Profa. Dra Eliana Tadeu Terci

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Transcrição da apresentação:

Profa. Dra Eliana Tadeu Terci Escola do bem-estar Profa. Dra Eliana Tadeu Terci

Escola do bem-estar Incorpora os problemas sociais decorrentes da busca da eficiência e encara a relação entre a maximização da utilidade e do lucro de um lado e o bem-estar de outro Vilfredo Pareto: defensor veemente do livre mercado, cortejado pelo fascismo italiano tendo recebido o título de senador no regime de Mussolini. Ignorou e manteve seu ceticismo. Professava crença nas forças automáticas em detrimento às coercitivas Buscou dar operacionalidade ao conceito de equilíbrio geral Reputava vaga e inoperante os conceitos de valor e de utilidade com base na subjetividade individual ao que dá preferência ao conceito de ofelimidade (capacidade de satisfazer desejos) → envolve escala de prioridades: objeto a ser estudado

Escola do bem-estar Redefinir os conceitos de utilidade e bem-estar e demonstrar que o grau de eficiência máxima coincidia com o de máximo bem estar Ao conceito cardinal de utilidade opôs o conceito ordinal (ordem de preferências): dado um nível de rendimento é possível compor várias combinações de quantidades entre diferentes produtos sem alterar o bem-estar → Curvas de indiferença → mapa de indiferença do consumidor [custo de oportunidade] teoria do consumidor - maximização da utilidade: substitui-se a subjetividade (valoração da utilidade) pela objetividade (preferências - racionalidade) teoria do produtor – maximização do lucro: há várias combinações possíveis de fatores (isoquantas), restrição é o capital disponível (isocusto) ótimo de Pareto: alocação ótima de recursos num sistema de equilíbrio geral (176)

Escola do bem-estar

Escola do bem-estar Livre mercado e distribuição de renda: Há um padrão universal de distribuição de renda [legitima a desigualdade]; O índice de crescimento da renda é maior entre os mais ricos que entre os mais pobres; Decorre do talento intelectual e capacidade empreendedora; Distribuição somente ocorreria mediante incremento de renda (aumento da renda per capita)

Escola do bem-estar Cecil Pigou (1877-1959) discípulo de Marshall defensor da ação estatal com vistas ao atingimento do nível ótimo de bem-estar. Efeito Pigou - numa situação de equilíbrio: ↓ preços → ↑ consumo → ↑ demanda → ↑ emprego → ↑ lucro e → ↑ novos investimentos, porém Investimentos dependem da poupança: consumidores não são propensos a poupar, portanto governo deve estimular a acumulação, renda e herança que são fontes de poupança (não taxar) Distribuição menos desigual da renda - parte de ponto observado por Marshall: a distribuição de renda em favor do pobre, reduz a utilidade marginal do rico em escala menor do que aumenta a do pobre contribuindo para ↑ satisfação total externalidades negativas ou positivas: custos ou benefícios sociais não são computados nas quantidades realmente ofertadas que seriam maiores ou menores, se as externalidades contassem. Taxa pigouviana teria a função de equalizar os custos marginais privados e sociais de modo a maximizar o bem-estar através de políticas públicas.

Escola do bem-estar Economia e socialismo Misses (escola de Viena): o socialismo inviabiliza o cálculo econômico, pois na ausência de um sistema de propriedade privada e de um sistema de preços correspondente, não há como identificar a alocação de recursos capaz de maximizar o bem estar-social e a eficiência Oscar Lange (1904-65): discussão sobre as possibilidades do bem-estar numa economia socialista – socialismo de mercado: Estado proprietário dos meios de produção, com propriedade privada de bens de consumo planejamento (administração de preços e salários) conduziria a alocação ótima de recursos e promoção do bem estar social segundo o modelo do equilíbrio geral (tentativa e erro): Minimizar o custo médio para qualquer nível de produção; Tornar a produção fixa de modo que o custo marginal se iguale ao preço do produto

mapa da distribuição de renda Nos países A e B, o primeiro quintil, Q1/5, dispõe de uma parcela de rendimento muito inferior a 20%. Em compensação o quinto quintil, Q5/5, dispõe de uma parcela de rendimento muito superior a 20%, como se observa nas colunas (4) e (5).

Curvas de Lorenz  os valores acumulados de (4) e (5), encontram-se nas colunas (6) e (7). Estas colunas representam-se no gráfico acima, constituindo as curvas de Lorenz dos países A e B. Mostram que o rendimento se encontra pior distribuído no país B, porque a respectiva curva se encontra mais afastada da curva da igualdade absoluta (ou reta do 45 graus).

Curva de Lorenz

Curva de Lorenz no Brasil

Referências ARAUJO, C.R.V. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Atlas, 1986. OLIVEIRA, R.; GENNARI, A. M. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.