SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Ciência que busca a compreensão e transformação do real. Sociologia Psicologia Antropologia Pedagogia História Filosofia Conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. Ciências da Educação
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Propõe a investigação da realidade escolar. Objeto de estudo: a escola e suas relações SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Nogueira (1995) – 2 momentos: Durkheim até 2ª Guerra Características: - ausência de investigação empírica (dados estatísticos – sujeitos enquanto categoria abstrata); - sociologia “macroscopia”; - reduzida a uma matéria de ensino; Posterior a 2º Guerra até os dias atuais Características: -Institucionalização da disciplina (baby boom, “explosão escolar”) – Talcott Parsons (principal teórico) – escola como instrumento de mobilidade social -Teoria da reprodução social – Bourdieu (principal teórico) - “Explosão do objeto” ou “destruição dos paradigmas” – sociologia “microcospia”.
Emile Durkheim (1858 – 1917) Função da educação: Desenvolver senso de disciplina Sentimento de pertencimento ao grupo Desenvolver autonomia individual dos sujeitos Fonte: http://dayse-rocha.blogspot.com/ Escola – instituição – função moralizadora Função social: promover a coerção da geração jovem pela adulta a fim de que a primeira possa acolher as tradições A mudança social para Durkheim está na morfologia social – as alterações provocam variações na interação social entre os indivíduos.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: PARA QUÊ? Christian Baudelot Contextualização: Artigo de 1983 - França Fonte: http://elias.ens.fr/~baudelot/ “Nova Sociologia da Educação” Compreender e explicar o que ocorre na escola por meio da análise que ocorre fora da escola. Preocupação estudantes: Como são, origem, diversidade, heterogeneidade, divergência social
Seremos eternos “Sísifos”? “A banalização do acesso não traduz em absoluto uma igualdade social das oportunidades” (p.34) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Punishment_sisyph.jpg “A prolongação da escolaridade não veio acompanhada por uma elevação de qualificações” (p.36). Seremos eternos “Sísifos”?
Quem são os professores hoje? Como explicar as situações de fracasso escolar? Educação tem garantido uma posição dos sujeitos no mercado de trabalho? De que forma a sociologia pode ser útil para a formação de professores?