Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Estudo de Mercados.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUALIDADE
Gestão de pessoas: Histórico no Brasil
Universidade Federal de Goiás
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Ecologia Profunda. A natureza, cuja evolução é eterna, possui valor em si mesma, independentemente da utilidade econômica que tem para o ser humano que.
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
O Grupo: Professor: Disciplina: Anderson Mendes da Silva
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
Integrações da Logística
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
A evolução da logística e da Tecnologia da informação
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Desafios do desenvolvimento de software
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Administração de Marketing I
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Teorias Modernas de Gestão
Avaliação da qualidade percebida em cursos a distância: o caso do FGV Online FGV Online Desde 2000 mais de alunos MBA online credenciado em 2003.
Introdução à Qualidade
Fundamentação histórica do Estudo de usuários
Princípios de Sistemas de Informação
Introdução ao Controle de Qualidade Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy.
Formação Profissional IV
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Painel: VOCÊ OUVIDOR: Está “ouvindo” as Vozes das Ruas
©2000 South-Western College Publishing
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
GESTÃO DA QUALIDADE.
QUALIDADE.
Lançamento de Produtos e Serviços
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Administração do Relacionamento com o Cliente
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Qualidade- conceitos fundamentais. Novos Paradigmas A vida é um encadeamento de relações. Organizações são sistemas vivos capazes de aprender e de se.
Centro de Ensino Superior do Amapá
Gestão da Qualidade: Introdução á História e Fundamentos
Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
Consultoria Empresarial e Educacional
principalmente da tutoria,
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Função Social do Marketing
Gestão da Qualidade.
 A negociação foi concluída por R$ 5,386 bilhões.  Retomar a liderança de mercado.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
JUST IN TIME.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade Prática (visível) Fundamentos (invisível) Formas de gestão Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade Conceito de qualidade Ressaltar que não houve um desenvolvimento das ferramentas e formas de gestão a partir do conceito e da filosofia da qualidade, mas, sim, um desenvolvimento destes a partir de problemas de ordem prática. Goldbarg (1998)

Primeira “onda” da qualidade Controle Total da Qualidade (TQC) – Japão, década de 60 Contexto Recuperação econômica Aumento da competitividade Visão mecanicista Qualidade da produção Problema Ausência de defeitos Solução Ambiente interno Aumento da produção Controle da qualidade Ferramentas

Filosofia da qualidade Primeira “onda” da qualidade Evolução do TQC Filosofia da qualidade Foco na gestão Foco nos processos Foco no produto Qualidade = conformidade com os requisitos Prevenção e melhoria contínua (kaizen) Ferramentas de controle (indicadores etc.) Participação – Equipes e CCQs

Segunda “onda” da qualidade Foco no cliente (décadas de 70 e 80) “Comprador” Produtos de “CLIENTE” Produtos e SERVIÇOS para Aumento da competitividade global Mudança no perfil do consumidor Qualidade = atendimentos a necessidades e expectativas do cliente Importância do marketing Percepção do atendimento Busca da excelência

Terceira “onda” da qualidade Compromisso social e qualidade de vida Problemas sociais Problemas ambientais Mudança de paradigmas Opinião pública Mudanças no trabalho Equipes, gestão participativa e empowerment Foco no ser humano e na qualidade de vida Percepção do relacionamento da organização com a sociedade ética, responsabilidade social e ecológica desempenho sustentável novos paradigmas - complexidade Realidade ainda esboçante / incipiente nas organizações

  Qualidade hoje Demanda por visão integrada Compromisso social e qualidade de vida  Atendimento às necessidades e expectativas dos clientes Conformidade com requisitos internos: produtos, serviços, processos e gestão