REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social Modelo de avaliação integrada de espaços e serviços coletivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Advertisements

TÓPICOS AUXILIARES PARA DISCUSSÃO DE SEMINÁRIO
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
O que é gestão financeira
Sistema de Informação Gerencial
I. Gestão da Produção Secção I – Introdução Secção II – Planeamento e Controlo da Produção Secção III – Tipologias da Produção Secção IV – Custos da Produção.
Custos ... afinal, o que é isto?
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DA METROPOLE DE SÃO PAULO
Medição & Verificação Porque o M&V é importante e como isto pode ser incorporado no mercado Brasileiro.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Construção Civil I Aula 01 – Estudo da viabilidade técnica e econômica de projetos Prof. Deyse Macêdo.
Sistemas sócio-econômicos
O Início de um novo negócio
Universidade Federal Fluminense
Escola Superior de Guerra
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
REUNIÃO REQUALI 2005 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS
Princípios do SCO.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Cadeia de Valor.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
Fundada em 2007, a Crescer é formada por executivos com quinze anos de experiência no mercado imobiliário. Com atuação focada no setor residencial - segmento.
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
PROMOTORES IMOBILIÁRIOS
Trabalho Final (Jogo de Empresas)
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
“Mais-valia” Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
TEORIA DA CONTABILIDADE
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Estratégia Empresarial
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.
Administração Financeira e Orçamentária I
Análise das Demonstrações Contábeis
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Administração do Capital de Giro
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Transcrição da apresentação:

REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social Modelo de avaliação integrada de espaços e serviços coletivos - Estudo de caso para arrendamento residencial

Objetivos específicos: Objetivo geral: Avaliar de forma integrada e continuada a qualidade dos serviços de gestão habitacional e a qualidade dos espaços e serviços coletivos dos conjuntos habitacionais de interesse social. Objetivos específicos: Propor modelo de avaliação integrada de áreas coletivas exteriores, relacionando planejamento, projeto, produção, uso e manutenção. Descrever e analisar os procedimentos relacionados com a operação e manutenção do ambiente construído adotados nestes empreendimentos.

Metodologia: 1 Análise do histórico recente e das perspectivas de realização de empreendimentos habitacionais de interesse social em Pelotas - RS 1.1Caracterização do universo – Programa de Arrendamento Residencial / Pelotas – RS 1.2 Processo de seleção dos arrendatários do PAR 1.3 Processo de ocupação dos empreendimentos PAR 2 Seleção dos estudos de caso Análise dos estudos de caso: Avaliação pós-ocupação Conclusões Relatório de pesquisa

Marco Teórico Metodológico Promoção Financiamento Produção Comercialização Gestão Uso e ocupação

Função de promoção Gestão de um capital de circulação em sua fase de transformação em mercadoria habitação e, depois, novamente em capital de circulação. O promotor é articulador das várias fases da realização do capital aplicado no mercado imobiliário, no setor correspondente à produção e comercialização de unidades habitacionais. O que define a função de promoção em seu cerne são as atividades de decisão e controle necessárias à transformação ampliada do capital aplicado no mercado imobiliário. Principal atividade: definição do produto a escolha da área em sua dimensão e localização a determinação do tipo e qualidade de serviços a serem incorporados tamanho da unidade modalidade de pagamento, etc.,

Função de financiamento Obtenção de um capital de circulação para sua aplicação no mercado imobiliário. É o conjunto de atividades relativas ao "suporte" de uma operação de produção de um produto habitacional, ou seja, o fornecimento do capital necessário para a aquisição do terreno, sua transformação em unidades habitacionais e sua comercialização. Todos buscam maximizar seus lucros mas o fazem limitados pelo volume de capital que aplicam, a origem desse capital, a remuneração que pagam pelo mesmo, o tempo em que podem imobilizá-lo. Na definição da tipologia dos agentes examinaremos as origens desse capital, ou seja, em que fontes os agentes buscam seus recursos, ou, ainda, que tipo de capital é utilizado como canal de investimento ( patrimonial, comercial, bancário, Simultaneamente analisaremos sua constituição como pessoa física ou jurídica, buscando saber qual o capital que controla os agentes estudados.

Função de produção Função de executar as atividades necessárias à transformação da gleba em lotes comercializáveis. Trata-se da função do capital produtivo, em que o capital interrompe sua circulação e ingressa na fase de consumo, consumo este produtivo. Sejam quais forem as formas sociais da produção, seus fatores de produção serão sempre os trabalhadores e os meios de produção. Mas esses são somente fatores de produção "em potencial", caso permanerem isolados. Para que haja produção, os dois fatores devem combinar-se, e ambos se combinam nas mãos do capitalista, como modo de existência produtiva de seu capital. Frente a essas conceituações, definimos a função de produção como a fase de circulação do capital, em que este se transforma em fatores de produção (meios de produção e força de trabalho), que são combinados pela ação do capital produtivo, resultando em uma massa de produtos de valor maior.

Função de comercialização A comercialização consiste na função de executar as tarefas necessárias a transformar o lote mercadoria em dinheiro. O capital assume aqui novamente a forma de capital de circulação, mas é o capital já valorizado duranto o processo produtivo. . Enquanto permanecer imobilizado no mercado, o capital de circulação não atua como criador de produto nem criador de valor. Ao transformar-se de mercadoria em dinheiro, o capital mercantil propicia o retorno do valor originalmente adiantado e também a transformação formal de mais-valia em dinheiro.