SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CIÊNCIA POLÍTICA Sociedade e Estado. SOCIEDADE: - Grupo de pessoa interdependentes - Grupo de pessoa interdependentes - Comunidade organizada - Comunidade.
Advertisements

TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
REFLEXÕES AVALIAÇÃO E COMPREENSÃO ‘Através da avaliação ao longo dos anos, as pedagogias realizaram modificações e transformações que buscavam a superação.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Introdução e Conceitos.
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Didática das Ciências Experimentais
Seleção e organização de conteúdos
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
Apostila de Práticas Investigativas
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Bourdieu Poder Simbólico.
(Karl Emil Maximilian Weber)
Introdução aos Estudos da Educação
Para onde estão indo nossos alunos?
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Pedagogia de Projetos.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Século XIX.
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Psicologia Raphaella Pizani.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Estrutura da monografia segundo a norma ABNT
A Contribuição de Max Weber
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
Introdução à Sociologia
Sociologia e Senso Comum
13/11/2018 Práticas Judiciárias.
13/11/2018 Práticas Judiciárias.
ATUALIDADE DOS CLASSICOS: MARX, DURKHEIM E WEBER
GRADE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA
Catequese num mundo em transformação - Joel Portela
PSP 5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
BNCC: Mais um ataque à Educação!
A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA HISTORICIDADE
Representando os dados em gráficos
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
Max Weber Sociologia.
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
SINAES Mudança de paradigmas
(Karl Emil Maximilian Weber)
Alef Mafioletti Natan do Rosário
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
É. Durkheim e A noção de fato social: revisão
Introdução à sociologia
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Ciência que busca a compreensão e transformação do real. Sociologia Psicologia Antropologia Pedagogia História Filosofia Conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. Ciências da Educação

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Propõe a investigação da realidade escolar. Objeto de estudo: a escola e suas relações SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Nogueira (1995) – 2 momentos: Durkheim até 2ª Guerra Características: - ausência de investigação empírica (dados estatísticos – sujeitos enquanto categoria abstrata); - sociologia “macroscopia”; - reduzida a uma matéria de ensino; Posterior a 2º Guerra até os dias atuais Características: -Institucionalização da disciplina (baby boom, “explosão escolar”) – Talcott Parsons (principal teórico) – escola como instrumento de mobilidade social -Teoria da reprodução social – Bourdieu (principal teórico) - “Explosão do objeto” ou “destruição dos paradigmas” – sociologia “microcospia”.

Emile Durkheim (1858 – 1917) Função da educação: Desenvolver senso de disciplina Sentimento de pertencimento ao grupo Desenvolver autonomia individual dos sujeitos Fonte: http://dayse-rocha.blogspot.com/ Escola – instituição – função moralizadora Função social: promover a coerção da geração jovem pela adulta a fim de que a primeira possa acolher as tradições A mudança social para Durkheim está na morfologia social – as alterações provocam variações na interação social entre os indivíduos.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: PARA QUÊ? Christian Baudelot Contextualização: Artigo de 1983 - França Fonte: http://elias.ens.fr/~baudelot/ “Nova Sociologia da Educação” Compreender e explicar o que ocorre na escola por meio da análise que ocorre fora da escola. Preocupação estudantes: Como são, origem, diversidade, heterogeneidade, divergência social

Seremos eternos “Sísifos”? “A banalização do acesso não traduz em absoluto uma igualdade social das oportunidades” (p.34) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Punishment_sisyph.jpg “A prolongação da escolaridade não veio acompanhada por uma elevação de qualificações” (p.36). Seremos eternos “Sísifos”?

Quem são os professores hoje? Como explicar as situações de fracasso escolar? Educação tem garantido uma posição dos sujeitos no mercado de trabalho? De que forma a sociologia pode ser útil para a formação de professores?