Introdução à Teoria Geral da Administração PARTE CINCO ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.

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Introdução à Teoria Geral da Administração PARTE CINCO ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 3: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 4: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração Capítulo 7 Teoria Neoclássica da Administração (Definindo o Papel do Administrador) As Características da Teoria Neoclássica A Administração como Ciência Social Os Aspectos Comuns às Organizações Os Princípios Básicos de Organização A Centralização versus Descentralização As Funções do Administrador Apreciação Crítica da Teoria das Relações Humanas

Introdução à Teoria Geral da Administração Características da Teoria Neoclássica Ênfase na prática da Administração Forte pragmatismo e busca de resultados concretos; Reafirmação relativa dos postulados clássicos Reestrutura o pensamento da TEORIA CLÁSSICA, de acordo com a época atual Ênfase nos princípios gerais de Administração Como PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR (“Pod c”) Ênfase nos objetivos e nos resultados A organização existe para alcançar objetivos e produzir resultados Ecletismo da Teoria Neoclássica Absorve o conteúdo de outras TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Introdução à Teoria Geral da Administração Administração como técnica social Administração consiste em: Orientar Dirigir Controlar Bom administrador = possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo de recursos UNIÃO dos esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.

Introdução à Teoria Geral da Administração Aspectos Administrativos Comuns às Organizações Quanto aos objetivos: São meios para o alcance das metas Quanto à administração: Exigem uma reunião de muitas pessoas que devem atuar em conjunto e se integrar em um empreendimento comum Quanto ao desempenho organizacional: Todas elas exigem eficiência e eficácia no desempenho

Introdução à Teoria Geral da Administração RESUMO: Quais são os 4 pilares da Administração? Quais são os objetivos da Teoria Geral da Administração? PLANEJAMENTO Administração visa utilizar recursos de gestão de forma eficiente e eficaz para atingir metas e crescer... ORGANIZAÇÃO CONTROLE DIREÇÃO : Como serão alcançados os objetivos da empresa, futuro : Como coordenar da melhor forma recursos empresariais : Como será realizado os planos definidos, alcance das metas : Controle das atividades desenvolvidas para que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas Eficiente: fazer correto, bem feito Eficaz: alcance dos objetivos (Ex: atender aos prazos previstos)

Introdução à Teoria Geral da Administração Eficiência: Ênfase nos meios. Fazer corretamente as coisas. Resolver problemas. Salvaguardar recursos. Cumprir tarefas e obrigações. Treinar os subordinados. Manter as máquinas. Freqüentar a igreja. Rezar. Jogar futebol com arte. Eficácia: Ênfase nos resultados. Fazer as coisas certas. Atingir objetivos. Otimizar o uso de recursos. Obter resultados. Dar eficácia aos subordinados. Máquinas em funcionamento. Praticar valores religiosos. Ganhar o céu. Ganhar o jogo. Exemplos de eficiência e eficácia

Introdução à Teoria Geral da Administração Princípios Básicos da Organização Divisão do Trabalho Decomposição em série das tarefas Especialização Cada cargo tem sua função, tarefa específica e sua especialização Hierarquia Para dirigir as operações nos níveis que lhe são subordinados Amplitude Administrativa Ou amplitude de comando ou controle, significa o n. de Subordinados que um administrador pode supervisionar

Introdução à Teoria Geral da Administração Os Níveis Hierárquicos Níveis: Institucional Intermediário Operacional Presidente Diretores Gerentes Supervisores Administração Operação Funcionários e Operários (Pessoal não-administrativo) Funcionários e Operários (Pessoal não-administrativo)

Introdução à Teoria Geral da Administração Organização Alongada e Achatada Organização “Alta”Organização “Achatada” (Tendência)

Introdução à Teoria Geral da Administração Organização Centralizada x Descentralizada Significa o nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas Organização Centralizada Organização Descentralizada Nível mais baixo Nível mais baixo Topo

Introdução à Teoria Geral da Administração Vantagens da Descentralização Desvantagens da Descentralização 1. As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação. 2. Tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação. 3. Maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevado entre os administradores médios. 4. Proporciona excelente treinamento para os administradores médios. 1. Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos. 2. Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios. 3. Risco da subobjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais. 4. As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos. Vantagens e Desvantagens da Descentralização

Introdução à Teoria Geral da Administração Resultados Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar As quatro funções administrativas Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Controle Monitorar as atividades e corrigir os desvios Organização Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação

Introdução à Teoria Geral da Administração Administração, então, é o processo de PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR o uso dos recursos (atingir metas e crescer)

Introdução à Teoria Geral da Administração As funções administrativas Planejar Definir objetivos Verificar onde as coisas estão hoje Desenvolver premissas sobre condições futuras (cenários) Identificar meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários Organizar Dirigir Controlar Organizar Dividir o trabalho Agrupar as atividades em uma estrutura lógica Designar as pessoas para sua execução Alocar os recursos Coordenar os esforços Dirigir Dirigir os esforços para um propósito comum Comunicar Liderar Motivar Orientar as pessoas Impulsionar as pessoas Controlar Definir padrões de desempenho Monitorar o desempenho Comparar o desempenho com Os padrões estabelecidos Tomar a ação corretiva para corrigir desvios e assegurar o alcance dos objetivos

Introdução à Teoria Geral da Administração Apreciação Crítica da Teoria Neoclássica A velha concepção de Fayol: Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, continua firme Mas hoje se fala em processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar As funções administrativas continuam aceitas: Planejamento Organização Direção Controle Contudo, administrar é mais do que gerenciar pessoas, recursos e atividades. Em épocas de mudança, o papel do administrador se centra mais na inovação do que na manutenção do statu quo

Introdução à Teoria Geral da Administração Aspectos Principais Abordagens Prescritivas e Normativas da Administração Teoria Clássica Teoria das Relações Humanas Teoria Neoclássica Abordagem da organização Organização formal exclusivamente Organização informal exclusivamente Organização formal e informal Conceito de organização Estrutura formal como conjunto de órgãos, cargos e tarefas Sistema social como conjunto de papéis sociais Sistema social com objetivos a serem alcançados racionalmente Principais representantes Taylor, Fayol, Gilbreth, Gantt, Gulick, Urwick, Mooney, Emerson, Sheldon Mayo, Follett, Roethlisberger, Dubin, Cartwright, French, Tannenbaun, Lewin, Viteles, Homans Drucker, Koontz, Jucius, Newmann, Odiorne, Humble, Gelinier, Schleh, Dale Característica básica da administração Engenharia humana/ engenharia de produção Ciência social aplicadaTécnica social básica Concepção do homem Homo economicusHomem socialHomem organizacional e administrativo Comportamento organizacional do indivíduo Ser isolado que reage como indivíduo (atomismo tayloriano) Ser social que reage como membro de grupo Ser racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais Ciência mais relacionada EngenhariaPsicologia socialEcletismo Tipos de incentivosIncentivos materiais e salariaisIncentivos sociais e simbólicosIncentivos mistos Relação entre objetivos organizacionais e objetivos individuais Identidade de interesses. Não há conflito perceptível Identidade de interesses. Todo conflito é indesejável e deve ser evitado Integração entre os objetivos organizacionais e individuais Resultados almejados Máxima eficiência Eficiência ótima Comparativo Crítico das Teorias