Desenvolvimento Econômico Local e Regional Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Desenvolvimento Econômico Local e Regional Jörg Meyer-Stamer Instituto para Desenvolvimento e Paz (INEF) Universidade de Duisburg, Alemanha, e Fundação Empreender, Joinville
Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) De que estamos falando? Desenvolvimento Econômico Local e Regional Criação de renda e emprego através de fortalecimento de agricultura, indústria, comércio e serviços através de criação de uma vantagem competitiva no nível do município e da microregião
Pontos chave de uma política de competitividade regionalizada Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Pontos chave de uma política de competitividade regionalizada criação de uma vantagem competitiva regionalizada fortalecer ainda mais pontos fortes, Alavancar potenciais existentes especialização e colaboração entre empresas e com instituições de suporte integração ativa em cadeias internacionais
Criação de uma vantagem regionalizada: Os quatro triângulos Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Criação de uma vantagem regionalizada: Os quatro triângulos O triângulo da promoção de empresas O triângulo de fatores alvos O triângulo de política locacional O triângulo de desenvolvimento sustentável
O triângulo da promoção de empresas Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) O triângulo da promoção de empresas atração de fornecedores, empresas complementares, produtores de bens de capital, empresas de serviços promoção de terceirização, spin-off, suporte na sucessão empresarial fortalecer empresas locais promoção de novos empreen- dimentos atrair novas empresas novas oportunidades na indústria, comércio e serviços
Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) O triângulo de fatores alvos de uma política de competitividade regionalizada fatores de localização estáticos/objetivos relevantes para empresas relevantes para empreendores e funcionários fatores dinâmicos/subjetivos
Fatores Estáticos/ Objetivos localização geográfica infra-estrutura de transporte infra-estrutura de comunicação mão-de-obra (qualidade, quantidade) disponibilidade de terrenos impostos / incentivos aspectos do meio ambiente
Fatores Dinâmicos/Subjetivos, relevantes para empresas cultura empresarial e econômica da região imagem / percepção da região atuação do governo / atendimento às empresas presença de empresas do ramo instituições de treinamento e formação instituições de pesquisa, tecnologia, exames e certificação ambiente inovador da região desempenho de associações e sindicatos patronais
Fatores Subjetivos, relevantes para empreendores e funcionários qualidade da habitação e do bairro qualidade ambiental qualidade de escolas qualidade de infra-estrutura social e de saúde oferta de lazer
O triângulo de sinergias entre atividades de competitividade regionalizada promoção econômica: * preparação e reciclagem de terrenos * distritos e condomínios de alta qualidade * fortalecer a imagem e fatores não tangíveis promoção de emprego: * programas de emprego e renda c/ formação * casas populares planejamento urbano e regional: * criar espacos estruturados * criar um perfil específico * aumentar a qualidade urbana e do meio ambiente
O triângulo do desenvolvimento sustentável Ecológico Econômico Social
Evolução da política de competitividade regionalizada: o padrão internacional definição de uma estratégia regional ligação entre promoção econômica e outras atividades integração c/ Agenda 21 suporte p/ novos empreendimentos incubadoras tecnológicas suporte p/ empresas em crise sucessão empresarial atração de empresas agência de desenvol- vimento marketing imagem apoio p/ empresas disponibilização de terrenos
Atores de uma política de competitividade regionalizada * secretarias municipais estaduais * autarquias * banco de desenvolvimento * estatais (infra- estrutura) * entidades de suporte públicas * associações * sindicatos patronais e de trabalhadores * grandes empresas * incorporadoras * empresas de infra- estrutura * entidades de suporte priv. PPP Agências de desenvolvimento setor público setor privado
Conceitos de análise do ambiente local, 1: Michael Porter Empresas chaves Concorrência local Demanda sofisticada Instituições de suporte Entidades de classe Empresas de suporte (fornecimento, prestação de serviços)
Visões mais abrangentes: Competitividade sistêmica Economia Empresarial - FURB/FFM (out/99) Visões mais abrangentes: Competitividade sistêmica Nível meta Padrões da organização política e econômica orientadas ao desenvolvimento Capacidade p/ formulação de visões e estratégias Memória coletiva Coesão social Disposição a mudar e aprender Status social de empreendores Estrutura competitiva da economia Nível macro Ambiente econômica, político e legal estável Polítical cambial Política monetária Política orçamentária Política fiscal Nível meso Políticas específicas p/ criação de uma vantagem competitiva Política anti-trust Política de comercio exterior Proteção ao consumidor Promoção das exportações Política regional Política de infra- estrutura Promoção econômica Política industrial Política ambiental Política de educação Política tecnológica Nível micro Atividades dentro de empresas para criar uma vantagem competitiva Cooperação formal e informal, alianças, aprendi- zagem conjunto
Conceitos de análise do ambiente local, 2: Competitividade sistêmica Nível meta Nível macro Nivel meso micro Internacional Nacional Regional Local Concorrência entre sistemas econômicos Modelo nacional de desenvol- vimento Identidade e espírito regional União entre atores locais Mercado financeiro internacional Política macro- econômica Disponibilidade de recursos p/ investimentos ensino Protocolo de Montréal Promoção de exportações Apoio p/ pes- quisa e exten- são tecnológica PMEs e novos empreendim. Cadeias internacionais de produtos Grandes empresas Redes de fornecedores Micro e pequenas