Energia através das ondas e marés

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia das Ondas Oceânicas
Advertisements

SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
Fluxo de energia Primeira Lei da Termodinâmica Energia: capacidade de realizar trabalho.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
Tipos de Energia Nome: Gabriel e Julio Turma:501 Professora: Andrea Loureiro.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Energias Renováveis 3º ciclo A Água na Escola Portuguesa.
Energia é uma palavra derivada do grego, significa força ou acção. Ora como o trabalho resulta de uma aplicação de forças, podemos dizer que a energia.
+ Energia Eólica. + Introdução: A moderna energia eólica e suas origens Dados mundiais E no Brasil?
Dinamômetros Leonardo de Bortolli Nogueira Victor Waszczynski
Introdução e Conceitos.
“DESCOBRINDO A CIÊNCIA”
Medições – parte I: Precisão.
MOTORES CICLO OTTO.
Ciências da Natureza e suas ENERGIA DAS ONDAS E MARÉS
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
A Importância do Biogás no Cenário Nacional
SISTEMA DE GESTÃO DE ENERGIA GERADO ATRAVÉS DE SENSORES PIEZOELÉCTRICO
FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
TIPOS DE ENERGIA NOMES: ANA LUIZA FERNANDES E LUIZ GUSTAVO DE SOUZA
Orientações do podcast
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Edição de Áudio Cleber Morais.
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
Energia e Tipos de energia
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
PHA – 2542: Sistema de Gestão Ambiental
Energia eólica Referência: Geração de energia elétrica.
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Planejamento de estratégias:
Prof. Klecius Celestino
Medida da resistência do circuito de terra
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
CLUBE DE CIÊNCIAS – Aulão preparatório para a prova do iFF
AULA 6– FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional
Interruptores de Potência
Jessé Santos Maria Tiago
Arranjo Físico Celular
FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA
Água: um bem finito?.
Fillipe Henrique Neves Soares
Administração de Novos Negócios
Formas de energia.
Produção hidroelétrica em Portugal
ENERGIA HÍDRICA E EÓLICA-VISÃO GERAL
Fontes e formas de energia
Formas fundamentais de energia
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
7 Resultados de Medições Indiretas
Energia Geotérmica Atualidade, Perspetivas e Potencial
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
ENERGIA EÓLICA PARA UM MUNDO NOVO…
FONTES DE ENERGIA.
SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
FATORES DO CLIMA.
Manuais Administrativos
Características físicas do estado gasoso
Procedimento analítico
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês!
FERRO A VAPOR SOLAR INTRODUÇÃO QUESTÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2018 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Energia através das ondas e marés Gestão de Energia Equipe: Elienai Barbosa e Marcelo Reimão

ENERGIA ATRAVÉS DAS ONDAS E MARÉS A utilização da força das ondas e das marés poderá vir a ser uma das melhores formas de produzir energias limpas. Já existe uma unidade na França a funcionar de forma produtiva há alguns anos e nos EUA e na Escócia têm sido feitos investimentos importantes nesta forma de energia. Este tipo de aproveitamento ainda pode ser considerado recente e ainda em fase de desenvolvimento. Apesar da energia das Ondas e Mares possuir diversas vantagens na sua utilização conta também com importantes desvantagens, que estão a atrasar e mesmo a bloquear novos projetos e investimentos.

ENERGIA DAS ONDAS A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina em funcionamento. A elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. A energia mecânica da turbina é transformada em energia eléctrica através do gerador. Quando a onda se desfaz e a água recua o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas. Esta é apenas uma das formas de retirar energia das ondas. Atualmente, utiliza-se o movimento de subida/descida do onda para dar potência a um êmbolo que se move para cima e para baixo num cilindro. O êmbolo pode por um gerador a funcionar. Os sistemas para retirar energia das ondas são muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas boias de aviso por vezes colocadas no mar.

CEARÁ POSSUI A PRIMEIRA USINA DE ONDAS DA AMÉRICA LATINA Considerado uma fonte estratégica para todo o mundo e, principalmente, para o Brasil, o mar vem chamando a atenção de especialistas em energia, que já testam e implantam algumas alternativas de geração, como a usina de ondas. Localizada no quebra-mar do Porto de Pecém, a 60km de Fortaleza, a usina de ondas é a primeira na América Latina responsável pela geração de energia elétrica por meio do movimento das ondas do mar. Com tecnologia 100% nacional, a estimativa é de que o equipamento de baixo impacto ambiental esteja completamente pronto para funcionar até o ano de 2020. O projeto dos pesquisadores da Coordenação dos Programas de Pós- Graduação de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é financiado pela Tractebel Energia, dentro do programa de P&D da Aneel, e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará. O custo estimado é de R$ 18 milhões. Deverão ser gerados 100 quilowatts (KW) para o abastecimento de energia do principal porto cearense. Ou seja, é possível abastecer cerca de 60 famílias.

ENTENDA O FUNCIONAMENTO A Usina de Ondas traz como principal inovação a construção em módulos, o que permite a ampliação da capacidade. Cada módulo é formado por um flutuador, um braço mecânico e uma bomba conectada a um circuito de água doce. A medida que as ondas passam, os flutuadores sobem e descem, o que aciona bombas hidráulicas, que fazem com que a água doce contida em um circuito fechado, no qual não há troca de líquido com o ambiente, circule em um local de alta pressão. Essa água que sofre grande pressão vai para um acumulador, que tem água e ar comprimidos em uma câmara hiperbárica. Além das ondas, o mar oferece a possibilidade de geração de energia impulsionada pela movimentação das marés. De acordo com estudos, o Brasil tem condições de explorar todas essas fontes. Estima-se que os 8 mil quilômetros de extensão litoral no Brasil podem receber usinas de ondas suficientes para gerar 87 gigawatts. Desse total, 20% seriam convertidos em energia elétrica, o que equivale a aproximadamente 17% da capacidade total instalada no País.

Coppe UFRJ - Usina de Ondas

ENERGIA DAS MARÉS A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para transformá-la são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

FUNCIONAMENTO A energia das marés, também conhecida como energia mare motriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia. O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica. É importante destacar que poucas localidades apresentam características propícias para a obtenção desse tipo de energia, visto que o desnível das marés deve ser superior a 7 metros. Entre os locais com potencial para a produção de energia das marés estão a baía de Fundy (Canadá) e a baía Mont-Saint-Michel (França), ambas com mais de 15 metros de desnível. No Brasil, podemos destacar o estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros, e, principalmente, a ilha de Macapá (AP), com marés que atingem até 11 metros.

VANTAGENS A constância e previsibilidade da ocorrência das marés; O facto de as marés serem uma fonte inesgotável de energia; A sua fiabilidade; O facto de ser uma fonte de energia não poluente.

DESVANTAGENS Os custos de instalação são bastante elevados; Só é produzida energia enquanto existir um desnível entre os níveis de água que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem; Só podem ser instaladas centrais para a produção de eletricidade a partir desta energia em locais que respondam às necessidades geomorfológicas necessárias para a mesma e que possuam um desnível entre marés bastante elevado (cerca de 5,5m); A sua construção pode acarretar grandes impactos ambientais devido à criação da albufeira. Outras desvantagens que se baseiam nas dificuldades técnicas que o desenvolvimento tecnológico tem no aproveitamento da energia das ondas, sendo as mais relevantes: Irregularidade da amplitude de onda, fase e direção; é difícil obter o máximo de eficiência num sistema sobre uma inteira gama de frequências; A carga estrutural num evento de condições meteorológicas extremas, como é o caso de furacões, que pode ser 100 vezes superior à carga média.

ENERGIA DAS ONDAS NO BRASIL Desde meados de novembro de 2012, funciona em caráter experimental, a Usina de Pecém, no Ceará, nordeste brasileiro, sendo a primeira usina desse tipo na América Latina. Funcionando com a força das ondas do mar. Utiliza tecnologia brasileira em desenvolvimento.

BIBLIOGRAFIA http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/11/1372423-brasil- quer-gerar-energia-eletrica-a-partir-das-ondas-do-mar.shtml http://www.portal-energia.com/energia-ondas-e-mares-vantagens-e- desvantagens/ http://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/ceara-possui- primeira-usina-de-ondas-da-america-latina/