“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA" "I Encontro Regional de Alunos da Especialização: EPT Inclusiva" “I Encontro Regional de NAPNES”
ARTE-EDUCAÇÃO E INCLUSÃO Christine Vianna Algarves Magalhães christinevianna@yahoo.com.br
Arte e inclusão Conceito Possibilita desenvolver suas sensibilidades e a imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele, pela natureza e nas diferentes culturas.
Educação Arte e Cultura Deficiências à Parte, Emoções na Arte tem como objetivo a superação de limites por meio das múltiplas possibilidades que a arte oferece. A arte representa, por excelência, um vetor de inclusão cultural, social e educacional
A realização de projetos, com atividades artísticas,mostra que a arte-educação vem se apresentando como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de arte e inclusão nas Instituições de Ensino
As atividades artísticas e lúdicas usadas no processo educacional, aliadas à visitação a museus, centros culturais, eventos e espaços públicos promove diferentes situações de aprendizagem e desenvolve uma reflexão crítica sobre a realidade em que em que esses cidadãos se inserem. É uma forma de garantirem seu direito à cidadania,e a educação inclusiva .
Oficina é ambiente destinado ao desenvolvimento de aptidões e habilidades de pessoas com necessidades específicas, mediante atividades laborativas.
A dança é uma forma primordial de comunicação expressiva, proporciona uma educação de consciência corporal, respeitando as possibilidades e limitações de cada um.
A escrita e o desenho As relações podem ser estabelecidas entre o traço do desenho e o traço da escrita, revelando que a escrita não é apenas um meio de transcrição da fala, mas é também dotada de uma parte visual.
Teatro e inclusão Cada um tem um processo de criação singular, dar possibilidades de cada um criar livremente e encontrar formas mais harmoniosas de comunicação, de relacionamento e de estar no mundo. O teatro trabalha com as potencialidades individuais e os esforços de todos, exige cooperação, ou seja um ato de criação e recriação coletiva.
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein