O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.

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Transcrição da apresentação:

O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA

ONTEM Avaliação – era vista como uma forma de medir a quantidade de conhecimentos adquiridos.

HOJE Avaliação deve se preocupar em verificar o desenvolvimento de habilidades de pensamento que tornam o aluno capaz de se apropriar dos conhecimentos.

O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das habilidades do pensamento.

Habilidades do Pensamento = Competências Cognitivas Processo Cognitivo

Operações de Pensamento Observação Comparação Classificação Interpretação Argumentação Análise Síntese

Observação: Não se limita ao ato de ver ou de ouvir; existe a idéia de procurar, perceber, notar.

Comparação: Não se limita ao ato de igualar ou contrastar; ao comparar, apontam-se semelhanças e diferenças.

Classificação: Organizar informações – parte da observação e busca semelhanças e diferenças para classificar.

Conhecer / Compreender / Interpretar Tirar conclusões Deduzir pelo raciocínio

Operações mentais mais complexas Argumentar Analisar Sintetizar Operações mentais mais complexas

Conteúdo = Conhecimento Um meio para desenvolver as competências e Habilidades Um fim em si mesmo

Se o desenvolvimento das habilidades de pensamento é tão necessário, é preciso que a avaliação também nos diga em que medida ele está sendo efetivado.

Plano de Avaliação do Desempenho Componentes Foco da avaliação Critérios e padrões de julgamento Técnicas Instrumentos de medida e avaliação Procedimentos de coleta de dados Análise de resultados

Qual o foco da Avaliação da Aprendizagem? “O desenvolvimento das habilidades do pensamento” Trabalhado como? - Currículos Escolares -

O que se entende por padrão de julgamento? Padrões de Julgamento O que se entende por padrão de julgamento? E critérios

Padrão – Capacidade Demonstrada: Resolver todas as questões de... Menção Pontos Interpretação Superior 9,0 a 10,0 Compreensão Média Superior 7,0 a 9,0 Classificação Média 5,0 a 7,0 Comparação Média Inferior 3,0 a 5,0 Observação Inferior 1,0 a 3,0

FOCO PADRÃO CRITÉRIOS CAPACIDADE DEMONSTRADA DE RESOLVER AS QUESTÕES HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DEMONSTRADA DE RESOLVER AS QUESTÕES Interpretação Compreensão Classificação Comparação Observação

Medida e Avaliação MEDIR: Determinando a quantidade, o quanto o aluno domina. AVALIAR: Atribuir valor, qualidade

Instrumentos São os recursos utilizados. Quaisquer que sejam deverão oportunizar a análise de resultado.

Como construir um Instrumento de Avaliação?

Análise de resultados

Recuperação A recuperação se fundamenta na análise de resultados. Se organiza no planejamento.

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBSERVAÇÃO Possibilidades Dificuldades ?

Os slides estão disponíveis em http://www.isel.edu.br/ na opção downloads, item palestras.

Não há certeza absoluta, só a de (re)começar sempre buscando na realidade as pistas sobre o melhor jeito de caminhar. Thiago de Mello Obrigada Vergínia Aparecida Mariani falecomadirecao@inesul.edu.br