AS CARREIRAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR E O MERCADO DE TRABALHO Prof. Miguel Lima Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais - FGV
OFERTA DE CURSOS NO BRASIL BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS: 107 INSTITUIÇÕES DE ENSINO E 123 CURSOS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM COMÉRCIO EXTERIOR OU NEGÓCIOS INTERNACIONAIS : 98 INSTITUIÇÕES E 129 CURSOS TECNÓLOGO EM COMÉRCIO EXTERIOR: 1,67% DOS CURSOS DE TECNÓLOGOS OFERECIDOS NO BRASIL FONTE: INEP-MEC
CAMPO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR GRANDES EMPRESAS EXPORTADORAS E/OU IMPORTADORAS MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS EXPORTADORAS E/OU IMPORTADORAS TRADING COMPANIES E EMPRESAS COMERCIAIS EXPORTADORAS E IMPORTADORAS ÁREA DE CÂMBIO DOS BANCOS ORGÃOS PÚBLICOS LIGADOS ÀS ATIVIDADES DE COMÉRCIO EXTERIOR FRANQUIAS COM ATUAÇÃO NO EXTERIOR STARTUPS BRASILEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL DESPACHANTES ADUANEIROS FREIGHT FORWARDERS SHIPPING
138 REDES DE FRANQUIAS BRASILEIRAS NO EXTERIOR FRANQUIAS NO EXTERIOR 138 REDES DE FRANQUIAS BRASILEIRAS NO EXTERIOR HAVAIANAS – 84 BOTICÁRIO – 73 CARMEN STEPHENS – 34 SPOLETO – 18 OSKLEN – 8
EXPORTA FÁCIL DO CORREIOS VENDAS PELA INTERNET EXPORTA FÁCIL DO CORREIOS ARTESANATO, MODA PRAIA, BIO-JÓIAS , BIJUTERIAS E UMA INFINIDADE DE PRODUTOS QUE A CRIATIVIDADE BRASILEIRA POSSA PERMITIR
PMES QUE EXPORTAM USANDO INTERNET 100% AMAZÔNIA – BELÉM MASTERINK – MARINGÁ ORTHOVIA – SÃO PAULO
STARTOUT BRASIL 15 EMPRESAS SELECIONADAS PRÉ-REQUISITOS: FATURAMENTO DE R$500.000,00/ANO SÓCIOS 100% DEDICADOS AO NEGÓCIO FLUÊNCIA EM INGLÊS EVENTOS: LISBOA MIAMI PARIS
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO-PEIEX AÇÃO DA APEX-BRASIL Parceiros em diversos Estados da Federação
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA UM EMPRESÁRIO OU GESTOR EM PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DESENVOLVER COMPETÊNCIA EM NEGOCIAR COM PESSOAS DE OUTRAS CULTURAS PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS CONHECER PROFUNDAMENTE O PERFIL E AS NECESSIDADES DO CLIENTE NO SEU SEGMENTO DE NEGÓCIOS EM CADA NOVO MERCADO CONDUZIR O PROCESSO DE CUSTOMIZAÇÃO DO PRODUTO PARA ATENDER O MERCADO EXTERIOR CAPACIDADE DE PLANEJAR E ELABORAR UM INTERNATIONAL BUSINESS PLAN DEFININDO AS ESTRATÉGIAS E AÇÕES EM CADA NOVO MERCADO MERCADO. ESTABELECER EFICIENTES PARCERIAS
NECESSIDADE DE EXECUTIVOS COM VISÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS COMPETÊNCIA ESSENCIAL EM QUALQUER ÁREA DE NEGÓCIO EM UMA GRANDE E MÉDIA EMPRESA.