Abordagem da reflexologia russa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Advertisements

Behaviorismo.
Watson e o comportamento
Aprendizagem e Memória
R = Resposta = Comportamento
Psicologia da Personalidade II
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
Watson e o Comportamento
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Processos Psicológicos Básicos
Behaviorismo Por: Fabiano, Keila, Lara, Luana e Verônica.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
SALIVAÇÃO.
Psicologia Comportamental
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
Reflexo: Estímulo elicia Resposta
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Comportamento Respondente
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL Dr. Luiz Ernesto Pujol Médico Pediatra APAE / Palmeira / Agosto de 2008.
KARINE DUTRA MESQUITA NALINI PSICÓLOGA / PSICOPEDAGOGA O BEHAVIORISMO.
ZOONOSES VIRAIS HELTON FERNANDES DOS SANTOS Méd. Veterinário (UFRGS / IPVDF)
Administração Psicologia Organizacional Carlos Eduardo Rodrigues.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
BEHAVIORISMO “Daí-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um ambiente de acordo com as minhas especificações e garanto que poderei tomar qualquer.
Zâmia Aline Barros Ferreira.  Behavior = comportamento  O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913,
Wilhelm Wundt
Teorias da Aprendizagem
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #12 TEMA II | EU CAPÍTULO 1 | A COGNIÇÃO
Carlos Eduardo Rodrigues
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
Fundamentos das Ciências Sociais
MASS COMMUNICATION RESEARCH TEORIAS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PESQUISAS COM BASE FUNCIONALISTA Profa. Dra. Cláudia Lago.
Projeto de monitoria da Fisiologia Veterinária I
Metodologia do Ensino de Física I
GENICHI TAGUCHI GESTÃO DA QUALIDADE.
O Reflexo inato.
Sistemas de Informação EM MARKETING
Iniciação Científica.
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO
Comportamento respondente
CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO (CONDICIONAMENTO CLÁSSICO)
Métodos e técnicas em psicologia
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Teoria Social Cognitiva
Pesquisa quanto ao objeto
Psicologia Aplicada ao Direito
Me. João Camilo de Souza Junior
Recapitulando Experimento Skinner
Experimento de Pavlov e o Condicionamento Clássico
Ciência da vida mental Consciência
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Behaviorismo: Origens e desenvolvimento
Realizado por Micaela Amorim, nº16, 12ºA
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Aulas T EORIAS DA A PRENDIZAGEM Formação Docente para o Ensino Superior Prof. Ms. Denise N.Bruckner 1 2.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA UNIVERSIDADE PAULISTA Patrícia de Góes Manaus 2018.
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.
Comportamento Organizacional
Métodos e técnicas em psicologia
Ciência da vida mental Consciência
Psicologia Geral Prof. MS. Gerson Heidrich
Histórico da ciência experimental da psicologia comportamental .
Antecedentes Históricos e Epistemológicos da PSICOLOGIA COGNITIVA
Apresentação.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
DISCIPLINA: Psicofisiología CURSO: Pedagogía 2ºAno Luena, 27 de Agosto de 2019 DOCENTE: Tito Chiuica Capungo.
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Abordagem da reflexologia russa

Ivan Pavlov- Médico russo (1849-1936) •Pesquisas sobre as secreções gástricas nos cães no Instituto veterinário de São Petersburgo Usa o método experimental •Estabeleceu conexões entre estímulos ambientais neutros e atividades fisiológicas •Prémio Nobel em 1904 Suas descobertas originaram o behaviorismo, iniciado por John Watson em 1913

Na década de 1920, Pavlov estudava a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares. Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento).

Pensou então que para além dos reflexos inatos de salivação à comida se podiam criar nos animais reflexos aprendidos de salivação. Realizou experimentos em situações controladas de laboratório para descobrir como os reflexos aprendidos de salivação eram adquiridos

Realizou experimentos em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.

Com base nesses experimentos e observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico. Para aprender uma resposta condicionada é preciso criar uma associação entre estímulo condicionado e não condicionado

Descoberta de Ivan Pavlov As relações entre ambiente e fisiologia são também de cunho psicológico e não apenas biológico. Exemplo: um comportamento essencialmente biológico como salivação não é apenas de natureza fisiológica, mas pode ser controlado por fatores ambientais (associação de estímulos) e psicológicos (expectativa dessa associação)

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO ou PAVLOVIANO Processo de aprendizagem que se baseia na associação de um estímulo condicionado e um estímulo não-condicionado (natural) de modo a que o indivíduo reaja ao estímulo condicionado do mesmo modo que reage ao estímulo não-condicionado (natural)