PROGRAMA GESTÃO VIVA SUBPROGRAMA IV

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMA GESTÃO VIVA SUBPROGRAMA IV

Gestão de Compra Inteligente Descrição do Programa: Implementar modalidade de licitação de Pregão Presencial e Eletrônico, em pelo menos 80% do total de compras e contratos, analisando e aprofundando a eficiência de outras ferramentas como: cotação eletrônica de Preços, registro de preços e portal comercial. Problema Central: Metodologia de compra antiga e inflexível

Objetivo Geral: Comprar e contratar utilizando técnicas modernas que permitam a interatividade entre o comprador e o fornecedor, surtindo desse contato, profissionais mais técnicos dentro de sua atividade e com habilidade para discutir e negociar preços e prazos. Objetivo imediato: Reduzir preço, prazo e burocracia. Metas: 1. Comprar por lote através de Pregão Presencial e Eletrônico. 2. Estruturar para comprar por cotação eletrônica e Empenho com Garantia de Pagamento. 3. Estruturar para comprar por Registro de Preços. 4. Padronizar editais de Pregão Presencial e Eletrônico. Indicador: . Realizar Pregão ou cotação eletrônica de preços em 100% dos processos que visarem a aquisição de bens e serviços comuns.

Cronograma de Atividades: 1. Comprar por lote através de Pregão Presencial e Eletrônico. 2. Estruturar para comprar por Registro de Preços. 3. Estruturar para comprar por cotação eletrônica e Empenho com Garantia de Pagamento. 4. Padronizar editais de Pregão Presencial e Eletrônico.

Separar os grupos e lotes de compra O quê? Quem? JAN FEV MAR ABR MAI JUN Separar os grupos e lotes de compra Por pregão eletrônico ou presencial SEAC Licitações Estruturar para comprar por Registro de Preços Comprar por Cotação Eletrônica de Preços e Empenho com Garantia de Pagamento Compras Diretas Padronizar editais de Pregão

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE AÇÃO Todos os grupos de materiais de consumo e equipamentos de uso comum foram separados por lotes e serão adquiridos por Pregão Presencial, exceto quanto aos processos que necessitam de catálogos específicos ou que a compra esteja estimada em até R$ 80.000,00 e seja muito urgente: Conclusão: estratégias 1, 2 e 3 do Subprograma, cumpridas com êxito. Reunir estrutura para comprar utilizando Empenho com Garantia de Pagamento: Conclusão: a partir de 01 de abril foram 85 dispensas realizadas, sendo que em apenas 08, houve a negociação e redução de preços, sendo essa redução da ordem de R$ 1.433,78. Observa-se que a negociação fica prejudicada porque a maioria dos processos estimados até R$ 8.000,00 já vem acompanhado de propostas e em sua maioria com o contrato já sendo executado e também porque as Unidades descentralizadas não estão adotando a prática da negociação, viciando os fornecedores.

Reunir estrutura para realizar compras através do site do governo no módulo Cotação Eletrônica de Preços: Conclusão: O sistema ainda não está disponível para esse tipo de operação, no entanto, estamos solicitando e recebendo propostas via correio eletrônico, agilizando a conclusão da compra. Reunir estrutura para executar compras através de Registro de Preços: Conclusão: em junho de 2002, 04 colaboradores do SEAC estarão participando de treinamento específico para Registro de Preços, trazendo a capacitação necessária. Além disso, solicitamos software que descreve detalhadamente o procedimento e oferece diversas orientações técnicas, para iniciarmos esse procedimento ainda este mês aproveitando o processo de aquisição de gêneros alimentícios para as creches.

Reduzir validade das propostas, prazo de pagamento e prazo de entrega em todos os processos de compra: Conclusão: as validades das propostas para Pregão e Convite foram reduzidas de 60 para 30 dias, o prazo de pagamento para todas as modalidades foi reduzido de 30 para 15 dias e o prazo de entrega para itens comuns foi reduzido de 30 para 10 dias. Utilizar o Banco de Especificações e Preços para compor pesquisa de mercado nos processos de compra: Conclusão: ferramenta do Sistema de Compras disponibilizada e utilizada atualmente pelas Seções de Licitações e Compras Diretas..

Resumo de pendência: EDITAIS PADRONIZADOS O primeiro protótipo foi enviado à Procuradoria Geral através de um processo de aquisição de material de expediente com o objetivo de padronizar a minuta. A minuta foi aprovada, mais não padronizada, sendo solicitado pela Procuradoria a abertura de processo próprio de padronização, já sinalizando que a padronização não isentará a remessa dos processos para análise jurídica, mesmo que nada seja modificado na minuta. Conclusão: Estaremos enviando o processo solicitando a padronização das minutas de todos os materiais de consumo e equipamentos de uso comum contemplados no cronograma ainda este mês, mas haverá necessidade de interferência da Diretoria para aprovação definitiva dessas m inutas e conseqüente padronização dos editais de Pregão.

Informações Adicionais: BANCO DE ESPECIFICAÇÕES E PREÇOS Com mais de 200 itens alimentados, com especificações completas e atualizadas e preços médios de mercado, pode ser utilizado com fonte de consulta e como instrumento para instrução processual. Pretende-se expandir suas informações, contemplando os preços das Unidades descentralizadas como forma de auxilio no conhecimento dos valores praticados dentro da Instituição. PEDIDO DE COMPRAS INFORMATIZADOS Através do Sistema de Compras eliminamos a burocracia com abertura e tramitação de 194 processos de compras, já que este, foi o número de pedidos recebidos entre as 1º e 2º fases de compras. Esperamos melhorar o sistema no 2º semestre e para isso contamos com a avaliação interna e externa para implementar as melhorias. EQUIPE DO SERVIÇO DE ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS