Consórcio CEDERJ modelo e inovações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Advertisements

Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
CENTRO DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL ARTICULADA DO GUARÁ
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Carlos Bielschowsky, Presidente do Cecierj/Cederj.
MELHORIA DA QUALIDADE NA EAD LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS Adriana Kopeginski (UFPR) Alessandra de Paula (FACINTER) Robson Seleme (UFPR)
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
A Universidade Aberta do Brasil – UAB e “O Contínuo Desafio de Aumentar a qualidade na EAD” Maria Cristina Mesquita Coordenação Geral de Inovação em EaD.
Educação a Distância no Centro Paula Souza. Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,
Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
Especialização em Direito Constitucional
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
Fórum de Coordenadores
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Direção e Coordenação Acadêmica: Tutores:
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA)
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
(Ministério da Educação e Cultura)
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
SINAES ENADE.
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas Édison Trombeta.
Data: 19/9 Sala: Allegro 1 Horário: 17h30 – 18h
Imersivas e Interativas
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Especialização em Administração Hospitalar
Ensino Médio Integrado
Laboratório de Ensino de Matemática a Distância
EE MAJOR JUVENAL ALVIM – EQUIPE GESTORA
APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA TUTORIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO
Formação Continuada CTPs
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Orientações de estágio
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
A docência na educação superior
Acolhimento Pedagógico 2019
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Consórcio CEDERJ modelo e inovações Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ // http://cederj.edu.br/fundacao/

Agenda. Sobre nós Modelo Inovações Dúvidas?

Serviços. Educação de Jovens e Adultos Outras ações Graduação do Cederj, (36 mil alunos, 16 carreiras); Pré-Vestibular Social, (11 mil alunos, 52 lugares); Ensino Fundamental e Médio – (38 mil alunos, 57 escolas) Outras ações Formação continuada de Professores (Extensão); Gestores e Agentes Culturais (SEC); Gestores de OSC (Rio Solidário); Cursos massivos; Revista EAD em foco e outras ações. Fundação Cecierj / Consórcio Cederj – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – (SECT), desenvolve projetos nas áreas de Graduação a Distância (Consórcio Cederj); Divulgação Científica; Pré-Vestibular Social; Extensão (Formação Continuada de Professores) e Ceja – Ensino de Jovens e Adultos. Divulgação Científica Museu Ciência e Vida (Caxias); Caravana da Ciência; Praça da Ciência; Jovens Talentos para Ciências; Feira de Ciências (municipais e estadual); Cineclube CECIERJ. Divulgação Científica

Onde estamos. 31 Polos do Cederj + 57 Escolas do Ceja + 52 Pre-Vestibular Social 31 Polos do Cederj + 57 Escolas do Ceja + 52 espaços de oferta do PVS

OFERTA DE TODO NOSSO MATERIAL INSTRUCIONAL: Material “impresso” em pdf de 660 disciplinas de graduação Cursos MOOC e cursos de formação de professores Banco de elementos educacionais TECA Material em pdf de todo o ensino médio das 12 disciplinas do Ceja Ceja virtual sem tutoria Material do professor e do aluno em pdf do reforço escolar Reforço escolar e PVS “on line” (em andamento) OFERTA DE TODO NOSSO MATERIAL INSTRUCIONAL: Material “impresso” em pdf de 660 disciplinas de graduação Cursos MOOC e cursos de formação de professores Banco de elementos educacionais TECA Material em pdf de todo o ensino médio das 12 disciplinas do Ceja Ceja virtual sem tutoria Material do professor e do aluno em pdf do reforço escolar Refôrço escolar e PVS “on line” (em andamento)

Nossos professores. Qualidade. (graduação) Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é formado por sete instituições públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO, e conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados em seus 15 cursos de graduação a distância.

Qualidade.

Nossos números. (graduação) curso ano/sem Ativos trancados Total Licenciatura em Matemática 2017/2 3092 2308 5400 Licenciatura em Ciências Biológicas 5018 2206 7224 Pedagogia Séries Iniciais do Ens. Fundamental 1135 885 2020 Licenciatura em Física 2289 1711 4000 Tecnologia em Sistemas de Computação 4843 2011 6854 Administração 628 435 1063 Licenciatura em Química 7330 2662 9992 Licenciatura em Pedagogia 1361 723 2084 Licenciatura em Historia 1272 748 Licenciatura em Turismo 2343 1068 3411 Administração Pública 1434 746 2180 Licenciatura em Letras 1060 552 1612 Tecnologia em Gestão de Turismo 1252 438 1690 Licenciatura em Geografia 2418 1220 3638 Tecnologia de Segurança Pública e Social 1151 537 1688 Engenharia de Produção 36626 18250 54876 Simply right-click the image and choose ”Change picture..” 31 Polos do Cederj + 57 Escolas do Ceja + 52 lugares de oferta do PVS

Pesquisa com egressos. A que você atribui o sucesso na conclusão de seu curso?

