Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 8 Melhoria na Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Universidade federal de pelotas
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Trabalho de Conclusão de Curso
Maria Angélica Bertelli
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Qualidade da Atenção aos Hipertensos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Trabalho de Conclusão de Curso Maria Luciana da Silva Melhoria da Atenção aos Adultos Hipertensos e/ou Diabéticos da USF Novo Horizonte, Cupira/PE Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza Pelotas, 2014

Introdução HAS constitui-se um dos principais fatores de risco cardiovascular, tanto pela sua elevada prevalência, como pelo seu poder de associação a mortalidade (Soirefmann et. al, 2004). Na faixa etária de 30 a 60 anos as doenças cardiovasculares são responsáveis por 14% da totalidade de internações, resultando ambos em gastos da ordem de 25,7% do total de custos com internações e juntamente com a HAS e DM configura-se como um grande desafio para os sistemas de saúde no Brasil e no mundo (NADER et.al, 2000).

Introdução Caracterização do município: Cupira, localiza-se na região nordeste do estado de Pernambuco, quase 180Km da capital Recife; População: 23.390 habitantes (IBGE/2010);

Cupira – PE

Introdução Caracterização da ESF: Cerca de 2.500 pessoas (população idosa e do sexo feminino), 950 famílias; Equipe composta por: 1 Enfermeira, 1 Médico, 1 Dentista, 1 ACD, 2 Técnicos de Enfermagem, 5 ACS e 1 Recepcionista. Hipertensos: Diabéticos: Total 527 Total 151 Acompanhados 340 Acompanhados 95 Cobertura 65% Cobertura 63%

USF Novo Horizonte

Introdução Antes da Intervenção: O cadastro dos Hipertensos e/ou Diabéticos no Programa Hiperdia desatualizado; Acompanhamento inadequado; A cobertura era de 65% e 63% respectivamente; A equipe não tinha capacitação/profissionais desarticulados.

Objetivo Geral Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na Unidade Saúde da Família Novo Horizonte, Cupira/PE.

Metodologia Protocolo de HAS e DM, 2013; Intervenção de Abril à Julho de 2014; Ações em quatro eixos: Monitoramento e Avaliação; Organização e Gestão do Serviço; Engajamento Público; Qualificação da Prática Clínica.

Metodologia Ações em quatro eixos: Reuniões a cada 15 dias para monitorar o número de Hipertensos e/ou Diabéticos cadastrados no programa; Capacitações mensalmente com os profissionais destacando os Protocolos adotados; Realizado educação em saúde; Estabelecido um dia da semana para visitas domiciliares com os ACS.

Grupo de Hipertensos e Diabéticos

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura à hipertensos. Meta 1: Cadastrar 85% dos hipertensos, respectivamente, da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura à diabéticos. Meta 2: Cadastrar 85% dos diabéticos, respectivamente, da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

Resultados Objetivo 2: Melhorar a adesão do hipertenso ao programa. Meta 3: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

Resultados Objetivo 2: Melhorar a adesão do diabético ao programa. Meta 4: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso realizado na unidade de saúde. Meta 5: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos.

Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente diabético realizado na unidade de saúde. Meta 6: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos.

Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso realizado na unidade de saúde. Meta 7: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente diabético realizado na unidade de saúde. Meta 8: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso realizado na unidade de saúde. Meta 9: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente diabético realizado na unidade de saúde. Meta 10: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 11 e 12: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. No tocante a esse quarto objetivo, a proporção de hipertensos e/ou diabéticos com registro adequado se manteve com 100,0% de cobertura ao longo dos quatro meses de intervenção.

Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos de risco para doença cardiovascular. Meta 13: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Objetivo 5: Mapear diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 14: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Objetivo 6: Promoção da saúde. Meta 15: Realizar avaliação odontológica em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Objetivo 6: Promoção da saúde. Meta 16: Realizar avaliação odontológica em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Objetivo 6: Promoção da saúde. Meta 17 e 18: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos. Meta 19 e 20: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos. No tocante a esse objetivo, a proporção de hipertensos e/ou diabéticos com promoção da saúde, quanto a orientação nutricional e prática de atividade física regular se manteve com 100,0% de cobertura ao longo dos quatro meses de intervenção.

Discussão Propiciou ampliação da cobertura; Melhoria da atenção aos hipertensos e diabéticos; A equipe se capacitou e procurou seguir as recomendações do MS; Melhorou ainda mais a interação da equipe; O impacto é visível pela comunidade, contudo é notório a satisfação dos pacientes; A equipe está integrada e interessada em dar continuidade à intervenção na rotina do serviço.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Expectativas iniciais a respeito do curso Imensa satisfação. - Transformação como um todo; - Conhecimento adquirido teórico e prático; - Importância para com o próximo. Significado do curso para a prática profissional Aprendizados mais relevantes do curso Nunca desistir!!!

Obrigada!!!