Currículo por Competências e Habilidades
DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?
Temas: Conjuntura Mundial. Revolução Tecnológica. Mundo Moderno e o Ensino. Pilares da Educação para o Século XXI. Currículos Mínimos e Diretrizes Curriculares.
Pareceres do Conselho Nacional de Educação FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação CNE / CES 776 / 97 CNE / CES 67 / 2003 CNE / CES 136 / 2003 CNE / CES 210 / 2004
FUNDAMENTAÇÃO Plano Nacional de Educação Lei nº 10.172/2001. Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.
ORGANIZAÇÃO Perfil Profissional de Conclusão. 2. Definições das Competências.
Eixo Orientador Diretrizes Curriculares do Curso Estudo e compreensão do documento. Discussão sobre a trajetória da formação e o mundo atual.
Supervisão Educacional Processo de Aprendizagem Profissão Gestão Educacional Ciência da Educação Supervisão Educacional Educação Séries Iniciais Formação do Ser Humano Processo de Aprendizagem Educação Infantil Dimensão Pedagógica
CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO Competências Reconhecer a contribuição da Pedagogia para o desenvolvimento da educação. Identificar teorias (concepções) da Educação e sua contribuição para a educação no Mundo Moderno.
EDUCAÇÃO Competências Analisar a evolução histórica do processo pedagógico. Compreender a organização do Sistema Escolar Brasileiro
COMPETÊNCIAS CONHECIMENTOS
COMO DESENVOLVER COMPETÊNCIAS? METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PENSAR
COMO SE DÁ O PENSAMENTO?
TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR) Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento
Apresentar o que precisa ser conhecido CONHECIMENTO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Apresentar o que precisa ser conhecido
Entender o significado da informação COMPREENSÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Entender o significado da informação Traduzir – converter de uma forma a outra Interpretar – explicar e resumir a informação Extrapolar – entender o significado mais profundo dos dados
Uso da informação em situações concretas APLICAÇÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Uso da informação em situações concretas Levar a cabo uma tarefa Dar exemplos Fazer uma demonstração
Examinar a informação em suas partes ANÁLISE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Examinar a informação em suas partes Elementos – identificar as partes Relações – identificar as relações Princípios organizadores – identificar a forma em que estão identificadas as partes
Integrar as partes em um todo SÍNTESE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Integrar as partes em um todo Elaborar uma só comunicação Elaborar um plano ou um conjunto de operações Deduzir um conjunto de relações abstratas
AVALIAÇÃO Julgar o valor de algo para determinado propósito usando critérios definidos Juízo de valores de critérios Juízo em função de critérios internos e externos Juízo em função de critérios subjetivos ou objetivos
COMO O ALUNO É CAPAZ DE APROPRIAR-SE DOS CONHECIMENTOS?
O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.
Capacidade demonstrada para resolver problemas AVALIAÇÃO PADRÃO FOCO CRITÉRIO MENÇÃO Capacidade demonstrada para resolver problemas Competência da Sub-função 1.Identificação do Problema N1 2.Iniciativa para resolução N2 3. Conhecimento técnico DCA 1 4.Capacidade de tomar decisões DCA 2 5.Proposta de solução DA 1 6.Operacionalização da proposta DA 2
INSTRUMENTO QUESTÕES (Enunciado da questão Situação Problema, história com começo e meio) QUESTÕES Descreva a situação problema apresentada no enunciado (identificação do problema) Apresente uma proposta de solução para o problema identificado (iniciativa para a resolução)
3. Por que você acredita ser esta a melhor proposta para a solução do problema? (conhecimento teórico / capacidade de tomar decisões) 4. Faça um planejamento da operacionalização da proposta, organizando as ações, os meios que serão usados, as tarefas executadas e os resultados que se pretende atingir. (proposta de soluções e a operacionalização das propostas)
AÇÕES OFICINA - Educar para pensar Estimular as habilidades do pensamento AVALIAÇÃO Oficina Instrumentos de avaliação Metodologia de Avaliação
“A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível “A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível. Isto faz parte da tarefa histórica de redesenhar e construir o mundo” Paulo Freire (Julho 1991)
Vergínia Aparecida Mariani Obrigado Vergínia Aparecida Mariani direcaogeral@inesul.edu.br