Educação à distância via Internet: Iniciativas desenvolvidas por organizações privadas brasileiras Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine Orientador: Prof. Henrique Freitas
Objetivo geral e específico Desenho e Método de pesquisa Instrumento Agenda Educação à Distância Tema e Justificativa Questão de pesquisa Objetivo geral e específico Desenho e Método de pesquisa Instrumento Contribuições desta pesquisa Cronograma 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Educação a distância (EAD) a separação do professor e do aprendiz (em espaço e tempo) a utilização de uma mídia educacional (no caso deste trabalho a Internet/Intranet) a disponibilidade da comunicação de mão dupla aprendizado controlado pelo estudante diversas nomenclaturas: educação a distância, ensino a distância, aprendizagem a distância, CBT (Computer Based Training), WBT (Web-Based Training), e-learning 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Tema e justificativa Processamento Comunicação de informação Novas formas de Comunicação (redes) Nova ordem Geopolítica Organizacional Tecnológica (TAPSCOTT e CASTON, 1993) 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Expectativas e necessidades Tema e Justificativa Nova ordem Trabalho Expectativas e necessidades Oportunidades de aprendizado (TAPSCOTT e CASTON, 1993; HÄMÄLÄINEN, WHISNSTON e VISHIK, 1996; MEISTER, 1999) A Educação à Distância via Internet está surgindo como uma das principais soluções para a capacitação dos funcionários nas organizações. (ROSENBERG, 2002) 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Tema e Justificativa Potencialização do uso da EAD pelas organizações: custo da educação tradicional flexibilidade de conteúdo a limitação de ordem temporal a importância crescente da aprendizagem continuada as limitações geográficas a globalização dos negócios e da educação a evolução das tecnologias interativas de comunicação (KALAKOTA e WHINSTON, 1996; HÄMÄLÄINEN, WHISNSTON e VISHIK, 1996; FERREIRA, 2000; URDAN e WEGGEN, 2000; ROSENBERG, 2002; DRUCKER, 2000) 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Tema e Justificativa Os programas de EAD nas instituições de ensino não equivalem aos utilizados pelas organizações, uma vez que o ambiente, as demandas, e os resultados são distintos Há deficiência na pesquisa acadêmica quanto diversos aspectos dos efeitos da EAD nas organizações e como elas a estão utilizando (SALAS et al., 2002) 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Questão de pesquisa De que forma as organizações privadas brasileiras estão usando a EAD para treinamento e capacitação de seus funcionários*? *Neste trabalho, o treinamento e a capacitação são abordados de uma forma mais ampla considerando instrução, educação, informação e orientação. 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Objetivo Geral Analisar o uso da Educação à Distância via Internet em organizações privadas brasileiras, considerando a estratégia adotada. 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Objetivos Específicos Identificar as variáveis relacionadas às iniciativas de Educação à Distância via Internet (EAD) Identificar as estratégias de EAD adotadas Identificar as características dos cursos de EAD Verificar como as organizações estão avaliando os cursos de EAD Identificar as vantagens e desvantagens na utilização da EAD 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Desenho e Método de Pesquisa Etapa 2 Levantamento das variáveis a partir da literatura Etapa 1 - Já está em desenvolvimento - Continua até o final do trabalho, principalmente em função da novidade do tema e do caráter exploratório-descritivo da pesquisa Pesquisa Bibliográfica Etapa 1 Etapa 3 Estudo Exploratório Etapa 4 Estruturação e aplicação da Survey 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Desenho e Método de Pesquisa Etapa 2 Levantamento das variáveis a partir da literatura Etapa 2 Já desenvolvida Resultou na elaboração da primeira versão do questionário que será utilizado na survey e na elaboração dos dois roteiros de entrevista Pesquisa Bibliográfica Etapa 1 Etapa 3 Estudo Exploratório Etapa 4 Estruturação e aplicação da Survey 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Desenho e Método de Pesquisa Etapa 2 Levantamento das variáveis a partir da literatura Etapa 3 Elaboração do roteiro de entrevista (Questionários A e B) Entrevista em profundidade com responsáveis pela EAD em organizações privadas que possuam uma universidade coorporativa ou um centro de treinamento - Entrevistas gravadas e transcritas - Análise de conteúdo Pesquisa Bibliográfica Etapa 1 Etapa 3 Estudo Exploratório Etapa 4 Estruturação e aplicação da Survey 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Desenho e Método de Pesquisa Etapa 2 Levantamento das variáveis a partir da literatura Etapa 4 Comparar variáveis levantadas dos estudos exploratórios com a primeira versão do Questionário C Definir amostra Submeter o instrumento a uma validação de face Realizar ajustes necessários Submeter o instrumento a um pré-teste Coletar os dados através de entrevista Analisar os dados coletados Pesquisa Bibliográfica Etapa 1 Etapa 3 Estudo Exploratório Etapa 4 Estruturação e aplicação da Survey 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Instrumento 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Contribuições potenciais Para as organizações que ainda não utilizam a EAD: fornecer subsídios para tomada de decisões de escolha da estratégia e da gestão dos cursos que já utilizam a EAD: os resultados poderão auxiliar em uma melhor gestão e definição do foco a ser utilizado nos treinamentos Para continuidade dos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa PPGA/EA/UFRGS 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Cronograma de pesquisa 11/20/2018 Tatiana Ghedine
Educação à distância via Internet: Iniciativas desenvolvidas por organizações privadas brasileiras Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine Orientador: Prof. Henrique Freitas
500 Maiores e Melhores da Exame 2002 $: São Paulo e Porto Alegre = 182 Amostragem 500 Maiores e Melhores da Exame 2002 $: São Paulo e Porto Alegre = 182 Contato prévio via e-mail = 12 respostas 500 telefonemas = contato exato Aplicação mista = correio ou entrevista 11/20/2018 Tatiana Ghedine