Currículo por Competências e Habilidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Focando a habilidade de Pensar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO.
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
“...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Departamento do Ensino Secundário
Flexibilização Curricular
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Introdução ao Serviço Social
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O papel pedagógico do órgão gestor
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Currículo por Competências e Habilidades

DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?

Temas: Conjuntura Mundial. Revolução Tecnológica. Mundo Moderno e o Ensino. Pilares da Educação para o Século XXI. Currículos Mínimos e Diretrizes Curriculares.

Pareceres do Conselho Nacional de Educação FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação CNE / CES 776 / 97 CNE / CES 67 / 2003 CNE / CES 136 / 2003 CNE / CES 210 / 2004

FUNDAMENTAÇÃO Plano Nacional de Educação Lei nº 10.172/2001. Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.

ORGANIZAÇÃO Perfil Profissional de Conclusão. 2. Definições das Competências.

Eixo Orientador Diretrizes Curriculares do Curso Estudo e compreensão do documento. Discussão sobre a trajetória da formação e o mundo atual.

Supervisão Educacional Processo de Aprendizagem Profissão Gestão Educacional Ciência da Educação Supervisão Educacional Educação Séries Iniciais Formação do Ser Humano Processo de Aprendizagem Educação Infantil Dimensão Pedagógica

CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO Competências Reconhecer a contribuição da Pedagogia para o desenvolvimento da educação. Identificar teorias (concepções) da Educação e sua contribuição para a educação no Mundo Moderno.

EDUCAÇÃO Competências Analisar a evolução histórica do processo pedagógico. Compreender a organização do Sistema Escolar Brasileiro

COMPETÊNCIAS CONHECIMENTOS

COMO DESENVOLVER COMPETÊNCIAS? METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PENSAR

COMO SE DÁ O PENSAMENTO?

TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR) Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento

Apresentar o que precisa ser conhecido CONHECIMENTO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Apresentar o que precisa ser conhecido

Entender o significado da informação COMPREENSÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Entender o significado da informação Traduzir – converter de uma forma a outra Interpretar – explicar e resumir a informação Extrapolar – entender o significado mais profundo dos dados

Uso da informação em situações concretas APLICAÇÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Uso da informação em situações concretas Levar a cabo uma tarefa Dar exemplos Fazer uma demonstração

Examinar a informação em suas partes ANÁLISE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Examinar a informação em suas partes Elementos – identificar as partes Relações – identificar as relações Princípios organizadores – identificar a forma em que estão identificadas as partes

Integrar as partes em um todo SÍNTESE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Integrar as partes em um todo Elaborar uma só comunicação Elaborar um plano ou um conjunto de operações Deduzir um conjunto de relações abstratas

AVALIAÇÃO Julgar o valor de algo para determinado propósito usando critérios definidos Juízo de valores de critérios Juízo em função de critérios internos e externos Juízo em função de critérios subjetivos ou objetivos

COMO O ALUNO É CAPAZ DE APROPRIAR-SE DOS CONHECIMENTOS?

O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.

Capacidade demonstrada para resolver problemas AVALIAÇÃO PADRÃO FOCO CRITÉRIO MENÇÃO Capacidade demonstrada para resolver problemas Competência da Sub-função 1.Identificação do Problema N1 2.Iniciativa para resolução N2 3. Conhecimento técnico DCA 1 4.Capacidade de tomar decisões DCA 2 5.Proposta de solução DA 1 6.Operacionalização da proposta DA 2

INSTRUMENTO QUESTÕES (Enunciado da questão Situação Problema, história com começo e meio) QUESTÕES Descreva a situação problema apresentada no enunciado (identificação do problema) Apresente uma proposta de solução para o problema identificado (iniciativa para a resolução)

3. Por que você acredita ser esta a melhor proposta para a solução do problema? (conhecimento teórico / capacidade de tomar decisões) 4. Faça um planejamento da operacionalização da proposta, organizando as ações, os meios que serão usados, as tarefas executadas e os resultados que se pretende atingir. (proposta de soluções e a operacionalização das propostas)

AÇÕES OFICINA - Educar para pensar Estimular as habilidades do pensamento AVALIAÇÃO Oficina Instrumentos de avaliação Metodologia de Avaliação

“A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível “A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível. Isto faz parte da tarefa histórica de redesenhar e construir o mundo” Paulo Freire (Julho 1991)

Vergínia Aparecida Mariani Obrigado Vergínia Aparecida Mariani direcaogeral@inesul.edu.br