Pesos e dimensões Professor Fábio Lavratti fabio@lavratti.com Disciplina: Planejamento de Transportes Foto: Mikes Photos - Pexels https://www.pexels.com/photo/action-asphalt-auto-automobile-193667/
Pesos e dimensões Nas aulas anteriores já foram discutidas as vantagens e as desvantagens do uso do modal rodoviário. Também já foi vista a situação das estradas no Brasil e no nosso estado. Agora vamos supor que vocês precisam despachar cargas para seus clientes. Será que é possível simplesmente acomodar a maior quantidade possível de carga no caminhão e seguir viagem? Não é bem assim. Temos que respeitar os limites impostos pelas autoridades de trânsito. Foto: Sean JOHNSTON - Pexels https://www.pexels.com/photo/action-automotive-cargo-container-diesel-590839/
Pesos e dimensões No Brasil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o responsável por determinar os pesos e as dimensões dos veículos de carga e de transporte de passageiros. Em Santa Catarina, o Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA) é quem estabelece os limites. Foto: Ivan - Pexels https://www.pexels.com/photo/drive-driver-engine-heavy-188679/
Pesos e dimensões Fonte: dnit.gov.br Algum de vocês já tem experiência com carregamento de veículos de carga? Gostaria de participar e contar para os colegas quais são os limites de tamanho ou carga de um caminhão? Fonte: dnit.gov.br
Pesos e dimensões Fonte: dnit.gov.br Vamos ver algumas definições: Peso Bruto Total (PBT): é o peso máximo total do caminhão ou ônibus. Peso Bruto Total Combinado (PBTC): é o peso máximo total considerando o caminhão e o semirreboque ou reboque junto. Lotação: é o número máximo de pessoas que podem ser acomodadas em um veículo de passageiros ou a carga total de um caminhão. Tara: é o peso total do veículo considerados todos os itens necessários para a viagem. Capacidade Máxima de Tração (CMT): é a capacidade de tração determinada pelo fabricante do veículo. Fonte: dnit.gov.br
Dimensões e peso por eixo Dimensões máximas: Peso máximo por eixo: Medidas Especificação Dimensões máximas Largura 2,60 Altura 4,40 Comprimento Veículo não-articulado 14,00 Veículo articulado com reboque 19,80 Veículo articulado com semi-reboque 18,60 Eixo Toneladas Dianteiro 6 Isolado 10 Tandem duplo 17 Tandem triplo 25,5 Fonte: dnit.gov.br
Dimensões e peso por eixo Caminhão toco Comprimento 14m Eixo dianteiro 1 6t Eixo isolado 10t Total 16t Carga 9,5t Pneus 6 Foto: randon.com.br
Dimensões e peso por eixo Cavalo 6x2 + carreta 3 eixos Comprimento 18,60m Eixo dianteiro 1 6t Eixo em tandem duplo 10t Eixo em tandem triplo 25,5t Total 48,5t Carga 32t Pneus 22 Foto: mercedes-benz.com.br
Dimensões e peso por eixo O que acontece se o veículo apresentar peso total maior do que o permitido? Será que há uma tolerância para os valores máximos? O DNIT permite que 5% seja acrescentado ao peso total do como forma de tolerar as movimentações que a carga sofre durante a viagem. Porém, cada eixo pode ter, no máximo, até 10% de pesa a mais do que o permitido na resolução. Fonte: dnit.gov.br
Avaliação do aprendizado Para melhorar a fixação do que foi aprendido, vamos comparar os limites de dimensões e pesos no Brasil com os dos outros países do Mercosul e com Santa Catarina. Isso é uma tarefa para vocês!
Próxima aula No próximo encontro o assunto a ser apresentado será a acomodação das cargas nos caminhões. Veremos como colocar caixas, paletes e outros tipos de carga de forma segura e dentro das especificações de dimensões e peso previstos na legislação.
Outras configurações de caminhões e diferentes tipos de carroceria. Material extra Outras configurações de caminhões e diferentes tipos de carroceria.
Dimensões e peso por eixo Cavalo 4x2 + carreta 2 eixos Comprimento 18,60m Eixo dianteiro 1 6t Eixo isolado 10t Eixo em tandem duplo 17t Total 33t Carga 20t Pneus 14
Dimensões e peso por eixo Cavalo 6x2 + carreta 2 eixos Comprimento 18,60m Eixo dianteiro 1 6t Eixo em tandem duplo 2 34t Total 40t Carga 26,5t Pneus 18
Dimensões e peso por eixo Cavalo 4x2 + carreta 3 eixos Comprimento 18,60m Eixo dianteiro 1 6t Eixo isolado 10t Eixo em tandem triplo 25,5t Total 41,5t Carga 26,5t Pneus 18
Dimensões e peso por eixo Bitrem 7 eixos Comprimento 19,80m Eixo dianteiro 1 6t Eixo em tandem duplo 3 51t Total 57t Carga 38t Pneus 26
Dimensões e peso por eixo Bitrem 9 eixos Comprimento 30m Eixo dianteiro 1 6t Eixo em tandem duplo 17t Eixo em tandem triplo 2 52t Total 74t Carga Pneus 34
Dimensões e peso por eixo Rodotrem Comprimento 30m Eixo dianteiro 1 6t Eixo em tandem duplo 4 68t Total 74t Carga 52t Pneus 34
Bebidas Carreta 3 eixos 20, 22, 24 ou 26 paletes Foto: randon.com.br
Bebidas Caminhão toco com 4, 6, 8, 10 ou 12 compartimentos Foto: randon.com.br
Bebidas Caminhão toco com 8, 10 ou 12 compartimentos a 0,5m do chão Foto: randon.com.br
Bitrem 7 eixos Sider para 28 paletes Foto: randon.com.br
Basculantes – semi-reboque bitrem monolateral plano Foto: randon.com.br
Basculantes – Semi-reboque basculante plano Foto: randon.com.br
Carga seca Semi-reboque 3 eixos Bitrem Foto: randon.com.br
Frigorífica Foto: randon.com.br
Semi-reboque 3 eixos frigorífico Foto: randon.com.br
Furgão truck e toco Foto: randon.com.br
Semi-reboque 3 eixos furgão Foto: randon.com.br
Semi-reboque 3 eixos sider Foto: randon.com.br
Semi-reboque 3 eixos sider rebaixado Foto: randon.com.br
Sider truck e toco Foto: randon.com.br
Bitrem porta contêiner 2x20’ Foto: randon.com.br
Porta contêiner 3 eixos 20’ Foto: randon.com.br
Tanque Foto: randon.com.br
Rodotrem e bitrem Rodotrem Bitrem Foto: randon.com.br
Tritrem, treminhão e Romeu e Julieta Foto: randon.com.br