TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO – ENSINO MÉDIO.
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins O Texto Dissertativo- argumentativo para o ENEM.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins As competências avaliadas na Redação  CEEBJA de.
Prof. Luiz Carlos Souza. 1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1 3° parágrafo: desenvolvimento.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Entendimento de texto Aula 01 e 02 – Noção de texto.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Orientação Importante:
Ab COMO FAZER UMA RESENHA ab
CONSCIENTIZAÇÃO ESCOLAR SOBRE OS RISCOS A EXPOSIÇÃO DO BISFENOL A
Resultados e Discussões
REDAÇÃO ENEM.
TITULO DO TRABALHO Nome do Aluno/
TEMA, TÍTULO, INTRODUÇÃO E PROBLEMA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO
SOBRENOME, Autor 1. , SOBRENOME, Autor 2…
Coordenação: Marcelo Correa
Redação: Coesão e coerência
Estrutura do Projeto de Pesquisa
COMO DEVE SER A ESTRUTURA DO SEU BANNER.
Introdução e objetivos
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
ENEM REVISÃO.
Metodologia do Ensino de Física I
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
TÍTULO: subtítulo Nome Completo1; Nome Completo2 1Curso, Modalidade da Bolsa, Câmpus; 2Qualificação profissional INTRODUÇÃO (esclarecer o leitor sobre.
Problem Based Learning PBL
Operações Administrativas
TÍTULO: subtítulo (Fonte 50 – negrito - centralizado) Nome Completo1; Nome Completo2 (Fonte 45 – negrito - centralizado) 1Curso, Modalidade da Bolsa, Câmpus;
NO TEXTO ARGUMENTATIVO
WEBQUEST Compra e venda.
1ª Reunião de Pais Ensino Médio
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Texto Dissertativo- argumentativo
Tipos e mecanismos de coesão textual
Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos
Aula 3.2.
Apresentação do Plano de Projeto
Tipos textuais x Gênero textual
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 4
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Trabalho de Conclusão de Curso I
Objetivo, Definições, Significado
Classes de palavras: CONECTIVOS.
REVISÃO Segunda fase: (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (segunda- -feira):
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA ARIAL 54
6° ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO Talita da Cruz Menezes
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 54 CENTRALIZADO
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Tópicos Especiais em TI 2
Orientador (a); Coorientador (a);
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Danielle Lima Raul Guilherme
Como proceder? Encontro 1
Dicas sobre Referencial Teórico
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE

ESTRUTURA: . INTRODUÇÃO . DESENVOLVIMENTO . CONCLUSÃO

DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO X TEMA: O ASSUNTO É ABRANGENTE E O TEMA MAIS ESPECÍFICO. A REDAÇÃO DO ENEM/2016 TINHA COMO TEMA: “FORMAS DE SE COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL”. O ALUNO DEVERIA ABORDAR SOMENTE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E AO FINAL APRESENTAR SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA. SE ELE ABORDASSE QUESTÕES RELIGIOSAS SEM ABORDAR A INTOLERÂNCIA, FUGIRIA AO TEMA PROPOSTO.

INTRODUÇÃO: É A PARTE EM QUE O ALUNO DEVE APRESENTAR O TEMA SOLICITADO, QUE DEVE SER RETOMADO EM TODAS AS ETAPAS DA PRODUÇÃO TEXTUAL, OU SEJA, NO DESENVOLVIMENTO E NA CONCLUSÃO. NO CASO DO ENEM/2016, O CANDIDATO PODERIA COMEÇAR O SEU TEXTO DA SEGUINTE FORMA: A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA É MAIS UMA DAS DIVERSAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO POR QUE PASSAM MUITAS PESSOAS NO BRASIL. ELA VEM DE TEMPOS REMOTOS, DESDE O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO EM QUE PORTUGUESES TROUXERAM SUA RELIGIÃO E COM ISSO, INICIOU-SE O PROCESSO DE CATEQUIZAÇÃO INDÍGENA.

DESENVOLVIMENTO: É NESSA ETAPA QUE O ALUNO DEVE ARGUMENTAR SOBRE O ASSUNTO, SEMPRE COM COERÊNCIA AO TEMA E USANDO RECURSOS COESIVOS ADEQUADOS (CONJUNÇÕES E PRONOMES) PARA LIGAR AS ORAÇÕES E OS PERÍODOS. RETOMANDO AINDA O TEMA ABORDADO, O CANDIDATO PODERIA ELABORAR TRÊS PARÁGRAFOS ARGUMENTATIVOS, COMO EXEMPLO: NO PRIMEIRO: ABORDAR SOBRE AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E SUA ORIGEM, JÁ QUE FOI MENCIONADA A QUESTÃO DA COLONIZAÇÃO. NO SEGUNDO: CAUSAS DESSA INTOLERÂNCIA E LEIS QUE AMPARAM AS PESSOAS PARA ESSA QUESTÃO. NO TERCEIRO PARÁGRAFO: CONSEQUÊNCIAS DESSA INTOLERÂNCIA NO BRASIL.

CONCLUSÃO: É NESSE MOMENTO EM QUE O ALUNO DEVERÁ APRESENTAR A SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, OU SEJA, SOLUÇÕES POSSÍVEIS PARA O PROBLEMA ABORDADO. SEMPRE DEVE RETOMAR A ARGUMENTAÇÃO QUE ELE APRESENTOU E VERIFICAR AS SOLUÇÕES PARA AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. NESSA PROPOSTA DEVEM APARECER OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUEM DEVE AGIR? O QUE DEVE SER FEITO? COMO DEVE SER FEITO? E PARA QUE? EXEMPLO: PARA SE COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL (PARA QUÊ), AS ESCOLAS (QUEM) DEVERIAM TRABALHAR A QUESTÃO DAS DIFERENÇAS RELIGIOSAS, MOSTRANDO A ORIGEM DE CADA UMA E O PORQUÊ DE TANTAS EM NOSSO PAÍS, DEVIDO À MISCEGINAÇÃO BRASILEIRA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO (O QUÊ), ALÉM DE CAMPANHAS ESCOLARES POR MEIO DE CARTAZES E PANFLETOS A SEREM DISTRIBUÍDOS PARA A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E AS TRADICÕES DE CADA RELIGIÃO. (COMO)

LEMBRE-SE: O SEU TEXTO DEVE: SER COERENTE (IR TOTALMENTE DE ENCONTRO COM O ASSUNTO, SEM CONTRADIÇÕES) SER COESO: COM ELEMENTOS GRAMATICAIS E SEMÂNTICOS QUE LIGAM OS PERÍODOS CORRETAMENTE, SEM REPETIÇÕES SEGUIR A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA (SEM GÍRIAS E EXPRESSÕES DA ORALIDADE) BEM ESTRUTURADO, COM PROGRESSÃO TEXTUAL (IDEIAS BEM ELABORADAS E EXPOSTAS DE MODO A TER UM INÍCIO, MEIO E FIM) E APRESENTAR FORMAS DE SOLUÇÃO (PROPOSTA DE INTERVENÇÃO) COMPLETA E POSSÍVEL DE SE PRATICAR, SEM CHICHÊS COMO É PRECISO CONSCIENTIZAÇÃO, RESPEITO, ETC.)