CONTEÚDO E OBJETIVO DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração: Conceitos e Importância
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
Teorias da Administração
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Teoria Neoclássica da Administração
ad – direção para, tendência para;
CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
Processo Administrativo
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
(Preparando as Condições para a
ORGANIZAÇÕES E MÉTODOS
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Administração Bases Históricas.
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Profª: MS. JULIENE ROCHA BORGES
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Conceitos e Perfil do Profissional
Significado da Administração
1.Introdução à Administração
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Administração Bases Históricas.
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
Aula 02: Os Primórdios da Administração
Introdução à Teoria Geral da Administração
O que é Administração? Definições:
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Antecedentes Históricos
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Evolução Histórica da Administração
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Gestão Empresarial Prof : Joab 1º Período
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Teoria Geral da Administração
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
ADMINISTRANDO.
Abordagem Comportamental da Administração
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Os Primórdios da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Introdução à Administração
Fundamentos de administração
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
A Administração e suas perspectivas
Processos Administrativos Aula 1
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
Profª Helenice Rodrigues Reis, M. Sc. Curso: Adm. Projetos e Empreendimentos Turísticos - Disc: Teorias Organizacionais Introdução à Administração Administração:
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Antecedentes Históricos da Administração Professora: Márcia Luci.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Santana do Livramento. A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

CONTEÚDO E OBJETIVO DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) minister(subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação no seu significado original. A tarefa atual da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

A SOCIEDADE E AS NECESSIDADES BÁSICAS DO HOMEM INSTITUIÇÕES ORGANIZAÇÕES FAMÍLIA RELIGIÃO POLÍTICA EDUCAÇÃO ECONOMIA CASAMENTO IGREJAS ESTADO ESCOLA EMPRESAS

RECEITA FEDERAL PREFEITURA DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO ESCOLA CLUBE ESTADO SINDICATO SECRETARIA DA SEGURANÇA COMPANHIA TELEFÔNICA COMPANHIA DE ELETRICIDADE SANEAMENTO BÁSICO MAXIMIANO – Na sociedade moderna , todos estão cercados de organizações.

O QUE É ADMINISTRAÇÃO A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. A finalidade última do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos. Para melhor aproveitar o estudo da administração, você precisa pensar em situações prática em que haja pessoas utilizando recursos para produzir bens e serviços. Pense em organizações próximas, como padarias, supermercados, a prefeitura de sua de sua cidade, e outras, com as quais você tem contato direto. Pense também em organizações distantes, mas que têm influência sobre sua vida: a rede de televisão a cujos programas você assiste, as empresas que fabricam os produtos que você usa (como roupas e automóveis) e as companhias fornecedoras de serviços, como telefone, água e esgoto, e energia elétrica. Pense no organização em que você trabalha. Pense em si próprio e em sua família como administradores e tomadores de decisões. Todas essas organizações representam o cenário da ação administrativa. De fato, a principal razão para o estudo da administração é existência de organizações. MAXIMIANO, A, C.A - Teoria Geral da Administração.

ADMINISTRÇÃO X DEMAIS CIÊNCIAS ECONOMIA: Administração Financeira; PSICOLOGIA: RH, Comportamento, DO; SOCIOLOGIA: Conflito Capital x Trabalho. O papel social da Organização; BIOLOGIA: Meio ambiente. Teoria Geral de Sistemas; QUÍMICA: Reação em cadeia; MATEMÁTICA: Informática, Comunicações, P.O, Robótica, Cibernética, Tecnologia de Materiais; NUTRIÇÃO: Administração de Recursos, Convencimento, Relacionamento, Marketing, Administração de Negócios.

ATRIBUIÇÕES DOS ADMINISTRADORES (LEI 4.769/65) Art.. 2º A atividade profissional de Técnico de Administração será exercida, como profissional liberal ou não, mediante: a)pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior; b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, relações públicas, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos

O QUE O ADMINISTRADOR FAZ? Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes de desdobrem ou com os quais sejam conexos; “ Fonte: www.crasp.com.br

ÁREAS DE ATUAÇÃO Atividades Ligadas às Áreas de Átuação do Administrador Administração Financeira Administração de Material, Estoque e Logística  Administração Mercadológica / Marketing Administração da Produção   Administração e Seleção de Pessoal / Recursos Humanos Orçamento Organização e Métodos e Programas de Trabalho Campos Conexos (Consórcios, Comex, Cooperativas, hospitais, varejos, condomínios, imóveis, rural, hotelaria, turismo e factoring) Fonte: www.crasp.com.br

HABILIDADES ADMINISTRATIVAS NECESSÁRIAS NOS VÁRIOS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO Habilidade Técnica - consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas por meio de sua instrução, experiência e educação. Habilidade Humana - consiste na capacidade de discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. Habilidade Conceitual - consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

HABILIDADES NECESSÁRIAS NÍVEIS ADMINISTRATIVOS HABILIDADES NECESSÁRIAS Alta Direção CONCEITUAIS Administração de Nível Intermediário HUMANAS Administração de Nível de Supervisão TÉCNICAS

OUTRAS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Comunicação interpessoal Expressão correta da língua portuguesa Resolver problemas e desafios organizacionais Lidar com modelos de gestão Selecionar estratégias de resolução de problemas

PERFIL PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR Especialista multidisciplinar e um empreendedor humanista

COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos Auto-planejar-se, auto-organizar-se, estabelecer métodos próprios, gerenciar seu tempo e espaço de trabalho

COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR Raciocínio lógico, crítico e analítico Estabelecer relações de causa e efeito Atuar em equipe multidisciplinares Compreender a necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional

Informações e Conhecimento A Administração e o Papel do Administrador RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema DECISÕES Planejamento Organização Direção e Controle MAXIMIANO - Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos .

