Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias

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Transcrição da apresentação:

Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias Renan E. Siqueira 1 PPM

Como se inicia o processo de desenvolvimento da publicidade? É necessário que para o começo de um projeto, aconteça a relação entre o cliente e a agência. A iniciativa dessa relação pode partir dos dois lados (tanto do cliente a procura da agência para sua campanha, quanto da agência oferecendo seus serviços). Com a relação estabelecida, a agência elabora um briefing com relação no que o cliente deseja para sua campanha.

O que é um Briefing? O Briefing nada mais é do que um documento com um conjunto de dados coletados do cliente para estabelecer o rumo de um projeto. Através das informações contidas no Briefing o projeto é desenvolvido de forma a atender as necessidades do cliente da forma mais precisa possível.

Modelo de Briefing A – Produto Nome: Categoria: Local de uso: Embalagem: Formas de uso: Preços aos canais e ao consumidor final: Composição: Qual a imagem do produto no mercado: Principais diferenças em relação a concorrência: Pontos positivos: Pontos negativos: Influências ambientes, culturais, religiosas, geográficas: B – Mercado Tamanho: Principais mercados: Participação no mercado: Evolução: C – Consumidor Hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto: Influências ambientais e culturais: Quem decide a compra do produto e onde compra: Quem consome, usa o produto/serviço:

Modelo de Briefing D – Distribuição Canais utilizados e porcentagem de participação de cada canal: O que pode ser feito para melhorar a distribuição: Restrições legais, éticas ou políticas que a distribuição seja melhorada: E – Quais são os preços do produto e sua relação com a concorrência: Reação do consumidor ao preço do produto: Restrições legais para se estabelecer o preço: F – Razões de compra de produto As razões de compra são emocionais ou racionais? G – Concorrência Principais concorrentes diretos, produtos, fabricantes e preços: Quais são os preços praticados pelos concorrentes: Qual é a política de vendas praticadas pelos concorrentes, como descontos especiais, que de certa forma facilitam a comercialização: Pontos positivos dos produtos concorrentes: Comente os produtos concorrentes indiretos e sua influência sobre o mercado e o produto: Comente as principais campanhas de propaganda dos concorrentes: Comente a atuação da concorrência na área de merchandising e promoções: H – Pesquisa Que tipos de pesquisas foram realizadas para este produto: Existe uma verba anual para pesquisa de mercado ou comunicação?

Modelo de Briefing I – Objetivos de mercado Defina os objetivos de mercado para este produto e as respectivas metas: J – Objetivos de comunicação Defina os objetivos e metas de comunicação para a empresa, produto ou serviço: K – Conteúdo básico da comunicação Conteúdo básico que as peças devem transmitir: Quais são os pontos positivos do produto que devem ser ressaltados como benefícios secundários: Quais são os pontos negativos que devem ser evitados: L – Mídia Quais são os meios recomendados: Qual é a verba de veiculação: Qual é a verba de produção de mídia: Quais são os períodos de veiculação: Quais são as praças que devem ter mídia: M – Promoção e Merchandising Quais são as peças que devem ser desenvolvidas, respectivas quantidades e tamanhos: Qual é a verba destinada para estas duas atividades: