TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Advertisements

Atuação e DESAFIOS de STARTUPS e INCUBADORAS de empresas no contexto do desenvolvimento econômico.
Programa de Regionalização do Turismo
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
BSC Balanced Scorecard. O QUE É BSC? Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) BSC é um modelo de gestão que auxilia as organizações.
CAMPINAS. Entidades de Apoio “Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar” Empresas e Empreendedores “Temos bons Projetos mas não conseguimos.
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional Governo do Estado do Rio Grande do Sul Departamento de Planejamento Governamental Março de 2015 Plano.
CASO MEDPOR Ana Valente Carina Correia Inês Frazão Maria Correia Valéria Reyes GC2.
1 Audiência Pública Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Brasília, Seguro Agrícola.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Presidência Húngara do Conselho da União Europeia
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
Programa de Revitalização do Pinhal Interior
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
A Importância do Biogás no Cenário Nacional
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
Convenção da Família Bonaparte Hotel Salinas – Maragogi
Destinos Turísticos Inteligentes
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
1. Introdução as FP Conceitos Finanças Instrumentos financeiros
A urgência da educacional ambiental no brasil
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
Professor Douglas Pereira da Silva
Apresentação do plano de negócios
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
EXPERIÊNCIA DA INCUBADORA DE COOPERATIVAS – INCUBACOOP
O que é Educação Ambiental?
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Roteiro de Planejamento Estratégico
Plano de Negócios Parte 1
Patrimônio Material e Imaterial:
Planejando o Turismo no seu Município
Amílcar Ramos Mestrado em Cabo Verde Teorias de Gestão Amílcar Ramos
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
MODALIDADES DE TURISMO
Geraldo augusto da silva
MonteAdriano, SGPS Conservação de Redes Rodoviárias Municipais
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Lucília Salgado.
Turismo.
Planejamento Estratégico para Exportação
33º Encontros Tele.síntese Os efeitos no mercado das novas políticas governamentais Jorge Salomão Pereira CEO
Treinamento e Desenvolvimento
GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
Logística e Gerenciamento da
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM
Nome da empresa Plano de negócios.
Desenvolvimento sustentável para MPE
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Professor Flávio Toledo
Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco
Orientações de estágio
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
Transcrição da apresentação:

TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural Manuel Reis Ferreira

TURISMO E CULTURA Turismo e cultura constituem um binómio inseparável no centro das oportunidades de desenvolvimento Valorização dos Recursos Produção de Conteúdos Apresentação e Interpretação Planeamento Regional e Local Gestão Estratégica de Produtos e Destinos Turísticos ACÇÃO Manuel Reis Ferreira

POLÍTICAS SECTORIAIS DE TURISMO OBJECTIVOS GERAIS DAS POLÍTICAS SECTORIAIS DE TURISMO CRESCIMENTO DO P.I.B. CRIAÇÃO DE EMPREGO GERAÇÃO DE RENDIMENTO CAPTAÇÃO DE DIVISAS Manuel Reis Ferreira

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS/METAS AUMENTO DO NÚMERO DE TURISTAS AUMENTO DOS GASTOS MÉDIOS/TURISTA REDUÇÃO DA SAZONALIDADE DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS DIVERSIFICAÇÃO DE MERCADOS CRITÉRIOS PARA AS OPÇÕES DE MEDIDAS DE POLÍTICA Manuel Reis Ferreira

CRESCIMENTO DO TURISMO MAIS TURISTAS AUMENTO DO P.I.B. AUMENTO DO EMPREGO ENTRADA DE DIVISAS Manuel Reis Ferreira

CRESCIMENTO VERSUS DESENVOLVIMENTO AUMENTO DO PIB AUMENTO DO VOLUME DE EMPREGO AUMENTO DAS ENTRADAS DE DIVISAS AUMENTO DO NÚMERO DE TURISTAS AUMENTO DAS DESPESAS DOS TURISTAS MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EMPREGOS VALORIZADORES E BEM REMUNERADOS EFEITOS DIRECTOS E INDIRECTOS SOBRE A ECONOMIA REGIONAL EQUILÍBRIO ECONÓMICO SUSTENTABILIDADE E VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS Manuel Reis Ferreira

COMPETITIVIDADE: UMA PERIGOSA OBSESSÃO A ideia de que as cidades, as regiões e os países competem entre si tal como as empresas pode ser ilusória e conduzir a interpretações redutoras. As relações de cooperação e “coopetição” em rede não são um jogo de soma nula, são altamente potenciadoras de sinergias. O sucesso nos mercados nem sempre é o melhor indicador de desempenho. O sucesso está em privilegiar valores e objectivos a longo prazo e não lucros imediatos - o horizonte estratégico faz variar a relação entre competitividade e sustentabilidade. Manuel Reis Ferreira

FACTORES-CHAVE DO DESTINO TURÍSTICO ACESSIBILIDADE ATRACTIVIDADE ALOJAMENTO E RESTAURAÇÃO ACTIVIDADES/ANIMAÇÃO APOIOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS IMAGEM E NOTORIEDADE DISTRIBUIÇÃO/OPERAÇÃO OS FACTORES ACTUAM EM SINERGIA E REQUEREM MASSA CRÍTICA Manuel Reis Ferreira

COMO POTENCIAR A CAPACIDADE INDUTORA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO ? VALORES VISÃO POLÍTICAS ESTRATÉGIAS OBJECTIVOS AMBIÇÃO PLANOS Manuel Reis Ferreira

O QUE É A ESTRATÉGIA ? VISÃO DE FUTURO MOBILIZADORA FOCO NAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS ORIENTAÇÃO PARA OS MERCADOS EXPLORAR OPORTUNIDADES E RESOLVER BLOQUEIOS INOVAR DIFERENCIANDO-SE REFORÇAR IDENTIDADES VALORIZAR O PATRIMÓNIO QUALIFICAR O TERRITÓRIO E AS PESSOAS ADAPTAR-SE A ENVOLVENTES EM MUDANÇA CRIAR UM SISTEMA DE ACTIVIDADES COM SINERGIAS ESTABELECER MATRIZES PARA A ACÇÃO ORGANIZAR A APRENDIZAGEM Manuel Reis Ferreira

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA DOS DESTINOS TURÍSTICOS GERIR O DESTINO COMO UM PRODUTO O PRODUTO É UMA EXPERIÊNCIA GLOBAL A ESTRATÉGIA TRATA DA EFICÁCIA FACE AOS OBJECTIVOS A GESTÃO TRATA DA EFICIÊNCIA NO USO DOS MEIOS O PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO FAZ A PONTE ENTRE A ESTRATÉGIA E A GESTÃO GESTÃO ESTRATÉGICA Manuel Reis Ferreira

NOVOS CONTEXTOS E MOTIVAÇÕES Globalização NOVO PARADIGMA TURÍSTICO TURISMO CULTURAL TURISMO URBANO TURISMO ACTIVO ECOTURISMO SAÚDE E BEM-ESTAR RESORTS INTEGRADOS PRODUTOS EM CRESCIMENTO: Maior nível educacional médio Novas Tecnologias de Informação e Comunicação A Geração Net chegou à idade adulta O NEGÓCIO TURÍSTICO ESTÁ EM MUDANÇA Manuel Reis Ferreira

ATITUDE DOS TURISTAS IMERSÃO PASSIVIDADE ENVOLVIMENTO ABSORÇÃO Manuel Reis Ferreira

QUANDO TUDO É MAIS COMPLEXO E OS CENÁRIOS PARECEM ADVERSOS Estimular o capital intelectual - o conhecimento é a principal arma competitiva Orientar as acções por estratégias robustas Ancorar as intenções estratégicas Ter posições de mercado claras e diferenciadas aproveitar o ponto de inflexão estratégica para conquistar posições de mercado e construir posições competitivas duradouras Património e Cultura são os melhores pontos de ancoragem estratégica Manuel Reis Ferreira

QUALIFICAÇÃO DOS PRODUTOS TURÍSTICOS DOMÍNIOS-CHAVE: VISÃO ABRANGENTE DE TURISMO RECREIO E LAZER CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO DIVERSIFICAÇÃO DAS ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS EXPERIÊNCIAS ENRIQUECEDORAS SEGMENTADAS INVESTIMENTO NOS RECURSOS HUMANOS QUALIDADE DOS SERVIÇOS ALARGAMENTO DA CADEIA DE VALOR CONTEÚDOS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manuel Reis Ferreira

QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS TURÍSTICOS DOMÍNIOS-CHAVE: ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO QUALIDADE AMBIENTAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL HISTÓRICO E ETNOGRÁFICO SEGURANÇA EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE APOIO SINALIZAÇÃO E INFORMAÇÃO TURÍSTICA NTIC E CONTEÚDOS Manuel Reis Ferreira

REFORÇO DAS IDENTIDADES PRIORIDADE AO FOCO NOS RECURSOS ENDÓGENOS VALORIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS ANCORAGEM ESTRATÉGICA NO PATRIMÓNIO LOCAL PROMOÇÃO DA CRIAÇÃO CULTURAL DE BASE ENVOLVIMENTO E BENEFÍCIO PARA AS POPULAÇÕES Manuel Reis Ferreira

INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO TURISMO CULTURAL EXPERIÊNCIAS CULTURAIS NO NÚCLEO DO PRODUTO CONTEÚDOS INFORMATIVOS E INTERPRETATIVOS CENTRADO NOS ATRACTIVOS DE PATRIMÓNIO CULTURAL HISTÓRICO E ETNOGRÁFICO DESCOBERTA E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO Manuel Reis Ferreira

NA ERA DA INFORMAÇÃO ... É PRECISO INVESTIR MUITO MAIS EM: WWW INFORMAÇÃO PRÈ-VIAGEM INFORMAÇÃO NO DESTINO CONTEÚDOS APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manuel Reis Ferreira

Manuel Reis Ferreira

Manuel Reis Ferreira

ESTRATÉGIAS DE TURISMO CULTURAL PARTIR DO LOCAL/REGIONAL NÚCLEO DO PRODUTO CONTEÚDOS APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO ESTRATÉGIAS DE PRODUTO ESTRATÉGIAS DE MERCADO ALARGAR MERCADOS DIVERSIFICAR SEGMENTAR MARKETING: Criar novos públicos para o turismo e lazer cultural Manuel Reis Ferreira

PROMOVER A CULTURA COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO EIXOS ESTRATÉGICOS: REFORÇAR AS IDENTIDADES LOCAIS, APOIAR-SE NAS COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS VALORIZAR O PATRIMÓNIO LOCAL, DESENVOLVER OS RECURSOS ENDÓGENOS CRIAR EQUIPAMENTOS CULTURAIS E SERVIÇOS DE APOIO ORGANIZAR EVENTOS E ACTIVIDADES DIVERSIFICADAS DE ANIMAÇÃO CULTURAL USAR A CULTURA COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO EM POLÍTICAS DE BASE TERRITORIAL Manuel Reis Ferreira

<reisferreira@ipt.pt> AUTOR: Manuel Reis Ferreira Economista Áreas de Especialização: Turismo, Prospectiva e Estratégia Professor do Curso de Gestão Turística e Cultural do IPT: Planeamento Turístico Promoção Turística Projecto <reisferreira@ipt.pt> Manuel Reis Ferreira