MAXIMIANO – Principais decisões do processo de administrar. PLANEJAMENTO Definição de Objetivos e Recursos CONTROLE Verificação dos Resultados ORGANIZAÇÃO Disposição dos Recursos em uma Estrutura DIREÇÃO Realização dos Planos MAXIMIANO – Principais decisões do processo de administrar.

MAXIMIANO – Conforme aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexo torna-se o processo de administrar.

Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos Figura de Proa Líder Ligação Monitor Disseminador Porta-voz Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos Negociador Papéis de Decisão Papéis Interpessoais Papéis de Informação MAXIMIANO – Dez papéis que os gerentes desempenham, segundo Mintzberg.

MAXIMIANO– Dois tipos de estruturas organizacionais. ALTA ADMINISTRAÇÃO ALTA ADMINISTRAÇÃO Diretores Vice- Assessores Diretores e Assessores GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA Gerentes de Departamento Gerentes de Divisão Departamento Gerentes de Seção SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA Líderes de Grupos Autogeridos de Trabalho Supervisores Mestres Líderes de Turma SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA MAXIMIANO– Dois tipos de estruturas organizacionais.

Pirâmides do Egito-Costruidas à 2.700 anos A.C.

Jardins suspensos da Babilônia –Construído por volta de 605 A. C Jardins suspensos da Babilônia –Construído por volta de 605 A.C. pelo rei Nabucodonosor

A grande muralha da China-Costruida em700 anos A.C.

Celso Furtado-1939 à 2004

a) Sócrates (470 a.C) - Administração como habilidade pessoal ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS : 1 - FILÓSOFOS a) Sócrates (470 a.C) - Administração como habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência; b) Platão (429 a. C) - Forma Democrática de governo e de administração dos negócios públicos c) Aristóteles (384 a. C) - Distingue três formas da Administração pública: . Monarquia ou governo de um só . Aristocracia ou governo de uma elite . Democracia ou governo do povo; ( Livro: Política = Estudo da organização do Estado)

d) Francis Bacon (1561) - Princípio da prevalência do principal sobre o acessório; e) René Descartes (1596) - Fundador da Filosofia Moderna, sendo que no seu livro “O Discurso do Método” descreve o “método cartesiano”. f) Thomas Hobbes (1588) - desenvolveu Teoria da Origem Contratualista do Estado, onde o homem primitivo passou lentamente à vida social, assim com a introdução da política existe um pacto entre todos g) Rousseau (1712) - desenvolveu Teoria do Contrato Social: o Estado surge de um acordo de vontades h) Marx (1818)/Engels(1820) - Eles propõem uma teoria da origem econômica do Estado, onde o surgimento do poder político e do Estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do homem pelo homem. No seu Manifesto Comunista (1848), eles afirmam que a história da humanidade sempre foi a história de luta de classes (O conflito:capital X Trabalho)

2 - IGREJA CATÓLICA Organização hierárquica tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva: O PAPA. A organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a encorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas pela igreja católica . 3 - ORGANIZAÇÃO MILITAR . Princípio da Unidade de Comando - único superior . Escala Hierárquica - segundo grau de autoridade / responsabilidade . Centralização do Comando e Descentralização da Execução . Estado-Maior (staff) . Princípio de Direção - subordinado deve saber perfeitamente o que se espera dele e o que ele deve fazer

4 - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Com a Revolução Industrial surge uma nova concepção de trabalho que veio modificar completamente a estrutura social, comercial, política e econômica da época. A R.I. pode ser dividida em quatro fases: - MECANIZAÇÃO DA INDUSTRIA E AGRICULTURA Aparecimento das máquinas de fiar e tear hidráulico - máquinas grandes e pesadas, mas com incrível superioridade sobre os processo manuais de produção - APLICAÇÃO DA FORÇA MOTRIZ À INDÚSTRIA Com a invenção da máquina a vapor (Watt - 1776), inicia-se grandes transformações nas oficinas, que se converteram em fábricas, nos transportes, nas comunicações e na agricultura. - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA FABRIL O artesão da lugar ao operário, às fábricas, às usinas,baseadas na divisão do trabalho. Início da migração rural.

ACELERAMENTO ESPETACULAR DOS TRANSPORTES ECOMUNICAÇÕES Surge a navegação a vapor 1807, rodas substituídas por hélices, primeira estrada de ferro (1825), telégrafo elétrico (1835), selo postal (1840), telefone (1876). COM ISSO: - ocorre o desenvolvimento da máquina automática e um alto grau de especialização do trabalho; - o desenvolvimento da organização capitalista e do capitalismo financeiro, - a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas; - o desenvolvimento da holding companies.

5 - INFLUÊNCIA DOS ECONOMISTAS LIBERIAS A livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico - Adam Smith (1723/90) - criador da escola clássica de economia, já visualizava a especialização dos operários em uma manufatura de agulhas e já enfatizava a necessidade de racionalizar a produção (divisão do trabalho e especialização das tarefas). - James Mill (1773/1836) - sugeria estudos de tempos e movimentos como meio de se obter incremento de propdução nas indústrias. - David Ricardo (1772/1823) - aborda o trabalho, o capital, salário, renda, produção, preços e mercado em 1817. - John Stuart Mill (1806/1873) - propõe um conceito de controle extremamente voltado para o problema de como evitar furtos na empresa. - Marx/Engel - já comentado

Economistas Liberais (Adam Smith – 1723 a 1790)