Educação a Distância no IFCE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Advertisements

Indicadores de Qualidade em Cursos de Graduação II Encontro Nacional de Formação e Coordenadores e Tutores Presenciais da UAB; Universidade de Brasília.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
SEMINÁRIO: Formação Profissional para os Projetos Estruturantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém: Refinaria Siderúrgica Usinas Termoelétricas.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PDDE Interativo.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Projeto Estruturador: Ensino Médio Profissionalizante Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto: Roberto Márcio Guerra.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
V.1.0 Proposta de Institucionalização da EaD Esforço Docente e Estrutura Grupo de Trabalho de Institucionalização da Educação a Distância do FDE/Conif.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Plano de Permanência e Êxito
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Graduação em Enfermagem - EAD
Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Política e Gestão em EAD
Identidade Institucional no IFCE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Aprimoramento das Normas e Procedimentos Regulatórios
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Planejamento 2017 PRÓ-REITORIA DE ENSINO
Proen/IFCE: Execução 2016 e Planejamento para 2017
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
FÓRUM INTERNO DE ENSINO - FIE
A Pró-Reitoria de Ensino do IFCE
internacionalização das IES – UENP
PROEN - IFPA Elinilze Guedes Teodoro
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Curso - Avaliação e Aprendizagem
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Ações Proen 2017/1 Reuber Santiago.
O papel do IFCE na interiorização do ensino de graduação no Ceará
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Grupos isolados que pesquisam EaD
Universidade Aberta do SUS
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
APRESENTAÇÃO O IFSP é uma instituição de ensino com mais de cem anos, possui natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC),
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
VIII Fórum Institucional de Ensino
CALENDÁRIO ACADÊMICO.
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
Transcrição da apresentação:

Educação a Distância no IFCE Márcio Damasceno (marcio.damasceno@ifce.edu.br)

OFERTA FIC ETEC IDIOMAS ALUNOS MATRICULADOS 350

Ofertas de Cursos Técnicos INFRA. ESCOLAR ALIM. ESCOLAR QUIXADÁ SEC. ESCOLAR MULT. ESCOLAR QUIMICA JUAZEIRO EDIFICAÇÕES INGLÊS ESPANHOL ELTROTÉCNICA FORTALEZA INFORMÁTICA REDES S. DO TRABALHO AUTOMAÇÃO MARACANAÚ MEIO AMBIENTE IGUATU COMÉRCIO CRATO AGRONEGÓCIO PESCA ACARAÚ REST./BAR

Ofertas de Graduação Curso/2017 Curso/2017 Curso/2017 FORTALEZA HOTELARIA E.P.T. L. EM MATEMÁTICA. JUAZEIRO

4 é o conceito obtido pelos cursos superiores de Hotelaria e Matemática ofertados em EaD, no IFCE.

Ofertas de Especialização Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica Especialização em Orientação e Mobilidade Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal em Recursos Hidricos (Em parceria com a Agencia Nacional de Águas)

Agentes envolvidos na EaD CAPES/FNDE SETEC IFCE Prefeituras Estados EaD

Ações da DEAD Monitoramento dos polos de apoio presencial do Sistema UAB/E-TEC Objetivos Monitorar periodicamente os polos de apoio presencial; Orientar os mantenedores quanto a presença de fragilidades e indicar as ações corretivas necessárias; Melhorar a infraestrutura dos polo que recebem cursos de Educação a Distância; Fortalecer relações de parcerias entre os mantenedores dos polos e o IFCE; Prospectar potenciais ofertas de novos cursos; Acompanhar as auditorias efetuadas pela CAPES evitando a presença de fragilidade que possam conduzir os polos ao estado de “Não Apto”.

Sistemática de Monitoramento dos Polos Análise dos indicadores de qualidade da CAPES Elaboração de um Instrumento de Avaliação Identificação dos Polos que serão avaliados Solicitação de recursos para efetivação das avaliações Programação dos Roteiros Notificação dos Mantenedores quanto as visitas de avaliações Avaliação dos Polos de apoio Presencial Envio dos Relatórios de Avaliações aos Mantenedores Acompanhamento das ações corretivas

Resultados Alcançados Conclusão da avaliação de 14 (quatorze) polos de apoio presencial no estado do Ceará; Identificação de 117 fragilidades nos polos avaliados, classificadas como: pendências ou restrições; Elaboração dos relatórios de monitoramento dos polos avaliados; Análise e assinatura dos relatórios de avaliação. Notificação das fragilidades aos responsáveis (mantenedores Prefeituras ou Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado), bem como os respectivos coordenadores de polos; Os polos de São Gonçalo do Amarante e Ubajara sanaram todas as fragilidades apontadas, foram submetidos a uma fiscalização da CAPES sendo avaliados como aptos.

Perspectivas para 2017 Tornar “Aptos” todos os polos de apoio presenciais; Prospectar ofertas de potenciais cursos nos municípios e entornos dos polo EaD; Trabalhar para manutenção de todos os polos da EaD ativos; Ofertar 2600 vagas de cursos técnicos através da Rede e-tec na modalidade a distância Ofertar 400 vagas através da Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal em Recursos Hidricos na modalidade a distância. Ofertar 150 Vagas Especialização em EPT em Parceria com a CAPES Ofertar 810 vagas de Graduação através do Vestibular UAB 2017.1, na modalidade a distância Ofertar 3000 vagas para internos do sistema prisional em Parceria com o Estado e Ministério da Justiça Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica Expandir a Oferta de vagas da Educação a Distância no Ceará

Formas de Utilização da Modalidade a Distância Por meio de parcerias com outras instituições; Por meio da implantação da Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016 que revoga a Portaria MEC Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004;

Utilização de EaD por meio de parcerias com outras instituições A oferta de cursos no âmbito da Rede E- tec Brasil poderá ocorrer por meio: de processo de pactuação de vagas ou da apresentação de plano de trabalho à SETEC/MEC.

Submissão de licenciaturas no âmbito da UAB Publicação de edital da Capes contendo os seguintes itens básicos: Projeto pedagógico do curso (PPC) contendo as especificidades da modalidade a distância; Polos de oferta que devem estar aptos; Quantitativo de vagas por polo. O PPC submetido precisa ser previamente aprovado pela Proen Submissão do curso à Capes Documentos de acordo com o edital; Aguardar resultado da Capes; Iníciar das atividades.

Obrigado pela atenção