saude.gov.br www.saude.gov.br/dab