Sociodrama Faculdade de Motricidade Humana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1
Programa de Ética e Cidadania
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Prof Doutor Rodrigo Magalhães
Formação Inicial de Formadores
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
PERSONALIDADE.
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Ciclo de Workshops Comportamentais
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
SPO Alunos.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
A Importância da Educação Continuada
Todos nós, certamente, já vivemos épocas das nossas vidas que podemos considerar especiais. Entre essas épocas especiais encontraremos, certamente situações.
Motivação e Expectativas
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
PSICOPEDAGOGIA.
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Competência Interpessoal
Liderança e Relações Interpessoais
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
Terapia comportamental
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Perguntas de Modelação
AS EMOÇÕES.
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
“ Em tempo de escolher, é momento de procurar, conversar e ponderar ” Lisboa, 30 Maio 2013 Ana Rita Bule | Joana Bernardo | Vânia Matos Seminário de Integração.
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Teorias Psicossociais e Reabilitativas
Lições de Psicodrama J. L. Moreno
Fundamentos do Comportamento em Grupo
Mitos sobre o ato de escrever
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
O desenvolvimento do adulto
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
Apresentação Estágio I Habilidades sociais e relações interpessoais.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Curso: > Disciplina: > Tema: > Professora: > 1 1 2/6/ :37SEMINÁRIO  Equipe 1:  Fabiana da Veiga Nascimento  Antonio Carlos Farias  Marcos Antonio.
Processo de R ECONHECIMENTO, V ALIDAÇÃO E C ERTIFICAÇÃO DE C OMPETÊNCIAS Sistema de Créditos - Nível Secundário.
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

Sociodrama Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa Sociodrama Docente: Profª Drª Paula Lebre Discentes: Felisbela Paixão Rita Carreira Sílvia Filipe Tracy da Silva Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Sociodrama Introdução O que é o Sociodrama? Enquadramento do PIP no Sociodrama Descrição da Instituição e População-alvo Objectivos Gerais Sessão - Tipo

Sociodrama O que é o sociodrama? “Como medir as escolhas pessoais e grupais que permitem a interacção entre os elementos de um grupo?” Levy Moreno Sociometria Técnica que permite discriminar quais os aspectos que vão de encontro ao agrado e ao desagrado de cada um (Garcia et al., 1994).

Sociodrama O que é o Sociodrama? O Sociodrama é um “método de acção grupal no qual os participantes reagem perante situações sociais espontaneamente” (Garcia et al., 1994) Situação social Tema em concreto Processo de grupo criativo

Sociodrama O que é o sociodrama? Método em grupo Cada indivíduo selecciona e ordena espontaneamente uma situação social específica de acordo com a sua experiência Colocam-se na posição de outras pessoas Melhor compreensão dos acontecimentos, em relação a si próprios e aos outros (Garcia et al., 1994)

Sociodrama Sociodrama Clarificarem e a exprimirem os seus pensamentos e sentimentos Resolverem problemas ao nível das relações humanas Melhor compreensão de algumas situações Treinar aspectos com os quais o grupo se sinta desconfortável Praticarem novos comportamentos Esclarecerem os seus valores

Sociodrama - Objectivos (Garcia et al., 1994) Catharsis Emoções que acontecem nas representações Importante para reconhecer e expressar sentimentos, aliviando as emoções retidas, que quando não expressas constituem uma barreira emocional Encarar situações difíceis de diferentes formas.

Corporeidade e Terapias Expressivas Sociodrama Sociodrama - Objectivos Role Training Oportunidade de experienciarem novos papéis e situações em envolvimentos seguros Transfer da situação, pois quando se deparar com a situação real, o seu corpo e a sua mente já vivenciaram uma situação semelhante, reagindo melhor aos imprevistos. Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Corporeidade e Terapias Expressivas Sociodrama Sociodrama - Objectivos Insight Sinal de crescimento pessoal Novas perspectivas acerca da resolução de determinados problemas Ocorre em acção, quando há o reconhecimento da verdadeira natureza de algo que desconhecemos. Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Corporeidade e Terapias Expressivas Sociodrama PIP - Peer Implementation Project Desenvolver a Formação de Pares Mentores para subsequentemente promover o desenvolvimento de competências sociais com jovens. Associação do Sociodrama ao PIP (já a decorrer na instituição) Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Corporeidade e Terapias Expressivas Sociodrama Instituição A .P.P.A.C.D.M. - QUINTA DOS INGLESINHOS Instituição Privada de Solidariedade Social Confecção/Reparação de Calçado; Hortofloricultura; Ajudantes de Cozinha; Costura em Série; Limpezas Industriais; Rouparia/Lavandaria; Transformação de Plásticos; Serigrafia; e Serventes de Construção Civil. Apoio Ocupacional Áreas de formação profissional: Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Dificuldades na adaptação social Sociodrama Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) Défice cognitivo, significativamente abaixo da média Alterações no Comportamento Adaptativo Idade (18 anos) Baixo nível motivacional Dificuldades no PEA Baixa resistência à frustração Capacidade de atenção Atraso no desenvolvimento da linguagem Dificuldades na adaptação social Concentração e memorização (Fonseca, 1995, cit. in Santos & Morato, 2002)

Corporeidade e Terapias Expressivas Sociodrama População Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Quatro jovens-adultos Idades entre os 20 e os 26 anos. Dois deles apresentam Défice Auditivo Aparelho Auditivo Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Corporeidade e Terapias Expressivas Sociodrama Objectivos Gerais Do PIP, associados ao Sociodrama Promover a qualidade de vida; Promover comportamentos assertivos perante situações de conflito; Promover o estabelecimento de relações interpessoais; Desenvolver a capacidade de auto-controlo; Desenvolver competências de comunicação; Desenvolver a capacidade de adaptar os comportamentos aos vários contextos sociais; Promover a auto-estima; Promover a noção de auto-conceito; Reconhecer e expressar sentimentos; e Reconhecer e gerir a distância interpessoal.  Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Corporeidade e Terapias Expressivas Sociodrama Sessão Tipo Conversa Inicial Parte Fundamental 2.1) Actividade 1 2.2) Actividade 2 Actividade de Relaxação Conversa Final Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Corporeidade e Terapias Expressivas Sociodrama Conclusão Ajustamento das actividades à População; Adequação das actividades ao Sociodrama; Pertinência do trabalho em Sociodrama com esta População; Corporeidade e Terapias Expressivas 2008/2009

Sociodrama Vídeo