Metodologia Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

BC0101 AULA 6 (cont.) O PROBLEMA DA INDUÇÃO. PROBLEMA FILOSÓFICO DA INDUÇÃO PODE SER ASSIM FORMULADO: “QUAL É A JUSTIFICAÇÃO PARA A CRENÇA QUE O FUTURO.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
Prof. Ms. José Edmar Lima Filho Metodologia da pesquisa.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Método Lógico de Redação Científica
Introdução e Conceitos.
Professor Cris Oliveira
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Capítulo 4 Equação de energia para regime permanente.
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS [FOLHA DE ROSTO] PROJETO DE PESQUISA SOCIAL:
O desenvolvimento do conhecimento econômico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
Tipos lógicos de pesquisa
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Epidemiologia Analítica
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Pesquisa em Psicologia
METODOLOGIA DE PESQUISA
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
Como construir hipóteses?
Trabalho de Administração de Empresas
Problemas Filosóficos
Noções básicas de hereditariedade
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
METODOLOGIA DA PESQUISA Prof. Ms. José Edmar Lima Filho
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Metodologia Científica
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
Tipos de estudos epidemiológicos
GALILEU GALILEI.
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Pesquisa Mercadológica
Introdução ao estudo da Química
Sociologia e Senso Comum
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Método experimental.
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Título do Projeto Científico
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
Modêlos Atômicos.
Objetivo, Definições, Significado
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO, CAIXA ALTA E NEGRITO
História da Psicologia
Metodologia da Pesquisa
Título do projeto de Ciências
Cartografia: ciência ou arte?
Mestrado Profissional em Física Médica
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Pesquisa Bibliográfica
Projecto Teórico Científico
...semana que vem: laboratório!
Metodologia Científica e Tecnológica
A evolução do Conhecimento
DELINEAMENTO DA PESQUISA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Prof. Elisson de Andrade
PROJETO DE PESQUISA.
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

Metodologia Científica Hipóteses e Variáveis Professor : Raimundo Nonato

Conceitos Hipóteses As hipóteses científicas, em geral, são as premissas dentro de uma determinada teoria, que podem ser validadas com base em um método científico, contribuindo para a formulação de novas hipóteses. Uma hipótese científica é uma proposição especulativa que se aceita de forma provisória como ponto de partida de uma investigação. A verdade ou refutação da hipótese é determinada graças a raciocínios ou experiências. Na proposição: "Os cachorros e as sardinhas são peixes", existe uma afirmação falsa e uma verdadeira, sendo que é possível demonstrar que um cachorro é um mamífero e não um peixe. Se uma hipótese é confirmada, ela se transforma em uma fundamentação de uma teoria científica, se ela é refutada, se transforma em um contra-argumento.

conceitos Variáveis As variáveis são aspectos, propriedades, características individuais ou fatores observáveis ou mensuráveis de um fenômeno. Podemos encontrar exemplos de variáveis em todas as áreas do conhecimento: • na física: massa, peso, velocidade, energia, força, impulso, atrito, etc. • nas ciências sociais: inteligência, classe social, sexo, salário, idade, ansiedade, preconceito, motivação, agressão, frustração e muitas outras. • na economia: custo, tempo, qualidade, produtividade, eficiência, desempenho, etc

Tipos de Variável VARIÁVEL INDEPENDENTE É aquela que é fator determinante para que ocorra um determinado resultado; é a condição ou causa para um determinado efeito ou conseqüência; é o estímulo que condiciona uma resposta. VARIÁVEL DEPENDENTE É aquele fator ou propriedade que é efeito, resultado, conseqüência ou resposta de algo que foi estimulado; não é manipulada, mas é o efeito observado como resultado da manipulação da variável independente. VARIÁVEL INTERVENIENTE É aquele fator ou propriedade que teoricamente afeta o fenômeno observado. Esse fator, no entanto, ao contrário das outras variáveis, não pode ser manipulado ou medido.

Tipos de hipóteses Hipótese explicativa Uma hipótese explicativa ou analítica refere-se a uma relação causal de características. Busca descobrir se a alteração de uma característica implica em alteração de outra característica, ou, mais genericamente, se alterações em um conjunto de características implicam em alterações em outro conjunto de características. O número de características em cada um dos dois grupos depende do propósito da pesquisa. Entretanto, em geral, é mais fácil e seguro considerar relações entre poucas características. Hipótese descritiva Como a ciência tenta construir um corpo sistemático de conhecimento verificado, é natural que uma grande parte de seu esforço seja despendido na verificação de hipóteses que pareçam obviamente verdadeiras, mas que ainda não foram verificadas empiricamente. Uma hipótese descritiva é enunciada para um problema descritivo. Declara a existência de uma uniformidade empírica, ou seja, de um fato ou relação comumente conhecido, mas que ainda não foi verificado empiricamente, ou que ainda não é conhecido, mas cuja existência é suspeita.

Hipóteses e variável