O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Profa. Therezinha Conde
SISTEMA TUTOR INTELIGENTE PARA ENSINO SQL Acadêmico: Sandro Oscar Bugmann Orientador: Alexander Roberto Valdameri.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
Matriz de Referência e Escala de proficiência
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Curso - Avaliação e Aprendizagem
“Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”
SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Sistema de Proteção Escolar
Seminário Seminário é uma técnica de estudos que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Na preparação do.
História da Loucura Weliton Gomes de Moura
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Docência do Ensino Superior
PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
– Introdução ao projeto na engenharia
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Planejamento de estratégias:
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
CFO III – Dragões de Ferro
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Amostragem na pesquisa qualitativa
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
30anos CENPEC.
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Fundação Educacional de Andradina
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
TÍTULO DO ARTIGO CIENTÍFICO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Resultados e Discussão
ANO 2 UNIDADE 1.
ANO 2 UNIDADE 1.
Profa Paula Moiana da Costa Universidade Positivo
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA 2018.
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Capacitação Pedagógica Aula 02
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
Metodologia de Pesquisa
Nome do autor – Instituição a que se vincula
Caracteres dos autores
Caracteres dos autores
A FAVOR DA INCLUSÃO SOCIAL Paloma Yasmin da Silva Paulino;
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
Consolidando....
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
ORIETAÇÃO PARA: Elaboração do PowerPoint
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento.

CARACTERÍSTICAS DO ENSINO TRADICIONAL É centrado no professor É baseado em aulas expositivas Privilegia a reprodução do conhecimento É dirigido para as avaliações A motivação é extrínseca A organização é Departamental/disciplinar O professor tem grande autonomia na sala de aula, é senhor do conteúdo que ministra, quase independente do currículo.

PRINCÍPIOS DO PBL É centrado no aluno O aprendizado independente é estimulado e recompensado O currículo é temático, interdisciplinar e não disciplinar

PROCESSO DO PBL Problema Grupo tutorial - discussão Ativação dos conhecimentos prévios O que conhecemos sobre o problema? Metas de estudo - o que mais precisamos conhecer? Preparado por grupo de professores descrição de um fenômeno Motiva/direciona o alto-aprendizado Problema Grupo tutorial - discussão Grupo tutorial - rediscussão Auto-aprendizagem Adquirimos uma melhor compreensão do problema? Fontes de aprendizagem - integração

CARACTERÍSTICAS DO PROBLEMA Consiste em uma descrição neutra de um fenômeno É formulado em termos concretos É curto Não contém distratores Dirige o aprendizado a um número limitado de itens Facilita a formulação de hipóteses baseadas no conhecimento prévio Requer em torno de 16 horas de estudo

ESTRUTURA DO PROBLEMA COMPOSIÇÃO: TÍTULO - Um foco sobre a questão principal HISTÓRIA - Descrição dos fenômenos ou eventos, que funcionem como pistas para a discussão INSTRUÇÕES - Indicação de que ações devem ser tomadas pelos alunos

ESTRUTURA DO PROBLEMA ORIENTAÇÕES ADICIONAIS Referências bibliográficas e recursos para o aprendizado (áudio-visuais,computacionais, especialistas disponíveis, entre outros) Instruções para o tutor Objetivos educacionais que deverão ser alcançados Questões de auto-avaliação após cada problema Questões de conteúdo para avaliações gerais

MODELO PEDAGÓGICO O trabalho é em pequenos grupos e individual O professor é facilitador do processo de aprendizagem O aprendizado é baseado em problemas e orientado para a comunidade (reciclagem do lixo, novos materiais, indústria, cotidiano, consumo e etc.). A escola oferece oportunidades de aprendizado variadas que o aluno aproveita segundo seus interesses e objetivos

OS SETE PASSOS 1. Esclarecer termos e conceitos desconhecidos 2. Definir o problema 3. Analisar o problema baseado em conhecimentos prévios 4. Resumir as conclusões 5. Formular metas de estudo 6. Auto-aprendizado 7. Dividir conhecimentos com o grupo