Argumentação e estratégias argumentativas

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Transcrição da apresentação:

Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk

Argumentação A argumentação vem sempre associada a um desafio: convencer alguém de alguma coisa, demonstrar a validade de uma tese, defender um ponto de vista. Textos publicitários, carta argumentativa, resenha, artigo de opinião, editorial e dissertação escolar ou acadêmica constituem gêneros discursivos argumentativos. Cada uma das finalidades da argumentação se associa em maior ou em menor grau nos gêneros citados.

Estratégias argumentativas Diálogo com o leitor Pergunta retórica Confronto (mesma situação com diferentes resultados) Contra-argumentação Argumento por comprovação (dados estatísticos) Exemplificação Argumento por raciocínio lógico Argumento por citação/argumento de autoridade Analogia Redução ao absurdo

Diálogo com o leitor A capacidade de estabelecer uma interlocução natural com o público-alvo é muito importante nos textos publicitários. Quando um anúncio diz coisas do tipo: “Essa é sua vez de ser feliz!”, ou “Você merece o melhor!”, está tentando abrir um diálogo, ainda que imaginário, esperando que o alvo responda para si mesmo algo como: “É, eu mereço ser feliz!”, “Eu vou fazer algo por mim!”. Dessa forma conquista-se o leitor e se estabelece com ele certa cumplicidade. Cria-se a ilusão de haver um conselheiro, e quem não confia em um amigo? Entretanto, em uma dissertação escolar ou acadêmica tal estratégia é totalmente inadequada!

Pergunta retórica Em textos argumentativos, muitas vezes uma pergunta é feita não porque o locutor não saiba a resposta, mas para chamar a atenção do leitor para determinado aspecto da argumentação. A resposta à pergunta é dada pelo próprio enunciador, na sequência, ou já está implícita por tudo que já foi explanado. As perguntas retóricas ajudam a manter o foco do leitor na argumentação que está sendo construída.

Confronto Importante recurso argumentativo quando se pretende comparar para destacar diferenças entre fatos, situações, pontos de vista. De modo geral, é utilizado para que o leitor perceba que situações equivalentes podem levar a resultados ou conclusões diferentes.

Contra-argumentação É uma estratégia bastante inteligente antecipar os argumentos contrários à posição que se pretende defender. Uma vez expostos os argumentos alheios, o autor do texto pode buscar contra-argumentos, ou seja, dados, fatos, reflexões que demonstrem, para seus leitores, por que os argumentos contrários à posição sustentada no texto poderiam ser questionados. Tal estratégia cria o efeito de sentido de que o enunciador é uma pessoa ponderada, capaz de analisar diferentes pontos de vista. Assim, reforça-se a ideia de que a perspectiva por ele defendida é a mais razoável.

Comprovação Dados, percentuais e estatísticas são frequentemente utilizados como argumentos para validar uma tese. Baseia-se no princípio de que informações objetivas são percebidas como a prova irrefutável de uma determinada afirmação. O uso de dados numéricos pode ser um interessante recurso, desde que correspondam, de fato, à verdade e que seu significado seja claramente explicado no texto.