Pesquisa com egressos. De ter se esforçado muito De o curso ter lhe orientado bem De ter seguido as regras da instituição Da ajuda dos professores e tutores Da ajuda dos colegas e a grupos de estudo

Pesquisa com egressos. De ter se esforçado muito!!! De o curso ter lhe orientado bem De ter seguido as regras da instituição Da ajuda dos professores e tutores Da ajuda dos colegas e a grupos de estudo

Alunos sozinhos?

Como melhorar?

Nosso processo. SALA DE AULA DESIGN GRÁFICO CONTEÚDO

12 02 + + Produção original. IMPRESSO VIRTUAL CONTEÚDO AMBIENTE Design instrucional Design gráfico Revisão de LP Impressão e distribuição de livros 02 AMBIENTE VIRTUAL + Capacitação para uso do Moodle Proposição de ações e recursos p/ AVA Videoaulas Videotutoria e e-book

00 APRENDIZAGEM Produção original. EXPERIÊNCIA DE Tutoria a distância Tutoria presencial Atividades práticas Avaliação

AD1 AP1 AD2 AP2 AP3 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 BLOCO 1 BLOCO 2 BLOCO 3 BLOCO 4

1 2 3 4 5 4 HORAS AD1 BLOCO 1 CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS DIDÁTICOS EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO VIDEO TUTORIA FÓRUM FÓRUM TAREFA

1 2 3 4 5 4 HORAS 10 HORAS AD1 BLOCO 1 CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO VIDEO TUTORIA FÓRUM FÓRUM TAREFA MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO FEEDBACK VIDEO TUTORIA MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO FEEDBACK VIDEO TUTORIA 10 HORAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS MONIT. MONIT. MONIT. MONIT.

1 2 3 4 5 4 HORAS 10 HORAS 2 H AD1 BLOCO 1 CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO VIDEO TUTORIA FÓRUM FÓRUM TAREFA MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO FEEDBACK VIDEO TUTORIA MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO FEEDBACK VIDEO TUTORIA 10 HORAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS MONIT. MONIT. MONIT. MONIT. AUTONOMIA AUTONOMIA AUTONOMIA AUTONOMIA 2 H VIDEO TUTORIA FÓRUM DINÂMICA AUTONOMIA

1 2 3 4 5 4 HORAS 10 HORAS 2 H AD1 BLOCO 1 CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO VIDEO TUTORIA FÓRUM FÓRUM TAREFA MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO FEEDBACK VIDEO TUTORIA MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO FEEDBACK VIDEO TUTORIA 10 HORAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS MONIT. MONIT. MONIT. MONIT. AUTONOMIA AUTONOMIA AUTONOMIA AUTONOMIA 2 H VIDEO TUTORIA FÓRUM DINÂMICA AUTONOMIA

AVAL IAÇÃO 1 2 3 4 5 coordenador 4 HORAS 10 HORAS 2 H AD1 BLOCO 1 CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS DIDÁTICOS coordenador CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS DIDÁTICOS CADERNOS DIDÁTICOS 4 HORAS EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO EXPLORAÇÃO VIDEO TUTORIA FÓRUM FÓRUM TAREFA AVAL IAÇÃO MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO FEEDBACK VIDEO TUTORIA MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO FEEDBACK VIDEO TUTORIA 10 HORAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS MONIT. MONIT. MONIT. MONIT. AUTONOMIA AUTONOMIA AUTONOMIA AUTONOMIA 2 H VIDEO TUTORIA FÓRUM DINÂMICA AUTONOMIA

Alunos sozinhos?

Acompanhamento. Coordenações Tutoria AVA Desempenho Histórico 1 2 3 4 Coordenações: presença de ensino; orientações para tutoria presencial e a distância;, formação de equipe e trabalho colaborativo, planejamento e acompanhamento (responsabilidade pedagógica, autor, incluindo acompanhamento, competência acadêmica); (2) Tutoria: presença na plataforma e no polo, ações de resgate e recuperação, qualidade da mediação individual e coletiva, tutoria ativa, afetividade e interesse, competência acadêmica, (3): Logs, mediação, frequencia, ações; (4) Desempenho: frequencia na turma, frequencia nas avaliações, desempenho nas avaliações; (5) reprovações sucessivas, dificuldades. Desempenho 5 Histórico

CRIATIVO Nossa equipe. BANDO To change picture: Right click the image, and choose ”Change picture”. Set the height and width to 4 cm under the ”Format tab” Image source: vforvectors.com

Obrigada!