PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acesso pelo site
Advertisements

1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
GECON CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E HUMANAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARACIABA 1º QUADRIMESTRE EXERCICÍO
SPED Fiscal - Registro 1400 Produtor Rural com CNPJ e IE
Censo Escolar da Educação Básica e Sistema Educacenso
Projeto Cadastro Desenho de Processo 1Desenho de processo.
INSTRUÇÃO NORMATIVA N. TC 20/2015 Névelis Scheffer Simão Diretor de Controle da Administração Estadual.
Seminário de GTDE. Integrantes André L. LemesRA: Tiago G. RochaRA: Vitor Moreira PeresRA:
Financeiro – Cadastro de Saldo Inicial do Dia. Objetivo: Cadastrar o Saldo Inicial das Contas Correntes da empresa. O saldo Inicial será utilizado na.
Estado do Rio Grande do Norte PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI CNPJ: / SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA Ç ÃO E CULTURA Rua: Nossa Senhora da Concei.
Sicon – Sistema de Condicionalidade Trata-se de um sistema multiusuário para Gestores Federal, Estadual e Municipal e Instâncias de Controle Social acessível.
Legislação aplicada à saúde dos trabalhadores
Fluxograma – Concurso Público (CP)
Providências a serem adotadas nos primeiros dias do governo municipal
Transição de Mandato Orientações.
PORTAL DO CLIENTE.
ATIVIDADE BANCÁRIA.
Contabilidade e Orçamento Público Regime Contábil e Plano de Contas
FORMALIZAÇÃO FORMALIZAÇÃO CARTÃO PARA VER CLIQUE AQUI Início SAIR
Contratação de pessoal; Direito autoral; Outras providências legais
Do Processo Tributário
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento
Requisitos e documentos para a inscrição
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
FORMALIZAÇÃO FORMALIZAÇÃO CARTÃO PARA VER CLIQUE AQUI Início SAIR
UNIDADE 2 - FATOS CONTÁBEIS
Planejamento Tributário
ORÇAMENTO: CIF, despesas de vendas e administrativas
Planejamento Tributário
RESTOS A PAGAR Erica.
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
Professora: Samanta Castro
Direito do Consumidor Revisão para o XXI Exame da OAB
VI Fórum de Administração e Planejamento do IFCE
Inscrição no SICAPE – SISTEMA DE CAPACITAÇÃO
Execução provisória da sentença
FORMALIZAÇÃO FORMALIZAÇÃO CARTÃO PARA VER CLIQUE AQUI Início SAIR
QUADRO DE VALORES RECEBIDOS
Bom dia A TODOS! MDS – Orientações – Certificação de Entidades
Treinamento Operacional Sicoob Tranqüilidade
CECRISA CRED.
Diretoria de Ensino - Região Osasco
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
Contrato de depósito bancário e aplicações financeiras.
REFORMA TRABALHISTA.
Serviço de Psicologia e Orientação
Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
FORMALIZAÇÃO FORMALIZAÇÃO CARTÃO PARA VER CLIQUE AQUI Início SAIR
Reunião de divulgação do orçamento participativo
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
EDITAL DE SELEÇÃO DE ENTIDADES
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Execução provisória da sentença
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM ALUNOS - 3º CICLO / SECUNDÁRIO
SLIDE 01 • CAPA » não alterar
Aspectos relativos à Operação Concorrência Leal
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
PROJETO DE LEI N.º DE 2015 Deputado Federal Indio da Costa
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA questões práticas
Plano de Gestão da Escola
FORMALIZAÇÃO Início SAIR.
Programa Dinheiro Direto na Escola
Contas Online SiGPC - Sistema de Gestão de Prestação de Contas.
Infraestrutura Polo da Academia da Saúde
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIA TISS CONSULTA
Transcrição da apresentação:

Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS SUMÁRIO O QUE É PRESTAR CONTAS? POR QUE PRESTAR CONTAS? PARA QUÊ PRESTAR CONTAS? QUANDO É NECESSÁRIO PRESTAR CONTAS? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO PRESTAR CONTAS? O QUE DEVE SER INFORMADO NA RESTAÇÃO DE CONTAS? COMO FAZER A PRESTAÇÃO DE CONTAS? QUAIS OS PRAZOS DE PRESTAR CONTAS? QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS? O QUE FAZER SE A OMISSÃO É RESPONSABILIDADE DO GESTOR ANTERIOR?

PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE É? Demonstrar o que foi feito com recursos do programa/ação num determinado período. Atenção! Reprogramar o saldo é também prestar contas POR QUE PRESTAR CONTAS? Porque o recurso é público. Porque é uma obrigação Constitucional. “Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize e arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária” C.F. § único do art. 70.

PARA QUÊ PRESTAR CONTAS? PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA QUÊ PRESTAR CONTAS? Para possibilitar que a sociedade e o Poder Público verifique se os recursos transferidos foram utilizados nos fins para os quais foram destinados. QUANDO É NECESSÁRIO PRESTAR CONTAS ? Sempre que a entidade: tiver recebido recursos do PDDE ou de suas Ações Agregadas naquele ano; ou tiver saldos de anos anteriores, ainda que não tenham recebido novos repasses.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO PRESTAR CONTAS? PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO PRESTAR CONTAS? Suspensão de repasses do PDDE e de suas ações. Inscrição da entidade e seus gestores em cadastro de inadimplentes. Instauração de processo administrativo, civil e/ou criminal contra os responsáveis. Prejuízos para a comunidade, para a escola, para a UEx e para seus dirigentes.

PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE DEVE SER INFORMADO? TODAS AS RECEITAS Recursos recebidos no ano + Saldos de anos anteriores + Rendimentos de aplicações financeiras + Depósitos de recursos próprios (para reposição de valores) TODAS AS DESPESAS Pagamentos de compras/contratações + Quaisquer débitos realizados na conta

COMO FAZER A PRESTAÇÃO DE CONTAS?

COMO FAZER A PRESTAÇÃO DE CONTAS? PARTIDA Localizar os extratos bancários da conta 1º Localizar os extratos bancários da conta 1º Identificar as receitas e despesas 2º 2º Identificar as receitas e despesas Preencher Demonstrativo da Execução da Receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados 4º 4º Preencher Demonstrativo da Execução da Receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados Localizar documentos relacionados às receitas e despesas Atas, pesquisas de preços, notas fiscais, recibos etc. 3º Localizar documentos relacionados às receitas e despesas Atas, pesquisas de preços, notas fiscais, recibos etc. 3º Preencher Conciliação Bancária Se houver créditos ou débitos não demonstrados no extrato bancário 5º Preencher Conciliação Bancária Se houver créditos ou débitos não demonstrados no extrato bancário 5º Apresentar à comunidade escolar Reuniões, assembleias murais e/ou sites 6º Apresentar à comunidade escolar Reuniões, assembleias murais e/ou sites 6º CHEGADA Enviar para EEx 7º Enviar para EEx 7º

PRESTAÇÃO DE CONTAS 7º Essa chegada será tanto ou mais feliz ... Enviar para EEx 7º CHEGADA Essa chegada será tanto ou mais feliz ... ... na medida da organização da documentação, desde as atividades do planejamento Documentos do PDDE

QUAIS OS PRAZOS DE PRESTAR CONTAS? PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS OS PRAZOS DE PRESTAR CONTAS? Até 31/01 do ano seguinte ao do repasse Até 30/04 do ano seguinte ao do repasse UEx EEx FNDE

PRESTAÇÃO DE CONTAS Se não cumprir o prazo de 30 de abril, a partir e 1º de maio a entidade estará inadimplente Aí ela terá até 31 de outubro para regularizar a pendência.

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS? 1. OS PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO SEGUIRAM AS NORMAS? 2. AS DESPESAS FORAM REALIZADAS NOS OBJETIVOS DO PROGRAMA/AÇÃO?

PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS? 1. OS PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO SEGUIRAM AS NORMAS? As decisões quanto ao uso do R$ foram coletivas? Estão registradas em atas? Foram realizadas, no mínimo, três pesquisas de preços? Se não, por quê? Foi, comprovadamente, inviável realizá-las? A seleção dos produtos/serviços adquiridos foi feita com algum critério? Qual (menor preço, melhor qualidade, menor prazo de entrega)? Os preços praticados são compatíveis com o mercado local?

PRESTAÇÃO DE CONTAS 1. OS PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO SEGUIRAM AS NORMAS? Cont. d) Há repetição de compras ou contratações num mesmo fornecedor/prestador? Se sim, por quê? Foi, comprovadamente, inevitável realizá-las em outros estabelecimentos comerciais? e) Os pagamentos foram, comprovadamente, realizados para os devidos destinatários (fornecedores/prestadores)? f) Há comprovação de entrega dos produtos/serviços na escola beneficiária? g) As compras/contratações foram, comprovadamente, pagas com os recursos do programa/ação? h) Os recursos foram utilizados nas categorias de despesas programadas? Se não, por quê?

PRESTAÇÃO DE CONTAS QUAIS OS CRITÉRIOS PARA JULGAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS? 2. AS DESPESAS FORAM REALIZADAS NOS OBJETIVOS DO PROGRAMA/AÇÃO? Os recursos, comprovadamente, foram empregados nas finalidades do programa/ação? Se não, por quê? Houve prejuízo aos objetivos do programa/ação? No caso de prejuízos aos objetivos do programa/ação, foi providenciada a devolução do recursos, com a devida correção monetária? Se não, foi instaurada representação contra o gestor responsável?

O QUE FAZER SE A OMISSÃO É RESPONSABILIDADE PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE FAZER SE A OMISSÃO É RESPONSABILIDADE DO GESTOR ANTERIOR? Elaborar a prestação de contas SIM Enviar para FNDE Localizar a documentação Localizou? NÃO Enviar para EEx Solicitar documentação p/ o ex-gestor Fazer justificativa Atendeu? SIM NÃO NÃO Fazer Representação no MPF contra o ex-gestor SIM Solicitar devolução de recursos das despesas irregulares Atendeu?

PRESTAÇÃO DE CONTAS O QUE FAZER SE A OMISSÃO É RESPONSABILIDADE DO GESTOR ANTERIOR ? Elaborar a prestação de contas Documentos necessários para fazer Representação I. Extrato bancário da conta, demonstrando as receitas e despesas. II. Relatório sucinto da destinação dada aos recursos III. Identificação do ex-gestor (nome, CPF e endereço atualizado - se houver) IV. Documento com a situação de prestação de contas perante o FNDE (consultar SIGPC público) SIM Enviar para FNDE Localizar a documentação Localizou? NÃO Enviar para EEx Solicitar documentação p/ o ex-gestor Fazer justificativa Atendeu? SIM NÃO NÃO Fazer Representação no MPF contra o ex-gestor SIM Solicitar devolução de recursos das despesas irregulares Atendeu?

EM CASO DE DÚVIDAS 0800.61.61.61 PDDE@FNDE.GOV.BR .COM/C/TVPDDE