Aula 5 – Ferramentas de Modelagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
Advertisements

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
Gerenciamento dos recursos humanos. Gerenciamento de RH Planejamento dos Recursos Humanos. Mobilização da Equipe do Projeto. Desenvolvimento da Equipe.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Disciplina: Sistemas de Informação
RUP(Rational Unified Process)
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Seminário Temático Gestão de Processos
Definição e Implementação de Processos
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Gestão de processo Dutra 2017.
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Gustavo Trauttmann, Willian Jardim e Jean Stragalinos.
Linguagens de Programação Conceitos e Técnicas
Laboratório de Programação BSI – DEInfo - UFRPE
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Aprendizagem do Século XXI
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Modelagem de Processos Usando SPEM e BPMN
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Sistema de Gestão Econômica:
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: Gerenciamento da Qualidade
MBA em Gestão de Projetos
Produto UFAM em UML Universidade Federal do Amazonas
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
Nome: Pedro Henrique N. R. de Freitas
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
CADEIA DE VALOR.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PMO, Programas e Portfólio Prof. Cláudio Quartaroli.
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Visão Geral do RUP.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
CONCEITOS E SUA APLICAÇÃO NA OBRA BIARRITZ MAISON PATAMARES
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
Transcrição da apresentação:

Aula 5 – Ferramentas de Modelagem GESTÃO DE PROCESSOS Aula 5 – Ferramentas de Modelagem Prof. Cláudio Zeferino

Conteúdo Programático desta aula Ferramentas de Modelagem de Processos

Metodologia de Modelagem de Processos Metodologia é a forma de direcionar os esforços de análise partindo do levantamento do estado atual – “como está” passando pela idealização do melhor cenário “como deveria ser” até a proposição da implementação mais adequada – “como será”. Barbará, 2006

Etapas da Modelagem de Processos Análise de Requisitos Construção do Modelo Análise de Processos Simulação Reengenharia Documentação dos Resultados/produtos parciais e finais Divulgação Gestão dos Processos - Monitoramento

Etapas da Modelagem de Processos Análise de Requisitos Estudo inicial e caracterização do negócio Piloto para escolha da técnica e ferramenta a serem utilizadas Identificação da engenharia do negócio Elaborar o plano de trabalho 2. Construção do Modelo Mapeamento dos processos Documentação de processo Refinamento do modelo Revisão do modelo global

Etapas da Modelagem de Processos 3. Análise de Processos Análise funcional – avaliar se cada processo cumpre seus objetivos Análise qualitativa – avaliar o desempenho de cada processo (indicadores) Avaliação dos requisitos dos usuários do processo Análise dos processos selecionados Formulação da proposta de melhoria (melhores práticas e indicadores) 4. Simulação Avaliar o comportamento e desempenho dos processos, existentes ou novos

Etapas da Modelagem de Processos 5. Reengenharia Criação de Novos processos, fusão, eliminação 6. Documentação dos Resultados/produtos parciais e finais Documentar tudo 7. Divulgação 8. Gestão dos Processos – Monitoramento, avaliação e ajuste

Ferramentas de Modelagem Ferramentas de modelagem são softwares para mapear processos de negócio criando modelos que retratam a atividade produtiva da empresa ou órgão estudado. Servem para automatizar as ações de gestão de processos compreendendo modelagem, análise, simulação, manutenção e disseminação da estrutura do negócio.

Ferramentas de Modelagem - UML Diagrama UML (Unified Modeling Language – Linguagem de Modelagem Unificada): A tradução a caracteriza como uma Linguagem de Modelagem, o que a difere de uma metodologia de desenvolvimento; ou seja, ela não diz o que fazer em primeiro ou segundo lugar, ou como projetar seu sistema. Ela serve para ajudar a visualizar seu desenho e a comunicação entre os objetos.

Ferramentas de Modelagem - UML Usamos os diagramas de UML para ajudar a conceber nossas ideias em relação ao sistema que estamos desenvolvendo e/ou planejando, ou para apresentá-las a um grupo de forma que todos a visualizem, facilitando a interação e a discussão. É uma forma de documentar nossas ideias quando estiverem bem definidas e consolidadas, para facilitar a compreensão de todos.

Ferramentas de Modelagem - UML

Tipos de Ferramentas de Modelagem O MAPEAMENTO DE PROCESSOS é uma das ferramentas de modelagem que possui características gerenciais e analíticas e de comunicação objetiva. Tem a finalidade de implantar uma estrutura para melhorar os processos existentes. Facilita a comparação da situação atual, de forma a gerar a tensão estrutural que impulsionará a mudança organizacional, e torna-se necessário mapeá-la para a identificação de possíveis problemas, permitindo a modelagem da solução.

Tipos de Ferramentas de Modelagem Para o Mapeamento de Processos precisamos: Sistema de Gestão da Qualidade Exige um conhecimento profundo das atividades que constituem os processos essenciais de uma organização. Entender a necessidade do cliente final Definição de oportunidades para simulações de processos (ou de rotinas)

Tipos de Ferramentas de Modelagem O Mapeamento de Processos é uma das ferramentas de modelagem que possui características gerenciais e analíticas e de comunicação objetiva. Tem a finalidade de implantar uma estrutura para melhorar os processos existentes. Facilita a comparação da situação atual, de forma a gerar a tensão estrutural que impulsionará a mudança organizacional, e torna-se necessário mapeá-la para a identificação de possíveis problemas, permitindo a modelagem da solução.

Consiste em descrever os elementos dos processos, dentre os quais citamos: fornecedores, entradas, saídas, indicadores de desempenho, clientes dos processos. SIPOC

SIPOC

IDEFO IDEFO é uma técnica usada para produzir uma modelagem funcional que é uma representação estruturada do sistema de objetos analisados. Ela modela um sistema de objetos em Top-down (de cima para baixo) e possui cinco elementos básicos para representação: funções, entradas, saídas, controle e mecanismo.

IDEFO

IDEFO Os modelos de gráfico de processo IDEFO servem para criar diagramas hierárquicos para gerenciamento de configuração de modelos, análises de necessidades e benefícios, definições de requisitos e modelos de aperfeiçoamento contínuo (somente no Visio Professional).

Palavras Chaves da Aula 5 Modelagem de Processos Ferramentas de Modelagem Mapeamento de Processos SIPOC IDEFO