“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Cidadania Participativa nas
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Professor-artista-professor
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
AFETIVIDADE, LUDICIDADE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS
Metodologia do Ensino de Arte
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Metodologia do Ensino da Arte
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Informática na Educação
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Breve introdução ao estudo da Arte.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Atividade complementar 04
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Componente Curricular Arte
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA" "I Encontro Regional de Alunos da Especialização: EPT Inclusiva" “I Encontro Regional de NAPNES”

ARTE-EDUCAÇÃO E INCLUSÃO Christine Vianna Algarves Magalhães christinevianna@yahoo.com.br

Arte e inclusão Conceito Possibilita desenvolver suas sensibilidades e a imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele, pela natureza e nas diferentes culturas.

Educação Arte e Cultura Deficiências à Parte, Emoções na Arte tem como objetivo a superação de limites por meio das múltiplas possibilidades que a arte oferece. A arte representa, por excelência, um vetor de inclusão cultural, social e educacional

A realização de projetos, com atividades artísticas,mostra que a arte-educação vem se apresentando como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de arte e inclusão nas Instituições de Ensino

As atividades artísticas e lúdicas usadas no processo educacional, aliadas à visitação a museus, centros culturais, eventos e espaços públicos promove diferentes situações de aprendizagem e desenvolve uma reflexão crítica sobre a realidade em que em que esses cidadãos se inserem. É uma forma de garantirem seu direito à cidadania,e a educação inclusiva .

Oficina é ambiente destinado ao desenvolvimento de aptidões e habilidades de pessoas com necessidades específicas, mediante atividades laborativas.

A dança é uma forma primordial de comunicação expressiva, proporciona uma educação de consciência corporal, respeitando as possibilidades e limitações de cada um.

A escrita e o desenho As relações podem ser estabelecidas entre o traço do desenho e o traço da escrita, revelando que a escrita não é apenas um meio de transcrição da fala, mas é também dotada de uma parte visual.

Teatro e inclusão Cada um tem um processo de criação singular, dar possibilidades de cada um criar livremente e encontrar formas mais harmoniosas de comunicação, de relacionamento e de estar no mundo. O teatro trabalha com as potencialidades individuais e os esforços de todos, exige cooperação, ou seja um ato de criação e recriação coletiva.

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein