Tipos de estudos epidemiológicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Advertisements

CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Estudo de Caso-Controle. Estudo de Caso Controle Uma investigação de 2 grupos de pessoas selecionadas com base na presença ou ausência de doença, para.
Introdução à prática da
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Conceitos básicos em análise de dados categóricos
EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo.
Tatiana Natasha Toporcov
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
COMPARAÇÃO DO PANORAMA DA DRC V-D NO BRASIL E EM PORTUGAL E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES BIOÉTICAS Fábio Humberto Ribeiro Paes Ferraz ( 1 ); Cibele Isaac.
EPIDEMIOLOGIA Profa.Ms.Juliana P.Porto.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Padronização.
Epidemiologia Analítica
EPIDEMIOLOGIA.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM CARCINOMA DE TIREOIDE
Pesquisa em Psicologia
Ligação Gênica (“linkage”)
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Pontos importantes para a discussão
Determinantes Sociais de Saúde
Conceitos, fórmulas, passo a passo e dicas!
PRECISÃO Para avaliar a precisão: Consistência de teste-reteste
HEREDITARIEDADE Página 160.
Estudo de Coorte.
Metodologia Científica
PUC – GO Curso de Enfermagem Aula 26/09/2017
Alex Sandro Rolland de Souza
Ensaios Clínicos Ms. Leonardo Roever.
Medidas de efeito Risco Relativo Estudos que geram incidência
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
Metodologia Científica
Primeira Lei de Mendel.
levantamento epidemiológico
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
Tatiana Natasha Toporcov
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
História Natural da Doença
Medidas de Freqüência e de Associação em estudos clínicos
Paulo R. Margotto Prof do Curso de Medicina da
Hipótese Políticas Públicas de Saúde no Brasil
Método experimental.
Estudos de Coorte.
Políticas públicas no brasil
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Curso de Métodos Epidemiológicos aplicados à Clínica
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
Capítulo 8 Seleção da amostra. Capítulo 8 Seleção da amostra.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Tipos de estudos epidemiológicos
Mestrado Profissional em Física Médica
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Medidas de Associação-Efeito Teste de significância
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Epidemiologia analítica
Tópicos especiais em estudos caso-controle e estudos transversais
Epidemiologia analítica
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Intervalo de confiança (IC95%) e teste do chi-quadrado
DELINEAMENTO DA PESQUISA
Modelagem de Markov.
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
Conceitos, fórmulas, passo a passo e dicas!
Adesão à Atividade Física e Programas Populacionais de Atividade Física Dr. Carlos R. Bueno Jr.
Transcrição da apresentação:

Tipos de estudos epidemiológicos Políticas Públicas de Saúde no Brasil Prof. Dr. Leonardo Sokolnik de Oliveira

Estudos observacionais 1. Estudos descritivos: Este tipo de estudo tem o objetivo de determinar a distribuição das doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e as características dos indivíduos. A intenção é saber quando, onde e quem adoece. Este tipo de estudo examina como o incidência e prevalência de uma doença varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda. Estas informações são úteis na prevenção de doenças e elaboração de hipóteses.

Exemplo de estudo descritivo

Estudos observacionais 2. Estudos analíticos: O objetivo destes estudos é examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença. Podem ser: ecológicos, transversal, caso-controle e coorte (prospectivo). Ecológicos: avalia a ocorrência de doença e a exposição a um fator ambiental de uma região.

Estudos analíticos do tipo ecológico

Estudos analíticos: transversal Transversal: a exposição a um fator e a presença de doença são analisados ao mesmo tempo. Neste tipo de estudo não é possível saber se há relação de causa e consequência, mas é possível comparar grupos e levantar hipóteses.

Estudos analíticos do tipo transversal

Estudos analíticos: caso-controle Caso-controle: Estes estudos visam encontrar fatores de risco para doenças em indivíduos já doentes, ou seja, são selecionados pessoas doentes e saudáveis e depois analisadas a frequência de um suposto agente causador entre os dois grupos. Vantagens: 1. Tempo mais curto para executar a pesquisa 2. Baixo custo 3. Maior eficiência no estudo de doenças raras 4. Ausência de riscos aos participantes 5. Possibilidade de investigar diferentes hipóteses

Estudos analíticos: caso-controle Desvantagens: Possíveis erros de seleção de pacientes e controles (viés ou bias) Dificuldades em analisar possíveis fatores desencadeantes muito antigos.

Tabela para calcular risco relativo em estudo caso-controle

Estudos analíticos: coorte Coorte: Nestes estudos, primeiro identifica-se uma população de interesse e depois criam-se dois grupos: pessoas expostas a um fator e pessoas não expostas ao fator. Os dois grupos são acompanhados ao longo do tempo e depois analisa- se a frequência da doença nos indivíduos expostos e não expostos. Vantagens: Não está sujeita ao viés de memória dos participantes. Não há viés de seleção entre doentes e sadios. Desvantagens: Maior custo financeiro Perda de seguimento dos participantes ao longo do tempo (drop- out)

Tabela para calcular risco-relativo em estudo coorte

Estudos experimentais São estudos prospectivos que avaliam a eficácia e segurança de uma determinada intervenção (cirurgia, medicamento, tratamento alternativo, atividade física, educação, etc) sobre um desfecho (cura, melhora dos sintomas, taxa de mortalidade, morbidade). A grande vantagem é a possibilidade de confirmar uma relação de causa e efeito entre o tratamento e o desfecho. No Brasil não é permitido o uso de placebo quando houver tratamento já reconhecido para a doença em questão. As questões éticas precisam ser analisadas a aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Exercício: Em um estudo foram entrevistados 15 estudantes reprovados em uma matéria e 35 aprovados na mesma matéria. Todos os estudantes estudaram na mesma sala de aula com o mesmo professor e foram avaliados da mesma maneira. Foi avaliada a frequência com que os estudantes esclareciam dúvidas ao longo das semanas. Entre o grupo de reprovados 10 estudantes responderam que não tiravam dúvidas com colegas e professor. Entre o grupo de aprovados, 10 estudantes também responderam que não tiravam dúvidas com colegas e professor. Que tipo de estudo foi esse? Calcule o odds ratio de não tirar dúvidas com o desfecho do estudo.

Resposta Reprovados Aprovados Não tiravam dúvidas 10 Tiravam dúvidas 5 25 Respostas: Este é um estudo caso-controla, pois avalia entre os reprovados e aprovados um suposto fator que possa ser responsável pelo desfecho. O odds-ratio é de 5, ou seja, estudantes que não tiram dúvidas com colegas ou professor tem 5 vezes mais chances de reprovar nesta disciplina.

Exercício: Em um estudo uma sala de aula foi dividida aleatoriamente em duas. A primeira sala estudou pelo livro do autor X e a outra metade pelo livro do autor Y. Durante as semanas as duas salas tiveram o mesmo professor, realizaram os mesmos exercícios e realizaram as mesmas avaliações. Ao final do semestre 25 dos 50 alunos que estudaram com livro X foram aprovados enquanto 48 dos 50 alunos que estudaram com livro Y foram aprovados. Que tipo de estudo foi esse? Calcule o risco-relativo de ser reprovado ao usar o livro X.

Resposta Reprovados Aprovados Livro X 25 Livro Y 2 48 Respostas: Este é um estudo de coorte experimental, pois avalia a frequência do desfecho (aprovação) entre estudantes da mesma sala, que estudaram com livros diferentes. O risco relativo de ser reprovado ao usar o livro X é de 12,5 vezes quando comparado com estudantes que estudaram pelo livro Y.

Referência