LEI 12.846/2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Renato Capanema Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Advertisements

Controladoria-Geral da União CGU São Paulo - Novembro/2014 Responsabilização de PJs por Corrupção e Lei /2013 Waldir João Ferreira da Silva Júnior.
Controladoria-Geral da União CGU Fórum SPOA Brasília - Novembro/2014 LEI Nº /2013 Responsabilização de Pessoas Jurídicas Carlos Higino Ribeiro de.
A atividade de Corregedoria enquanto gestora de riscos nas organizações públicas e a Lei nº /2013 (Lei da Empresa Limpa)
LEI FEDERAL Nº /13 LEI FEDERAL Nº /13 A NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO EMPRESARIAL SECONT NA ESTRADA - –
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
1 PODER REGULAMENTAR 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
1 Direito da Infância e Adolescência Aula 09 Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
LEI ORÇAMENTÁRIA 2 Lei Orçamentária Anual CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA Prazos Lei Orgânica L O A.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
1º Encontro Trevisan 360° A importância da Gestão Tributária como Instrumento de Economia na PME
Goiânia, 31 de março de 2017 Funções Regulatórias dos Administradores de Sociedades Seguradoras e a Responsabilização destes no âmbito do Processo Administrativo.
José Alberto Ferreira Filho (UNIFEI)
A Política Anticorrupção no Brasil
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
Do Processo Tributário
pacificador da sociedade e promotor da segurança jurídica
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Direito da Infância e Adolescência
Função, competências e responsabilidades de Conselheiros de RPPS
Como? Por meio de ajustes no texto da lei (proposta de emenda)
O Direito na federação brasileira
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
QUESTÕES DE ÉTICA PROFISSIONAL
Lei 13460/2017 Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos.
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2017
ENTENDIMENTOS FIRMADOS E PENDENTES NO NOVO SISTEMA São Paulo, 27 de junho de 2013
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do
Transparência e Integridade, Agenda Público-Privada do Século XXI
A Lei Anticorrupção e os Pequenos Negócios
ÁRBITRO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA ARBITRAGEM
Comissão Intersetorial de Trabalho
1. – SISTEMAS OU MECANISMOS ADMINISTRATIVOS
o desafio das especificidades do negócio.
DIREITO CONSTITUCIONAL II
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Para o adequado cumprimento de suas competências constitucionais, a legislação confere à Administração Pública competências.
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
REFORMA TRABALHISTA.
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA OS CADASTRADORES DO IFRN NO SITEMA CGU PAD
Avaliar desempenho de servidores
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 07 Art
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
Programa de Erradicação do Comércio Irregular de GLP – Gás Legal
Direito Constitucional
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL certezas e incertezas
NOÇÕES GERAIS DAS OBRIGAÇÕES
Projeto Fiscalização 2018 Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP Superintendência de Integração do Sistema - SIS Bom dia, meu nome é Ronald.
Avaliar desempenho de servidores
SLIDE 01 • CAPA » não alterar
CAMPETRO ENERGY 2018 MESA DE ATENDIMENTO PETROBRAS SBS/RLCP
Ponto 6-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Apuração de irregularidades em entidades de atendimento: (191)
Governança e gestão pública (o papel do agente público)
Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA questões práticas
Marco Legal da Inovação no Brasil
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DIREITO JURISPRUDENCIAL DO CPC
Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Alagoas
Ponto 2-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
UNINDO FORÇAS - 2 ANOS AVANÇOS E PERSPECTIVAS
Comissão Interministerial de Sustentabilidade - CISAP
ORIENTAÇÕES SOBRE REQUISITOS MÍNIMOS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO
Transcrição da apresentação:

LEI 12.846/2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Renato Capanema Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria Geral da União

Processo de aprovação da Lei Proposta do Executivo PL 6826/2010 Discussões no Congresso Audiências Públicas Participação da sociedade civil e do setor empresarial Aprovação da Lei 12.846/2013

O que mudou com a Lei 12.846/2013? ANTES DEPOIS Resp. de PJ Lacuna legislativa Foco na resp. de pessoa física DEPOIS Rol amplo de sanções, não mais limitadas ao valor do contrato Sistema jurídico completo, com resp. de pessoas físicas e jurídicas, inclusive por atos contra a Adm. Pública Estrangeira

Lei 12.846/2013 Responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos contra a administração pública, nacional ou estrangeira

Lei 12.846/2013 Responsabilidade Objetiva O que significa? Quais são as vantagens? Mas os atos não são sempre praticados por pessoas físicas? Por que então punir as empresas?

Lei 12.846/2013 Atos lesivos (art.5º) prometer, oferecer ou dar vantagem indevida a agente público fraudar licitações ou contratos dificultar ou impedir investigações ou fiscalizações governamentais

Lei 12.846/2013 Processo administrativo de responsabilização INSTAURAÇÃO Autoridade máxima do órgão ou entidade Possibilidade de delegação APURAÇÃO Comissão composta por 2 (dois) servidores estáveis PENALIZAÇÃO Multa, de 0,1 a 20% do faturamento bruto da PJ Publicação da decisão condenatória

Lei 12.846/2013 Apuração do ato lesivo Prazo, via de regra, de 180 para conclusão Contraditório e ampla defesa Possibilidade de celebração de acordo de leniência em qualquer fase do processo de apuração

Lei 12.846/2013 Competências da CGU no âmbito do PEF Competência exclusiva para celebrar acordo de leniência e para processar e julgar os casos de suborno transnacional Competência concorrente nos demais casos (examinar a regularidade ou corrigir o andamento)

Lei 12.846/2013 Critérios para aplicação de sanções Gravidade da infração Vantagem auferida e lesão Existência de mecanismos de integridade Situação econômica do infrator Cooperação da PJ na apuração das infrações

Lei 12.846/2013 Programa de integridade Auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades, aplicação efetiva de códigos de ética e conduta Deve levar em conta: Tamanho da empresa Mercado em que atua Grau de interação com o setor público

Lei 12.846/2013 Responsabilização judicial Ajuizada pelo MP ou pelas advocacias públicas dos órgãos/entidades Penalidades mais gravosas – suspensão das atividades ou até mesmo dissolução da pessoa jurídica Rito da Lei 7.347/1985 (Lei de Ação Civil Pública)

Desafios para a implementação Critérios para a aplicação das multas Celebração do acordo de leniência e incentivo a outras formas de cooperação Aprimoramento das técnicas de investigação Aplicação da lei em estados e municípios

OBRIGADO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União WWW.CGU.GOV.BR