Como se faz um bom balanceamento do portfólio da organização?

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Transcrição da apresentação:

Como se faz um bom balanceamento do portfólio da organização?

Portifólio BCG Market Share Relativo Baixo Alto Crescimento do nosso Mercado Produtos líderes em mercados em rápida expansão, requerem investimentos, mas apresentam fluxo de caixa equilibrado Estas são as vaquinhas – têm MS elevado, em mercados de baixo crescimento. Financiam os produtos acima. Nossos Cães de estimação. Comem muito e não produzem nada. Vale a pena mantê-los? Produtos em fase de lançamento. Exigem investimentos.

Análise Estratégica da Matriz BCG Evolução e Tendência Fogões Situação anterior, o único produto da empresa (fogões) crescia a ritmo mais rápido do que a média do mercado e tinha sua PRM superior à do seu principal concorrente. Fogões Coifas Situação atual, a linha de fogões cresce abaixo da média do mercado; e uma nova linha (de coifas) fora lançada com êxito. Fogões Coifas Tendência a longo prazo Novo Produto A Produto B Situação ideal, para evitar a dependência excessiva de um produto já maduro (fogões), a proposta considera o lançamento de 2 linhas de produtos, com característica sinérgicas.

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Produtos e serviços diferenciados Estratégias para Produtos e serviços diferenciados Adicionar novas facilidades, sofisticar, dar-lhe um charme especial. Criar uma marca ou usar uma marca conhecida que inspire confiança. Novo empacotamento, embalagem mais bonita, mais atraente, adequada. Serviços mais amáveis, mais simpáticos, personalizados Uso da qualidade superior Serviços/produtos ergonômicos, ecológicos, éticos, social, etc. Assistência técnica insuperável

Estratégias de inovação Identificação de novas necessidades do público alvo ou dos clientes Montagem de negócios com dinheiro dos outros Novas formas de se relacionar com os clientes ou público alvo Montagem de projetos de novos empreendimentos Aproveitamento de oportunidades em: Novas regulamentações (ou novas desregulamentações) Globalização e internacionalização (ou regionalização) Aproveitamento de saltos e as descontinuidades tecnológicas Mudanças de hábitos no público alvo ou na clientela

Estratégias de Diversificação Matriz Clientes ou público alvo Diversificação Horizontal Diversificação Vertical Diversificação Diagonal Atuais Novos Serviços ou produtos Atuais     Serviços ou produtos atuais para clientes atuais Serviços ou produtos atuais para clientes novos     Novos Serviços ou produtos novos para clientes atuais Serviços ou produtos novos para clientes novos