Ismael Lazzaretti Michel Lopes Mariana Fleck Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas.
O negócio Área de atuação; Diversificação de trabalho (elementos até NR12); Oportunidade de entrada no mercado; Facilidade e agilidade no serviço.
O plano de marketing Busca da diferenciação; clientes variam entre grandes, médias e pequenas empresas; Necessitam de um atendimento rápido e de qualidade.
O plano de marketing Responsabilidade Seriedade Transparência Ética Comprometimento Seriedade
O plano de marketing Site; Contato com empresas; Fig. 1 – Logo da empresa. Site; Contato com empresas; Manter uma relação próxima.
Localização Empresa situada em Novo Hamburgo; Próximo ao centro da cidade; Facilidade de contato (e-mail, telefone, visita.).
Logística Operacional Projetos desenvolvidos através de softwares; Negociação diretamente com o cliente; Terceirização de usinagem; Fluxograma de produção. Fig. 2 – Fluxograma de processo.
Gestão de pessoal Poucos funcionários; Sócios com mesmo percentual da empresa, acordo em pró labore; Necessário qualificação e especialização para as atividades; Enquadramento da empresa no supersimples (33,77%).
Tab. 1 – Gastos da empresa para a manutenção do único funcionário. Mensalmente Anualmente Salário do funcionário com base no piso da categoria (Técnico em secretariado) R$ 1.000,00 R$ 12.000,00 Benefícios oferecidos R$ 358,33 R$ 4300 Encargos com base no Supersimples (33,77%) R$ 337,70 R$ 4052,4 Valor total R$1696,03 R$20352,36 Tab. 1 – Gastos da empresa para a manutenção do único funcionário.
Gestão financeira Investimento igualitário dos sócios para inicio do negócio; Capital inicial; Capital sequencial; Custos fixos e variáveis.
Capital inicial necessário: R$ 46.175,62. Custos iniciais Valor 4 Notebooks R$ 6.400 3 Chaves de licença SolidWorks R$ 15.563,62 1 Chave de Licença Edgecam R$ 5.200,00 Móveis (mesas, cadeiras, armários) R$ 5.460,00 Total R$ 32.623,62 Tab. 2 – Capital inicial fixo. Custos sequenciais Suporte financeiro para inicio dos serviços terceirizados R$ 10.000,00 Locação mensal do prédio comercial (contrato anual) R$ 552,00 (R$ 6624,00) Divulgação (Folders, site, banners) R$ 3.000,00 Total R$ 13.552,00 Tab. 3 – Capital inicial sequencial. Capital inicial necessário: R$ 46.175,62.
Aluguel do prédio R$ 1.000,00 Água R$ 50,00 Luz R$ 150,00 Telefone (Internet) Custo total R$ 1.350,00 Tab. 4 – Custos fixos mensais.
Gastos com terceirizadas (20% do produto) Pagamento (Funcionária) R$ 1.696,03 Pró Labore (3 sócios) R$ 7.500,00 (R$ 2.500,00 cada) Custo total R$ 9.196,03 Tab. 5 – Custos variáveis mensais.
Custos fixos R$ 1.350,00 Custos variáveis R$ 9.196,03 Custo total R$ 10.546,03 Tab. 6 – Custo total mensal.
Análise de viabilidade Capital mínimo gerado para fazer a empresa se manter e desenvolver; Projeção de receitas recebidas; Baixo investimento; Mercado aquecido.