“Idosos de todo o mundo, uni-vos pela rede!”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

22 ANOS EVOLUINDO COM VOCÊ! Fernando Penna Rodolfo Krautheim.
Plataforma Tecnológica de Comunicação intuitiva e Inteligente Informações em Tempo Real em qualquer Lugar !
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA NO MUNDO GLOBALIZADO: UM ESTUDO VOLTADO AOS.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Professora Joyce Munarski Pernigotti Sociedade do Conhecimento num mundo sem Fronteiras.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Políticas Públicas e Inclusão Digital Mariluci Braga NOVOS PARADIGMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO INTEGRANDO CONCEITOS Fernando Lefevre Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Redução de vulnerabilidades, mobilização social e envelhecimento ativo Silvia M. M. Costa Pesquisadora Grupo de Pesquisa “Tecnologias, Culturas, Práticas.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Bibliotecas da Universidade Aberta
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
INTERATIVIDADE ANA PAULA DE ALMEIDA LIMA MARIA CRISTINA MOARA PAIVA.
Avanços nas últimas décadas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
Aluno: Rodrigo Pimentel
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
  WORKSHOP TOMADA DE DECISÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS E GESTÃO - EVENTOS EXTREMOS E DESASTRES AMBIENTAIS 28 e 29 junho 2016 IEE- USP.
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Inês Amaral – CECS (Universidade do Minho) / UAL / ISMT
AMBIENTE DIGITAL COMO UM ECOSISTEM -Fundamentos
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Plano Tecnológico.
Lifelong Education for Software Engineers - The World
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015
Orçamento Participativo Jovem Escolar
Mapeamento das representações da velhice no espaço digital
A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017.
Recursos de informação Na UAb
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
Projecto E-learningUP|
Com base no texto de Rüdiger
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Transposição Didática
Recursos de informação Na UAb
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO
MARCO DOMINGUES – Economia Social do Apoio Social ao Desenvolvimento Local MANAUS.AMAZONAS.BRAZIL 2017.
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
Instrumentos para o Diálogo
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
Dia 23/02/2019 – Encontro Específico entre Comissões de Justiça e Paz
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
TRANSIÇÃO PARA A VIDA PÓS-ESCOLAR 10 de Maio
A estrutura etária é a distribuição da população por intervalos de idades.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

“Idosos de todo o mundo, uni-vos pela rede!” Fernanda Daniel – Instituto Superior Miguel Torga / Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) Inês Amaral – Instituto Superior Miguel Torga / CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho)

“Idosos de todo o mundo, uni-vos pela rede!” «A comunicação para toda a sociedade é um direito fundamental: a comunicação livre, autônoma e para todo o mundo é um direito tão fundamental quanto a saúde e a educação. Esse direito concretiza-se hoje através da Internet e pelas redes móveis como direito humano fundamental.» Manuel Castells em Maio de 2011 num discurso à #acampada de Barcelona

Agenda Contexto 1: Cenário Real – Indicadores Sociodemográficos Contexto 2: Cenário Digital – Indicadores de Inovação A reformulação da esfera pública A condição de subcidadania por exclusão digital Envelhecimento ativo Propostas de intervenção para empowerment da população sénior Notas conclusivas

Contexto: duas realidades e uma só sociedade

Cenário Real – Indicadores Sociodemográficos I Tabela 1 - População residente segundo os Censos: total e por grandes grupos etários

Cenário Real – Indicadores Sociodemográficos II Tabela 2 - População residente com 65 e mais anos: por nível de escolaridade mais elevado

Cenário Digital – Indicadores de Inovação I Figura 1 – Estatísticas de acesso mundial à Internet em 2010

Cenário Digital – Indicadores de Inovação II Tabela 3 – Indivíduos que utilizam a Internet em % do total de indivíduos (por grupo etário)

Cenário Digital – Indicadores de Inovação III Sociedades infoincluídas e infoexcluídas Geografia dos novos espaços sociotecnológicos Internet como espaço de fluxos (Castells, 2003) Ciberespaço como suporte da “inteligência coletiva” (Lévy, 2001; Jenkins, 2006) Desterritorialização da sociedade Novas sociabilidades e novos excluídos Literacia/Iliteracia digital “Individualismo em rede” (Castells, 2003)

A reformulação da esfera pública A necessidade de reconstruir a vida pública Ferramentas de comunicação digital Cultura participativa Esfera pública na Internet: a dificuldade de um consenso A Tecnologia e novas relações com o Conhecimento e a Sociedade “Aldeia Global” e Nova “Ágora”? Opinião pública global e Globalização

A condição de subcidadania por exclusão digital Modelo de “Individualismo em Rede” (Castells, 2003) Modelo comunicacional dominante Reformulação do paradigma sociocomunicacional Esferas “tecnosociais” na vida quotidiana Exclusão digital como SUBCIDADANIA Exclusão de novos direitos básicos de cidadania

Envelhecimento ativo Um novo paradigma para a sociedade contemporânea Novas diretrizes orientadas para intervenção cívica ativa O fim das estereotipias idadistas Valorização do indivíduo Despadronização das aprendizagens Mapeamento do curso de vida a partir de escolhas biográficas (Pais, 2010) Promoção da manutenção de laços sociais e afetivos através de novos suportes Necessidade de empowerment da população envelhecida

Propostas de intervenção para empowerment da população idosa I Projeto de uma plataforma gerida por um consórcio de instituições académicas do mundo lusófono Sinergias formalizadas em protocolos de cooperação entre instituições académicas e respostas sociais dirigidas à população sénior. Ferramentas que visem o empowerment da população sénior no acesso ao conhecimento e à informação através de pesquisa avançada, produção de conteúdos, capacitação para vida profissional ativa para além da reforma, promoção do voluntariado nas idades mais longevas, e imersão na sociedade infoincluída abolindo a estereotipia sobre a velhice.

Propostas de intervenção para empowerment da população idosa II Projeto de uma plataforma gerida por um consórcio de instituições académicas do mundo lusófono Banco de formadores/especialistas seniores que sustente uma rede de mentoring. Rede de formação em regime de eLearning, assumindo a tecnologia como suporte dos novos modelos de ensino- aprendizagem. Base de dados de documentos multimédia online que potenciem a autoaprendizagem.

Notas conclusivas A infoinclusão como realidade dominante obriga a um empowerment da população sénior através do Conhecimento, TIC e intervenção ativa na vida pública e privada. A Internet enquanto espaço social e de cultura participativa revela uma mudança em curso que tem de ser acompanhada por uma aprendizagem/formação ao longo do curso da vida. Urge intervir ativamente junto da população sénior e reivindicar um direito básico: o livre acesso à comunicação. Intervenção para uma cidadania digital no contexto do envelhecimento ativo traduz a necessidade de enquadramento de uma grande franja da população na realidade dominante da infoinclusão.

Fernanda Daniel - fernanda-daniel@ismt Fernanda Daniel - fernanda-daniel@ismt.pt Inês Amaral - inesamaral@ismt.pt