ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Formação Sala de Leitura e Filosofia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Escola e Família: quais são suas competências?
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Autoridade se constrói
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Portfólio de Matemática
Portfólio de matemática
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
2006.
Ajude – me!!.
Estudante, pesquisador, autor.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO COMO OS PROFESSORES TENTAM MOTIVAR Atribuição de pontos extras aos alunos. Professor passa uma atividade e anota quem fez Coloca.
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
O Papel do Monitor.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Transformar uma disciplina teórica em prática: uma experiência
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Mobilizando seus colegas de trabalho
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
II ENCONTRO DE PAIS 2012 Programa Palavra de criança
A Função do Professor Articulador
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
Equipe responsável pela produção
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Didática da alfabetização
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
E.M.E.F.MAL.Eurico Gaspar Dutra
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Aptidão para o mercado de trabalho
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Transcrição da apresentação:

ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR

MEU FILHO.... MINHA FILHA... ...saiu igualzinho ao pai! ...tem paixão pelo estudo ...estuda só quando tem prova ...não anota na agenda ...não preciso mandar estudar ... não faz as lições ...pesquisa muito no computador ...tem dificuldade de resolver problemas ...não consigo ler o que escreve ...adora ler ...é persistente na resolução de problemas ...detesta ler passa horas no computador trabalho o dia todo, não tenho tempo... chego estressado(a)... acabo brigando! É muito dedicado(a). Chora quando não consegue aprender. ...escreve muito bem “Já larguei de mão”! ...saiu igualzinho ao pai!

Dificuldade ou prazer em estudar não tem idade Como podemos incentivar nossos filhos a estudar? Como o(a) filho(a) deve estudar em casa? Qual deve e pode ser a contribuição dos pais? Ensinar a estudar não é papel da escola?

Como podemos incentivar nossos filhos a estudar? Mostrando interesse pelo estudo do(a) filho(a), perguntando sobre o que está sendo legal e o que não está indo bem. Valorizando as pequenas conquistas diárias, elogiando e sugerindo melhorias.

Como o(a) filho(a) deve estudar em casa? Cada pessoa tem um jeito próprio de estudar e aprender Organizar o tempo e o espaço Verificar os registros na agenda Ler Pesquisar. Resolver problemas. Organizar os registros. Reunir o material solicitado para as aulas.

Qual deve e pode ser a contribuição dos pais? Observar se o(a) filho(a) lê os livros didáticos orientando para que destaque, sublinhe os conceitos mais importantes. Incentivar para que registre dúvidas e escreva perguntas. Verificar se tem um colega com o qual discute, tira dúvidas sobre questões pertinentes às disciplinas. Cobrar capricho na produção de textos reflexivos ou estéticos. Garantir pesquisa em fontes diversas. Incentivar a ser persistente na resolução de problemas. Verificar se está lendo os paradidáticos ou periódicos.

Ensinar a estudar não é papel da escola? Plano Pessoal de Estudo (PPE). Exercitar a auto-regulação dos processos de aprendizagem: - Envolvendo o aluno no processo de avaliação (auto e hetero-avaliação). - Exercitando a meta-cognição (Refletindo sobre a forma com cada pessoa resolve problemas e aprende). - Exercitando a metacomunicação (Refletindo sobre trocas que ocorrem durante o trabalho coletivo).

Meta... Que todos aprendam Formação das novas gerações para o mundo do conhecimento e o exercício pleno da cidadania.