O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PARA RESULTADOS EM
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
PLANO DE GESTÃO.
Orçamento na CF/88 Princípios
Políticas Públicas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Vitória, 01 de junho de 2009 Desafios e perspectivas do Planejamento.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
MONITORIA DA PERFORMANCE DO GPR
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Monitoramento e Avaliação
ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS DO BRASIL, SEUS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS E SUAS PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS Paulo Bernardo Silva Ministro do.
Fórum de Secretários Executivos
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Relatório da Ação Governamental RAG
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte Aportes à Gestão Municipal Natal 2014.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Contas Nacionais Satélites em Saúde 1ª Reunião do Comitê Gestor 14/08/2006.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL 2008
R EPENSANDO O S ISTEMA DE P LANEJAMENTO E O RÇAMENTO F EDERAL Seminário Assecor Outubro/2013.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Atuação dos agentes de Controle Social
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Plano de Contingenciamento de Gastos - PCG
Mapeamento de Processos
Introdução à Gestão Pública
A Excelência na Gestão Pública
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Brasília, setembro de 2007.
Conclusão da 1ª. etapa na Seção de Execução Orçamentária (SORC) Conclusão da 1ª. etapa na Seção de Liquidação de Despesas de Custeio (SLDC) Conclusão da.
Alguns conceitos básicos relacionados à gestão da informação em saúde Ministério da Saúde Secretaria Executiva Assessoria Especial de Informação em Saúde.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Visão Ser reconhecido pela sociedade brasileira e pela comunidade internacional como órgão de Estado efetivamente integrador da segurança e da defesa.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Planejamento Estratégico Fundamentos no Orçamento Participativo.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2000-2003

Objetivos Processo Institucional de Avaliação Definição Difusão Demanda Financiamento Avaliadores

Fundamentação conceitual Institucionalismo Avaliação Institucionalização da Avaliação

Campos de Investigação Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministro Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Departamento de Planejamento Gerência do Projeto de Avaliação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA Presidente Coordenação Geral Técnico em Pesquisa Diretoria de Estudos Setoriais

Definição Resultados Legislação e documentos oficiais do Governo Eficiência e eficácia Efetividade Instrumento de gestão Avaliação de resultados Avaliação dos objetivos estratégicos do Governo Avaliação física e financeira dos programas Melhoria na alocação de recursos Conteúdos verbalizados Avaliação gerencial Avaliação de resultados Avaliação quanto a eficácia Avaliação quanto a eficiência Avaliação de desempenho Avaliação de qualidade Melhoria na alocação de recursos

Demanda Resultados Legislação e documentos oficiais do Governo Conteúdos verbalizados Congresso Nacional; Governo: Presidência da República, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e primeiro escalão do Governo (Ministros, Secretários, Dirigentes Setoriais). Legislação e documentos oficiais do Governo Congresso Nacional; Presidência da República; Ministério do Planejamento.

Avaliadores Resultados Conteúdos verbalizados Gerentes dos programas e suas equipes Técnicos das subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) Secretarias executivas dos ministérios (coordenação) Gerentes do programa de gestão de políticas, Monitores da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) Técnicos de Planejamento e Pesquisa do IPEA Legislação e documentos oficiais do Governo Gerentes dos programas e suas equipes Envolvidos na supervisão do programa, dirigentes e assessores especiais dos ministérios Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Financiamento Resultados Conteúdos verbalizados Não existe alocação de recursos específica para a avaliação Os recursos utilizados para avaliação estão diluídos no orçamento de cada ministério Legislação e documentos oficiais do Governo Não constam informações na legislação ou documentos oficiais do Governo

Difusão dos Resultados Conteúdos verbalizados Divulgação interna: Presidência da República, ministérios; Relatório final encaminhado ao Congresso Nacional; Relatório disponibilizado na internet; Site com resultados das ações de Governo, com linguagem mais adequada à população. Legislação e documentos oficiais do Governo Encaminhamento à Presidência da República; Encaminhamento ao Congresso Nacional; Transparência da ação governamental.

Conclusão O êxito na absorção da proposta do novo processo institucional de avaliação dependerá: da vontade política, da capacidade gerencial de coordenar esforços, da democratização do processo, da descoberta de potencial para a internalização de novos valores.